A Ford do Brasil divulga o clipe oficial de lançamento do Focus Fastback - novo nome da versão três volumes do modelo, trazendo uma proposta de esportividade, desempenho, segurança e tecnologia além de bom custo x benefício.
Com o novo nome a Ford foge da concorrência com o Toyota Corolla. Aliás, a própria Ford recomenda que o consumidor compre um Corolla caso ele necessite de espaço, reconhecendo que o que o seu sedã médio tem deficiências nesse quesito. Segundo o gerente de marketing da Ford, Oswaldo Ramos, em declaração à Folha de São Paulo (veja aqui), se "você quer espaço, pode ir para o Corolla".
Entretanto, o executivo pondera que o Focus Fastback é adequado ao consumidor que quer um "design dinâmico e uma dirigibilidade esportiva" - características, no entanto, mais bem estabelecidas em outro concorrente do Focus, o VW Jetta, que, em sua versão Highline, que tem uma mecânica mais moderna e potente e, portanto, mais esportiva.
Enquanto Focus Fastback adota um motor 2.0 aspirado com 178 cavalos e 22,5 Kgfm de torque, o Jetta Highline usa um 2.0 TSI Turbo com 211 cavalos e 28 Kgfm de torque. Em termos de transmissão, ambos confiam em caixas automatizadas de dupla embreagem. Entretanto, a caixa DSG do Jetta TSI Highline é mais rápida nas trocas que o Powershift do Focus.
O resultado de tudo é que, enquanto o Focus Fastback acelera de 0 a 100 Km/h em 9,8 segundos, o Jetta TSI Highline faz a mesma prova em 7,1 segundos, nos testes da Quatro Rodas. O quadro abaixo traz os resultados resumidos (grifo azul no vencedor).
Modelo | 0 a 100 Km/h | 80 a 120 Km/h | Frenagem a 120 Km/h | Consumo cidade | Consumo estrada |
VW Jetta TSI | 7,1 | 4,9 | 57,3 | 9,4 | 13,4 |
Ford Focus Fastback | 9,8 | 6,5 | 62,3 | 9,7 | 14,5 |
Esses números mostram que, ao posicionar seu carro de forma a fugir do conservadorismo do Corolla, buscando uma abordagem mais esportiva, a Ford terá que enfrentar um modelo mais competente na dimensão esportividade. O Focus 2.0, porém, é mais econômico que o Jetta - 3.1% melhor em cidade e 8,2% superior em estrada. Ademais, o Ford tem a vantagem de ter motor flex, enquanto o do Jetta só aceita gasolina.
Espaço interno
Em termos de espaço interno, o Jetta TSI leva vantagem sobre o Focus. O entre-eixos do Jetta é de 265,1 cm, enquanto o Focus Fastback é de 264,8 - praticamente idênticos. Ocorre que, no porta-malas do Jetta cabem 510 litros, enquanto o do Focus fica em 470 litros.
O espaço para passageiros traseiros do Jetta é mais amplo, conforme pode ser observado nas imagens abaixo.
Espaço traseiro - Jetta
Espaço traseiro - Focus Fastback
A imagem abaixo traz o comparativo de medidas entre Jetta e Focus Fastback.
O Jetta oferece 86 cm entre o encosto traseiro e a parte posterior do banco dianteiro - 2 cm a mais para os joelhos dos passageiros traseiros que o Focus Fastback (84 cm). Os dois se equivalem no espaço para ombros - ambos com 136 cm de largura interna traseira.
Preços
O Focus Fastback tem preço inicial de R$ 77.900 reais para a versão SE. Entretanto, a Ford considera que a versão Titanium responderá por mais de 60% do mix de vendas, e o seu preço é de R$ 87.900 reais.
Já a Titanium Plus, mostrada no vídeo acima, tem preço sugerido de R$ 96,9 mil reais, trazendo itens como frenagem autônoma em cidade, park-assist, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento e teto solar.
O Jetta Highline é mais caro, parte de R$ 94.930 reais em sua versão básica, com nível de equipamentos similar à Titanium. Já para se equivaler à Titanium Plus, é necessário adicionar o Pacote Premium e o Teto Solar Panorâmico, que elevam seu preço a R$ 108.618 reais. Ou seja, o Focus é quase R$ 12 mil reais mais barato que o Jetta, em suas versões topo de gama.
E, além disso, o Focus Fastback Titanium Plus oferece itens não presentes nem no modelo topo do Jetta, como frenagem autônoma em cidade, o sistema Park Assist e os faróis com facho adaptativo - o que evidencia que, se por um lado o Jetta é amplamente superior em desempenho, o Focus Fastback vence no quesito custo x benefício, sendo mais barato e com mais equipamentos.
Segurança
Tanto Focus Fasback quanto Jetta oferecem reforços estruturais em sua carroceria, além de seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, e sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis. Ambos receberam classificação máxima de segurança no IIHS (Top Safety Pick) e do Latin NCAP (5 estrelas na dianteira e 4 estrelas na traseira).
Conclusão
O Novo Focus Fastback 2016 é um sedã médio que se caracteriza pela boa relação custo x benefício. Buscando um posicionamento mais esportivo, ele enfrenta, em sua versão topo, o Jetta TSI Highline, que tem uma mecânica mais esportiva, mas o Focus oferece melhor relação custo x benefício.
http://www.car.blog.br/2015/07/focus-fastback-x-vw-jetta-desempenho-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário