Brincadeira na educação infantil
Algumas ideias de brincadeiras simples para trabalhar com os baixinhos.
1 - Agacha-Agacha
Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta, aperfeiçoando os movimentos
- IDADE: A partir de 4 anos.
- LOCAL: Pátio ou outro espaço amplo.
- PARTICIPANTES: No mínimo três.
- COMO BRINCAR: Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham.
Quando o pegador consegue tocar um colega que está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.
A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.
2 - Corrida dos sapatos
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira.
Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro.
Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados.
Dá-se o sinal de
início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois
pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de
partida.
Os jogadores que
calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão
desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não
for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe
que marcar o maior número de pontos.
3 - Corrida de um pé só
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
condutor deverá traçar duas retas paralelas, porém a uma boa distância
(de acordo com a idade), uma será a largada e a outra a chegada. Os
participantes deverão ficar atrás da reta de largada e deverão chegar
até a reta de chegada correndo com um pé só (como um saci). Ganhará a
criança que ultrapassar a reta de chegada primeiro.
4 - Ceguinho
Forma-se
uma roda e uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados.
Todos deverão girar na roda e cantar “Pai Francisco”. Quando o ceguinho
bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para a frente e tocar
no colega para adivinhar quem é.
5 - Corre-Lenço
Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço.
Deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o
lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração.
O dono do lenço então pergunta:
- Posso jogar?
E todos respondem:
- Pode!
Um, dois, três!
Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber,
pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu
lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o
lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço
para jogar atrás de outra pessoa.
6 - Bom Barqueiro ou Passarás
Primeiro
temos que escolher dois participantes que serão a ponte dando as mãos
um para o outro, sem que o restante da turma saiba eles decidem quem
será pêra ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da
ponte.
A dupla que é a ponte canta:
Passarás, passarás
Mas algum há de ficar
se não for o da frente
tem que ser o de trás
Nesta hora (quando fala “ de trás”) a dupla prende nos braços quem está passando e perguntam baixinho sem que os outros ouçam:
_ Você quer pêra ou maçã?
O Participante escolhe e vai para trás de quem representa a fruta que ele escolheu.
No final ganha o participante que tiver mais gente atrás , ou seja a fruta mais escolhida.
7 - Anjo do Bem, Anjo do Mal
São
escolhidas duas crianças uma para ser o Anjo do Bem e a outra o Anjo
Mal. Uma outra criança dá a cada uma das outras restantes um nome de
fruta, ou uma cor, cochichando-lhe no ouvido.
Inicia-se o jogo com o diálogo: Toc, Toc
A mesma criança que escolheu o nome das frutas e que designou a cada é o porteiro e diz:
Quem bate?
Dependendo da vez, a criança que bate responde: Anjo do Bem ou Anjo do Mal
A criança ( porteiro) diz: O que você quer?
Anjo do Bem ou Anjo do Mal responde: Uma fruta (ou cor )
A criança ( porteiro) pergunta: Que fruta? (ou cor)
A partir daí, o Anjo do Bem ou o Anjo do Mal tem três opções. Se entre
as três opções não tiver nenhuma criança que tenha o nome da fruta( ou
cor), será então a vez do outro anjo. Se acertar, a criança (fruta ou
cor) pertencerá ao Anjo que acertou.
Ganha quem possuir mais crianças.
Exige noção de ordem e alteração por parte dos anjos do Bem e Mal.
Também é necessário que as crianças memorizem as frutas ou cores que as
representam. (para melhor memorização pode ser entregue para as crianças
papeis com a cor ou o desenho da fruta).
8 - Bandeirinha
Formam dois times,
com o mesmo número de crianças. Uma linha é traçada dividindo os dois
campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um pedaço de pau)
em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha
central.
Depois disso, começa o jogo quando os
membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da
bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será
"colada". Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local
onde a bandeirinha estava fixada.
Se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde for pega.
O time é tirado no par ou impar.
A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário.
9 - Adoletá
A-do-le-tá
Le-pe-ti
Pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-tá
Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de
forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do
lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O
último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da
brincadeira.
10 - Fui a feira
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e
comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do
primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o
terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores
disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e
lembrar todas que foram faladas.
11 - Caixinha de Surpresas
Quando a música para, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa
_ IDADE: A partir de 7 anos.
_O QUE DESENVOLVE: Expressão de sentimentos.
_MATERIAL: Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e
fitas cassete ou CDs. _ORGANIZAÇÃO: Os alunos ficam em círculo, sentados
ou em pé.
_COMO BRINCAR: Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar
todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma
em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma
criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música.
Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou
abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a
tarefa que está escrita nele.
12 - Carrinho de mão
Traçam-se
duas linhas paralelas a uma distância de cinco metros uma da outra: a
linha de partida e a linha de chegada. Os jogadores formam duas
fileiras, uma atrás da outra.
A um primeiro sinal, os jogadores que
estiverem na fileira da frente apóiam as mãos no solo, estendendo ao
mesmo tempo as pernas para trás. Os jogadores da retaguarda elevam as
pernas dos companheiros, ficando entre elas e segurando-as à altura do
joelho. A um segundo sinal, os jogadores correm em direção à linha de
chegada.
Os jogadores que caírem durante a corrida serão desclassificados. Ganhará a dupla que alcançar primeiro a linha de chegada.
13 - Dança da Laranja
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se
uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par.
Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo
evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o
equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A
música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
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