terça-feira, 15 de setembro de 2015

O Homem Sábio e o Homem Tolo

O Homem Sábio e o Homem Tolo

Para saber mais, leia: 

Mateus 6:24-26; Lucas 6:46-49

Combine com as crianças: 

• Quando disser a palavra vento, elas deverão fazer: uuu... uuu... (soprando com os lábios).
• Quando falar a palavras chuva, elas deverão fazer: shiiii... shiii...
• Quando falar das águas do rio, deverão dizer: chuáááá... chuááá...

Ensaie um pouco com elas antes de começar a história.

Hora da História:

Eliseu e Jacó eram muito amigos. Ambos estavam para casar e decidiram construir suas casas em um local onde passava um belo rio. Eliseu resolveu fazer sua casa sobre as rochas, em um lugar mais alto, pois, achava que era bem mais seguro. As rochas, porém, eram muito duras, tão duras, que ele precisou trabalhar muito para escavá-las e construir sua casa, mas finalmente conseguiu.

Jacó não quis ter tanto trabalho assim e resolveu construir sua casa na areia, mais perto do rio. Foi bem fácil cavar e logo a casa de Jacó também estava pronta. Um se casou, logo depois o outro, e foram morar em suas casas novas.

Passaram-se os dias e, certa noite, o vento começou a soprar forte (uuuuuu... uuuuuu...). A chuva começou a cair (shhhhhhhiiii... shhhhhhhiiii...). No começo, estava devagar, mas depois ficou cada vez mais forte (shiiiii... shiiiii... shiiiii...). As águas do rio começaram a subir, subir, e como a chuva não parava, as águas subiram tanto que invadiram a casa de Jacó (chuááá... chuááá... chuááá...).

Bem, Jacó, que tinha feito sua casa na areia, perto do rio, começou a ficar preocupado. O vento soprava muito forte (uuuuuu... uuuuuu...) e a chuva caía cada vez mais pesada (shiiiii... shiiiii... shiiiii...). Eles tentavam tirar a água que entrava, mas não davam conta e a água subia cada vez mais. A casa começou a balançar e as paredes racharam. A esposa de Jacó, muito assustada, disse ao marido:

- É melhor sairmos daqui logo! Vamos para a casa do Eliseu antes que a nossa casa caia! E saíram correndo.

Pouco tempo depois as águas levaram toda a areia que segurava os alicerces da casa e, com o vento forte soprando, a casa caiu, despedaçando-se por completo.

E o que aconteceu com a casa de Eliseu?

Ah! Eliseu havia sido prudente. Preparou um bom alicerce para a sua casa, quando a construiu sobre a rocha. O vento soprou (uuuuuu... uuuuuu...). A chuva caiu (shhhhhhhiiii... shhhhhhhiiii...). As águas do rio batiam nas rochas (chuááá... chuááá... chuááá...), mas a casa de Eliseu não caiu. Ficou firme em cima daquela grande rocha.

Depois que contou essa história, Jesus disse: “Todo aquele que ouve as Minhas Palavras e não obedece, é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a areia. É um tolo! Aquele, porém, que ouve as Minhas Palavras e Me obedece, é como o homem sábio, que edificou a sua casa sobre a rocha.”

Devemos orar e pedir a Jesus cada dia que nos ajude a sermos sábios e obedecer a tudo o que Ele nos ensinou em Sua Palavra.
http://www.jesusnosama.com.br/criancas/adoracao/historia33.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário