terça-feira, 4 de outubro de 2016

A leitura feita pelo professor na alfabetização




A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização!!

Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização.
Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. Essa é uma das quatro situações didáticas básicas no processo de alfabetização. "As crianças conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantar com a leitura. O desejo de aprender a ler para decifrar os livros preferidos com autonomia e descobrir novas histórias aumenta de intensidade".


A leitura, como prática social, pode ser ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. Atitudes como essas compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos mais experientes. 


Não basta simplesmente fazer uma sessão por dia sem propósito comunicativo. "Quando o professor lê, tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que ela se destina - por exemplo, diferenciar a linguagem escrita da falada ou conhecer o estilo de um autor", afirma Célia Prudêncio, formadora do Programa Ler e Escrever, do governo do estado de São Paulo. Segundo ela, se os objetivos não estiverem claros, a leitura, por si só, não dá conta de alavancar o processo de alfabetização, pois faltam os procedimentos necessários à mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita.


Indicações e leituras literárias feitas pelo professor

Neste trabalho, o professor:
- Apresenta à turma autores em obras de reconhecida qualidade.
- Comunica os motivos pelos quais selecionou o livro.
- Lê o texto tal qual está escrito
.

Os alunos escolhem as obras que serão lidas pelo professor


Neste trabalho, o professor:
- Apresenta a variedade de gêneros literários.
- Aponta estratégias para buscar informações em títulos, subtítulos e legendas.
- Desperta nos alunos 


Leitura pelo professor de gêneros variados 


Neste trabalho, o professor:
- Aproxima os alunos de diferentes gêneros textuais.
- Cria situações em que eles possam atuar como leitores. 
- Abre espaço para que elas demonstrem livremente suas impressões.a vontade de cuidar dos livros.


Fonte:Revista Nova escola

Projeto a sacola das letras



Estou fazendo com a minha turminha do 1° ano este projeto...Esta sendo muito legal...todos tem participado com muito entusiasmo...cada dia uma novidade...
Projeto Sacola das letras
O projeto tem como objetivo apresentar o alfabeto de uma forma divertida e que estimule também a criatividade e o espírito investigativo. Consiste em uma sacola em que dentro dela haverá uma letra. A família deverá colocar dentro da sacola 23 lembrancinhas iguais que iniciem com a letra indicada na sacola. Por exemplo: se na sacola tiver a letra A, o aluno poderá trazer 23 aviõezinhos de papel. Outro exemplo: se na sacola indicar a letra M a família poderá enviar maçãs para a professora dividir entre os colegas. Importante é não esquecer a data que seu filho deverá trazer a sacola de volta, pois os outros estarão aguardando ansiosos a sua vez. Estaremos iniciando o nosso projeto SACOLA DAS LETRAS no próximo dia 12 de Março (segunda-feira). Para isso estou lhes enviando o cronograma já com as datas em que a turminha irá levar a sacola para casa.

ALICE – Trazer dia 12/03 – letra A
AMANDA – Trazer dia 13/03 – letra B 
ANDRÉ - Trazer dia 14/03 – Letra C
ANDRESSA – Trazer dia 15/03 – Letra D
ASHLEY- Trazer dia 16/03 – Letra E
DAVI- Trazer dia 19/03 – letra F
GABRIEL COSTA BRAGA- Trazer dia 20/03 – letra G
GABRIEL DEMIQUEI COSTA - Trazer dia 21/03 – letra H
GUSTAVO - Trazer dia 22/03 – letra I
JÚLIA BARBOSA - Trazer dia 23/03– letra J
JULIA CHRISTIMANN- Trazer da 26/03 – letra K
KETLINE –Trazer dia 27/03– letra L
LAVÍNIA –Trazer dia 28/03 – letra M.
LEONARDO - Trazer dia 29/03– letra N
LUCAS BERNARDONI – Trazer dia 30/03 – letra O
LUCAS DAVI– Trazer dia 02/04 – letra P
MANUELA– Trazer dia 03/04 – letra Q
MIARIA EDUARDA. – Trazer dia 04/04 – letra R
MATHEUS – Trazer dia 05/04 – letra S
MIGUEL – Trazer dia 06/04 – letra T
VÍCTOR – Trazer dia 09/04 – Letra U
CAMILA– Trazer dia 10/04- Letra V 
LUÍS FELIPE - Trazer dia 11/04- Letra X

http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com.br/2012/03/estou-fazendo-com-minha-turminha-do-1.html

Verdadeiro sentido da páscoa -- O animal escolhido!



O animal escolhido!


Já perceberam como se fala em coelhos nestes dias de páscoa? Muitas histórias tem sido contadas para dizer o porquê de coelhos lembrarem páscoa. Mas a verdade é que outro animal é que representa a páscoa. Vocês sabem dizer qual é esse animal? (deixe que falem). Muito bem o cordeiro. (ou... pois bem, é o cordeiro). O filhote da ovelha. Sabe como começou? Vamos nos lembrar desta história juntos:

Quando Deus fez o mundo Ele fez diferentes animais, toda a natureza e fez o homem e a mulher. Vocês devem se lembrar que Adão e Eva puderam escolher obedecer a Deus ou não. Eles escolheram fazer como queriam, sem a opinião de Deus. Ali mesmo Deus disse como o homem ou a mulher poderia se aproximar dEle. É que Deus sempre soube que todos nós precisamos dEle. Nenhuma pessoa consegue viver sem Deus.


Na verdade todos nós somos pecadores, quer dizer, passamos a desejar o mau, pensar em nós acima de tudo e até querer o pior para os outros para que eu tenha o melhor. Por causa dos pecados nós somos condenados. Sabe o que é isso? Já viram que o ladrão vai para a cadeia porque fez algo errado que é roubar? Ele foi condenado ao castigo pelo mau que fez. Nós todos somos culpados por falar mal de outros, desobedecer aos pais... Sabe qual nosso castigo? Não é a cadeia, é morte eterna. Isso é terrível! Muito pior que cadeia.

Deus nos ama tanto que preparou uma maneira de nossos pecados serem perdoados. Quando o ladrão é perdoado ele não precisa ficar na cadeia. Quando somos perdoados por Deus não morreremos eternamente.
Deus ensinou para Adão e Eva, e depois a outros homens, que deveriam escolher um animal bem limpo, sem nenhum defeito ou doença. Esse animal nos representaria. Era como se nossos pecados passassem ao animal e esse animal receberia o castigo que era nosso. O animal escolhido por Deus foi o cordeiro. E o castigo? A morte!

Talvez você pense: Coitadinho! É isso mesmo que precisamos perceber. É terrível para nós morrermos para sempre, longe de Deus. Pense só: era preciso que a pessoa fosse ao curral, escolhesse um pequeno cordeiro, levá-lo até o lugar escolhido e depois matá-lo. Não era fácil não. Mas quando a pessoa fazia isso ela pensava: “Nunca mais quero pecar. Não quero ver isso acontecer outra vez.”

O sangue do cordeiro era derramado para que o pecado da pessoa fosse perdoado. A pessoa podia ficar livre do castigo!

Alguns anos depois de Deus ensinar isso para Adão e Eva aconteceu uma história que muitos de vocês já conhece. O povo de Deus, os israelitas, estava morando no Egito e lá eles eram escravos. Faraó fazia muito mal ao povo de Deus obrigando-os a trabalharem muito mais do que eles podiam. Eles pediram o socorro de Deus e Deus ouviu. Foi quando veio Moisés para falar com o Faraó para pedir que o povo fosse embora, de volta para seu país. Faraó não deixou de jeito nenhum. Mas como Deus é tão poderoso, enviou 10 pragas, 10 coisas ruins para forçar Faraó deixar o povo ir embora.

Faraó era durão! Então Deus avisou o seu Povo que enviaria a ultima praga. Era algo terrível. Todos os primeiros filhos de cada casa morreria.

Para o Seu povo deus disse: “Vocês vão pegar um cordeiro sem nenhum defeito sacrificá-lo e passar o sangue dele em volta da porta da casa de cada um de vocês. O anjo da morte vai passar e quando ele vir o sangue do cordeiro em volta da porta não matará nenhuma pessoa desta casa.”

O que os salvaria? O sangue do cordeiro!

Assim aconteceu. E eles fizeram um jantar naquela noite para comemorar porque Deus disse que Faraó os deixaria ir . Foram salvos por Deus através do sangue do cordeiro.
Deus disse: “Essa é a festa que se chama páscoa! A libertação dos israelitas do Egito”.
O animal da páscoa não é o coelho, nem o cachorro, nem qualquer outro animal, mas o cordeiro.

Muitos anos depois Jesus, o Filho de Deus, veio morar aqui na Terra com as pessoas. Ele nasceu como um nenê, tomou a forma de gente, para que Ele mesmo pudesse ser castigado em nosso lugar. É por isso que não precisamos ficar matando cordeiros para pedir perdão por nossos pecados. Porque Deus enviou Jesus para ser “O Cordeiro que tira o pecado do mundo”.

É assim mesmo que está escrito na Bíblia. Jesus é “O Cordeiro”. Claro que não estava dizendo que Ele era um animalzinho. Mas o sangue de animais não é tão poderoso assim que possa nos salvar. Jesus morreu na crua, mesmo Ele sendo perfeito, nunca fez nada de errado, o único que nunca pecou. Ele já sabia disso antes de nascer aqui na Terra. Ele veio para ser o nosso Cordeiro. Jesus é tão poderoso que não é preciso que mais ninguém e nem nenhum animal seja castigado em nosso lugar para nos salvar.

E tem mais: Jesus esteve morto por três dias, mas nem a morte pode segurar a Jesus, Ele é mais poderoso e ressuscitou.

A morte e a ressurreição de Jesus nos libertou do castigo que nós merecíamos por causa dos nossos pecados. Foi o próprio Jesus que ensinou que já não era mais pra comemorarmos a páscoa por causa dos israelitas terem sido libertos do Egito, mas agora, uma vez por ano, devemos nos reunir e fazer uma linda festa porque Ele, Jesus, nos libertou. Por isso, se quisermos escolher um animal pra lembrar a páscoa este animal deve ser o cordeiro. Mas o verdadeiro homenageado nessa festa deve ser Jesus! O Cordeiro de Deus, que é Jesus, nos salvou!

Atividades - ENSINO RELIOSO









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Par ou ímpar -- Atividades com números par ou ímpar


Atividades com números par ou ímpar








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