Honda Civic Touring x Fusion 2.0 SEL 2017: comparativo...
O Ford Fusion 2017 chegou ao mercado brasileiro com preços elevados, trazendo uma nova versão SEL equipada com o motor 2.0 EcoBoost, precificada em R$ 125 mil, que é declaradamente destinada a estabelecer competição com o modelo topo de gama do novo Civic, o Touring, que sai a R$ 124.990 reais. Neste artigo mostramos os motivos pelos quais consideramos que o Civic é um carro superior e uma opção melhor que o Fusion.
O Honda Civic Touring é um carro com mais carisma e prestígio, e com um visual mais emocional que o Fusion. O Honda tem uma posição de dirigir mais baixa, uma traseira em formato fastback e uma dianteira imponente e com aspecto hightech com seus faróis totalmente em LED.
O Civic Touring também é mais jovial, pois acabou de chegar ao mercado e suas linhas são bem mais esportivas e agressivas, além de mais contemporâneas, e, nesta versão topo de gama. conta com o novo motor i-VTYEC 1.5 Turbo de 173 cavalos e 22,4 Kgfm de torque, associado com uma eficiente transmissão automática CVT, com opção de troca das sete marchas artificiais de modo sequencial.
O Honda é fabricado no Brasil, tendo passando por um processo de tropicalização, contando com suspensão e construção adequadas ao piso brasileiro. O Fusion vem do México, em uma produção destinada prioritariamente aos EUA, e sua suspensão excessivamente baixa o torna um carro cansativo, pois raspa com facilidade em lombadas e valetas.
Desempenho similar
O Civic Touring transpira modernidade por todos os lados, é mais de 300 Kg mais leve que o Fusion, o que permite ao seu motor 1.5 Turbo de 173 cv acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, enquanto o Fusion 2.0 Turbo, com seu antiquado câmbio automático convencional com conversor de torque, e 248 cavalos, é apenas 0,5 segundos mais rápido (7,2 segundos).
Honda Civic 2017 Touring - interior - painel |
Civic bebe 25% menos
O troco do Honda vem no consumo. Mesmo com desempenho similar, o Civic Touring 1.5 Turbo consome menos em cidade (12 km/l) que o Fusion 2.0 EcoBoost em estrada (11,9 km/l). Em cidade, o Fusion 2.0 não passa de 8,6 km/l, enquanto o Civic em estrada tem consumo quase de carro 1.0: 14,6 km/l (o Fiat Mobi 1.0, nas mesmas condições, consome 13,3 km/l - veja aqui).
Ford Fusion 2017 2.0 EcoBoost - interior - painel |
Espaço interno: Civic tem porta-malas maior
Até mesmo em termos dimensionais o Civic se aproximou do Fusion nesta linha 2017. O Honda mede 4,637 metros, o que é 23 cm menos que os 4,87 metros do Fusion. Entretanto, o Civic oferece um porta-malas de 519 litros - 5 litros a mais que o s 514 litros do Fusion.
Honda Civic 2017 Touring Turbo - painel |
É verdade que o Fusion tem um entre-eixos de 2,85 metros - 15 cm a mais que os 2,7 metros do Civic. Ocorre que grande parte dessa vantagem dimensional do Fusion é desperdiçada no enorme capô do motor, resultando em um pior aproveitamento de espaço. O Civic, com um compartimento de motor menor, deixa mais espaço para os passageiros, e o resultado é que, internamente, no quesito espaço, os dois se equivalem.
Ford Fusion 2017 - painel |
Mas o equilíbrio está apenas no espaço, porque quando se vai para a lista de equipamentos, o Civic Touring, versão topo de gama, é mais completa que o Fusion SEL, de R$ 125 mil.
Honda Civic 2017 - espaço traseiro |
Civic Touring é mais completo
O modelo da Ford vem de série com faróis com luzes diurnas de LED, partida por botão Power, sistema SYNC 3 com CarPlay/Android Auto, paddle shifts, sistema start/stop de desligamento automático do motor e partida remota. Se quiser teto solar, é necessário pagar mais R$ 4.000 reais.
Ford Fusion 2017 - espaço traseiro |
O Civic Touring é mais barato, R$ 124.990 reais, já vem com teto solar elétrico de série, e traz bancos em couro, velocímetro digital, retrovisores eletricamente rebatíveis com repetidores de seta em LED, faróis com acendimento automático, ar-condicionado automático com duas zonas de climatização, sistema multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e interface para smartphone, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros, e painel de instrumentos com tela de alta definição.
Honda Civic 2017 - interior - painel |
O Honda tem ainda sistema que indica pontos cegos, conjunto ótico dianteiro totalmente em LED (inclusive os faróis de neblina), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto, além de painel e guarnição das portas com acabamento em alumínio escovado e maçanetas externas cromadas.
Ou seja, o Civic, além de mais barato, tem uma gama de itens de série mais completa e mais adequada a um carro que se pretende "premium".
Conclusão
A Ford posicionou o preço da versão de acesso do Fusion 2017 2.0 EcoBoost para enfrentar o Civic topo de gama: o Touring, com motor 1.5 Turbo e câmbio CVT.
Ocorre que o Civic 1.5 Turbo tem desempenho e espaço interno similar do Fusion 2.0 EcoBoost, consome 25% menos combustível, é mais barato, mais bonito, mais moderno e tem uma lista de itens de série mais completa, o que nos leva a considerá-lo uma opção mais interessante frente ao Fusion.
http://www.car.blog.br/2016/09/honda-civic-touring-x-fusion-20-sel.html
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