Unidade de Milhar
1 unidade de milhar = 10 centenas
1 unidade de milhar = 100 dezenas
1 unidade de milhar = 1000 unidades
Apresente com material dourado a unidade de milhar.
Discuta:
· Quanto vocês acham que vale essa peça?
· Ela vale mais ou menos que a placa?
· Quanto vale 1 placa?
· Se cada placa vale 100, um grupo com 10 placas valerá quanto?
REGISTRE NA LOUSA
Veja o número: 3.345
Decompondo: 3.000 + 300 + 40 + 5
Escrevendo por extenso: três mil trezentos e quarenta e cinco
Esse número é composto por 2 classes e 4 ordens.
2ª CLASSE – DOS MILHARES
|
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
| ||
4ª ORDEM
|
3ª ORDEM
|
2ª ORDEM
|
1ª ORDEM
|
U. MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
lll
|
lll
|
llll
|
lllll
|
Representando:
ATIVIDADE NA LOUSA
1- Agora é a sua vez:
2.421
Decompondo: _________________________________________________
Escrevendo por extenso:_________________________________________
Esse número é composto por_____classes e_____ ordens.
Representando:
2ª CLASSE – DOS MILHARES
|
1ª CLASSE DAS UNIDADES SIMPLES
| ||
4ª ORDEM
|
3ª ORDEM
|
2ª ORDEM
|
1ª ORDEM
|
U. MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
2- Escreva os números abaixo por extenso e depois coloque-os dentro da tabela, obedecendo as ordens e classes.
1 5 7 1 _____________________________1 4 5 7 ___________________________
1 2 0 0 _____________________________1 9 3 1____________________________
2 0 0 3 ___________________________ 2 0 1 5____________________________
2ª classe – dos milhares
|
1ª classe – das unidades simples
| |||
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
| |
Unidade de milhar
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
| |
Data: _____/______/2015
· Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
· Diferencie ordem e classe com os alunos.
As ordens apresentam a mesma nomenclatura, ou seja Unidade, dezena e centena, o que muda são as classes.
Atividades
Ø Faça o QP com 6 ordens e 2 classes em seu caderno.
Ø Circule de amarelo as classes
Ø Sublinhe de vermelho as ordens simples
Ø Grife de azul as ordens de milhares
Ø Represente 3 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 7 centenas , 2 dezenas e 1 unidade simples.
Classes dos milhares
|
Classe das unidades simples
| ||||
6ª ordem
|
5ª ordem
|
4ª ordem
|
3ª ordem
|
2ª ordem
|
1ª ordem
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
Ábaco e a classe dos milhares
Apresente o algarismo 999 no ábaco e questione:
· Qual numeral é esse?
· Quantas ordens ele tem?
· Quantos elementos em cada ordem?
· Se acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
· O que vai acontecer com as ordens?
· Que algarismo terá formado?
· Distribua os ábacos e peça que representem os milhares: 1000-2000-3000-4000-5000-6000-7000-8000-9000 e 10000
Apresente o algarismo 9999 no ábaco e questione:
· Qual numeral é esse?
· Quantas ordens ele tem?
· Quantos elementos em cada ordem?
· Se acrescentarmos uma unidade simples a esse numeral teremos a operação: 999+1=
· O que vai acontecer com as ordens?
· Que algarismo terá formado?
ATIVIDADE NA LOUSA
Inverso
|
1 3 3 1 0 0 0 2 8 8 6 4 5 8 0 9
+ 8 6 7 - 1 3 3 +7 1 2 +3 5 5 +1 9 1
Dê o reverso das operações acima:
8 6 7 7 1 2 3 5 5 1 9 1
+1 3 3 +2 8 8 + 6 4 5 +8 0 9
Data: _____/______/2015
· Rotina diária: Cabeçalho e fatos relâmpagos.
Desafios matemáticos
- Um artista plástico expôs 156 quadros seus em uma galeria de arte. Na mostra anterior a esta, ele havia exposto 274 quadros. Quantos quadros a menos ele está expondo agora?
SM QP RESPOSTA
- Um fotógrafo tirou 456 fotos de monumentos e 318 de paisagens. Quantas fotos de monumentos há a mais do que de paisagens?
SM QP RESPOSTA
- Um agricultor tinha 990 quilos de milho para colher em sua plantação. Ele colheu apenas 699 quilos. Quantos quilos faltam para ele terminar de colher o milho?
SM QP RESPOSTA
- Em uma piscina há 500 litros de água. Se forem retirados 213 litros, quantos sobrarão na piscina?
SM QP RESPOSTA
http://indiarahellen.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-08-09T07:13:00-07:00&max-results=7&start=17&by-date=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário