A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização!!
Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização.
Sempre que o professor lê para a turma, revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. Essa é uma das quatro situações didáticas básicas no processo de alfabetização. "As crianças conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantar com a leitura. O desejo de aprender a ler para decifrar os livros preferidos com autonomia e descobrir novas histórias aumenta de intensidade".
A leitura, como prática social, pode ser ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. Atitudes como essas compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos mais experientes.
Não basta simplesmente fazer uma sessão por dia sem propósito comunicativo. "Quando o professor lê, tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que ela se destina - por exemplo, diferenciar a linguagem escrita da falada ou conhecer o estilo de um autor", afirma Célia Prudêncio, formadora do Programa Ler e Escrever, do governo do estado de São Paulo. Segundo ela, se os objetivos não estiverem claros, a leitura, por si só, não dá conta de alavancar o processo de alfabetização, pois faltam os procedimentos necessários à mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita.
Indicações e leituras literárias feitas pelo professor
Neste trabalho, o professor:
- Apresenta à turma autores em obras de reconhecida qualidade.
- Comunica os motivos pelos quais selecionou o livro.
- Lê o texto tal qual está escrito
.
Os alunos escolhem as obras que serão lidas pelo professor
Neste trabalho, o professor:
- Apresenta a variedade de gêneros literários.
- Aponta estratégias para buscar informações em títulos, subtítulos e legendas.
- Desperta nos alunos
Leitura pelo professor de gêneros variados
Neste trabalho, o professor:
- Aproxima os alunos de diferentes gêneros textuais.
- Cria situações em que eles possam atuar como leitores.
- Abre espaço para que elas demonstrem livremente suas impressões.a vontade de cuidar dos livros.
Fonte:Revista Nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário