Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você
Sabe Qual Religião É?
Atividade:
Professor, inicie a aula questionando seus alunos sobre o significado das palavras: Órum, Olorum, Oxalá, Ayê, Ododua, Orixás etc. Questione também sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira: quais costumes são preservados ou originaram da cultura africana.
Para contextualizar o tema, o professor poderá utilizar os vídeos "Origens: A cor da cultura: mojubá", parte 1, 2 e 3, disponíveis em:
Questione seus alunos sobre as diferenças de costume apresentados no vídeo com os ensinamentos aprendidos sobre a formação do mundo, os santos, os costumes etc. Discuta também os pontos que mais chamaram a atenção dos alunos.
Após esta analise do vídeo, cada aluno terá que fazer uma redação sobre as percepções encontradas no vídeo e a relação com a sua formação: familiar, social, local etc. O texto deve ser postado no blog do aluno.
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das ideias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta, indicamos o tutorial:http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf . Para criar um blog, sugerimos aplicativo on-line Blogger: http://www.blogger.com/home
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a religião afro-brasileira é hora da pesquisa! Divida a turma em 14 grupos, cada grupo deverá pesquisar sobre um dos Orixás abaixo:
- Exú: senhor da comunicação
- Ogum: senhor dos caminhos e do progresso
- Oxossi: o grande caçador, provedor da comunidade
- Ossain: senhor das folhas
- Omolu: dono da Terra
- Oxumaré: serpente-arco-íris
- Xangô: divindade dos raios e trovões
- Oya-iansã: deusa guerreira
- Oba: guerreira caçadora
- Yemanjá: mãe universal
- Ewá: educadora ética
- Nana: mãe ancestral
- Oxum: senhora da fertilidade
- Oxalá: senhor da paz
Atenção professor! Acompanhe as pesquisa de forma que todo o grupo participe, uma sugestão é criar funções dentro da equipe: pesquisador, iconógrafo, redator, revisor, diagramador etc. Cada aluno ficará responsável por pesquisar um item do tema, mas terá que dominar todo o conteúdo. O avanço e as percepções individuais sobre a pesquisa devem ser publicados no blog do aluno. Os grupos além de postar o texto escrito, deverão utilizar imagens, áudios e vídeos sobre a temática pesquisada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário