Energia e matéria em um ecossistema
Para baixar esta aula Clique aqui
Capítulo 03
Energia e matéria em um ecossistema
Páginas 27 a 39
01. O que é fotossíntese?
É um fenômeno biológico em que os seres vivos clorofilados (que possuem clorofila) produzem seu proprio alimento e liberam gás oxigênio para o ambiente.
02. O que é necessário para o processo da fotossíntese?
Energia luminosa (Sol), Gás carbônico e água.
03. Complete:
Na fotossíntese a luz do Sol é absorvida pela clorofila , que então produz material orgânico que é a glicose , um tipo de açúcar. A glicose e outras substâncias orgânicas constituem o alimento das plantas.
04. Os maiores produtores de oxigênio, ou seja, que fazem fotossíntese, nos ambientes abaixo é:
a) aquáticos: algas b) terrestres: plantas
05. Quanto à maneira de obter alimento os seres vivos são diferentes. Sendo assim, explique como agem os seres vivos classificados como:
a) produtores ou autótrofos: produzem o próprio alimento através da fotossíntese.
b) consumidores ou heterótrofos: não são capazes de produzir o próprio alimento, por isso alimentam-se de plantas e de outros consumidores.
c) decompositores: são seres que se alimentam de matéria orgânica morta, de modo a reaproveitar a matéria.
06. Quanto o tipo de alimento consumido pelos seres vivos, relacione:
(e) carnívoro (a) sangue
(a) hematófago (b) detritos
(f) herbívoro (c) carne e vegetal
(d) insetívoro (d) insetos
(c) onívoro (e) carne
(b) detritívoro (f) plantas
07. Como podemos definir uma cadeia alimentar?
É as relações alimentares que resultam em transferência de matéria e de energia de um ser vivo a outro.
08. Como é organizado uma cadeia alimentar?
09. Como podemos definir Teia Alimentar?
É um conjunto de cadeias alimentares interligadas, que interagem num ecossistema.
10. Complete as afirmações:
a) Os herbívoros sempre são consumidores primários numa cadeia alimentar.
b) Os carnívoros nunca podem ser consumidores primários numa cadeia alimentar.
c) Os onívoros podem ser consumidores primários e secundários numa cadeia alimentar.
Riscos nas cadeias alimentares
Página 36
01. Por que grandes predadores de cadeias alimentares cada vez mais correm mais risco de entrar em extinção?
Porque o desmatamento de campos e florestas, devido ao avanço do cultivo de plantas e criação do gado, e da construção de rodovias está aumentando.
02. Quando uma onça começa a aparecer em locais onde o ser humano vive (meio urbano) o que está acontecendo com ela?
Ela está com pouco espaço e presas disponíveis e devido a isso precisa andar para locais mais distantes e até mesmo urbanos para caçar.
03. O que é necessário ser feito para preservar grandes predadores como as onças?
Não desmatar seu habitat e ajusta a convivência entre humanos e predadores.
Vida na Caverna
Página 37
01. Podemos afirmar que todos os morcegos são hematófagos, ou seja, alimentam-se de sangue? Justifique.
Não, apenas três espécies de morcegos são hematófagas entre 1100 espécies conhecidas. Os que não são hematófagos podem ser herbívoros, insetívoros, frutívoros, etc.
02. Como em cavernas não é possível fazer fotossíntese, devido à escuridão, os morcegos são seres vivos que ajudam a controlar a cadeia alimentar das cavernas. Como os morcegos fazem isso?
Os morcegos saem das cavernas em busca de alimento, quando retornam, eliminam fezes ricas em nutrientes, que se acumulam no piso das cavernas e servem de alimento para outros animais.
03. Os seres que comem as fezes dos morcegos nas cavernas são:
a) ( ) produtores
b) ( x )consumidores
c) ( ) decompositores
Atividades Complementar sobre fotossíntese e respiração
As desenhos abaixo mostram dois importantes processos: a fotossíntese e a respiração. Observe estes desenhos e responda.
01. O que as plantas, algas e algumas bactérias necessitam para fazer fotossínteses?
Energia luminosa, gás carbônico e água.
02. O que os animais necessitam para a respiração das suas células? Gás oxigênio e glicose.
03. A transformação da energia solar em energia química, com a produção de glicose (glicídios) chama-se? Fotossíntese
04. Qual o pigmento responsável pela absorção de luz durante a realização da fotossíntese? Clorofila
05. O que significa a palavra fotossíntese?
Foto = luz e síntese = produção
Atividade artístico-científica
1. Leia a carta enigmática da cadeia alimentar.
2. Após escreva a carta de forma correta (texto) no seu caderno.
3. Faça o esquema da cadeia alimentar representada na carta enigmática abaixo. Indique os produtores e consumidores na cadeia.
Respostas
O grilo verde curtia um Sol enquanto comia uma folha.
Um sapo que estava de olho no grilo deu um pulo e papou o grilo.
O sapo resolveu dormir debaixo de uma árvore. Mas de repente, apareceu uma cobra que comeu o sapo.
O gavião que estava de olho na cobra, Nhak. Era uma vez uma cobra.
O caçador avistou o gavião voando e Bumm, matou o gavião.
Folha
|
Grilo
|
Sapo
|
Cobra
|
Gavião
|
Ser humano
|
Produtor
|
Consumidor I
|
Consumidor II
|
Consumidor III
|
Consumidor IV
|
Consumidor V
|
Roteiro de Aula Prática:
Fotossíntese e Crescimento das plantas em diferentes iluminações
Objetivo Geral: Verificar o crescimento e processo fotossintético de plantas iluminadas com cores diferentes.
Materiais necessários para o experimento:
ü Sementes de alpiste ou de mostarda
ü 6 vasos pequenos com terra vegetal adubada
ü 6 caixas de papelão
ü Papéis celofanes nas cores azul, amarelo, vermelho, verde e transparente
ü Fita adesiva, Tesoura e Régua
Montagem do experimento
1. Faça uma pequena abertura numa lateral de cada uma das caixas de papelão para haver ventilação e entrada de luz.
2. Nas tampas de cinco caixas substitua o papelão pelo celofane. Use fita adesiva, tesoura e régua para fazer essa substituição. Colocar uma cor de celofane diferente em cada uma destas cinco caixas. A sexta caixa deverá ficar fechada sem modificar a tampa. Observe figura ao lado.
3. Fazer o plantio de seis sementes em cada um dos seis vasos. Colocar os vasos dentro das caixas de papelão. Deixar em local com luminosidade.
4. Diariamente aguar os vasos com uma mesma quantidade de água.
5. Observar o que acontece com as sementes diariamente, por 21 dias.
6. Aos 07, 14 e 21 dias, medir com uma régua quantos centímetros tem cada plântula e anotar na tabela abaixo. Aos 21 dias, analisar os dados obtidos.
Tabela para acompanhamento do crescimento das plantas (cm)
| ||||||||
Planta 1
|
Planta 2
|
Planta 3
|
Planta 4
|
Planta 5
|
Planta 6
|
Média
| ||
7 dias
|
Azul
| |||||||
Amarelo
| ||||||||
Vermelho
| ||||||||
Verde
| ||||||||
Transparente
| ||||||||
Escuro
| ||||||||
14 dias
|
Azul
| |||||||
Amarelo
| ||||||||
Vermelho
| ||||||||
Verde
| ||||||||
Transparente
| ||||||||
Escuro
| ||||||||
21 dias
|
Azul
| |||||||
Amarelo
| ||||||||
Vermelho
| ||||||||
Verde
| ||||||||
Transparente
| ||||||||
Escuro
|
_________________________________________________________________________________
Informações pedagógicas
Conforme CBC de Ciências
- Tema Diversidade da Vida nos Ambientes
- Tópico: 1. A Vida nos ecossistemas brasileiros
- Habilidades:
1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.
1.1. Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da luz nos ambientes.
1.2. Associar as estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos com os ambientes que esses seres habitam.
1.3. Reconhecer a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos.
|
http://omelhordabiologia.blogspot.com.br/2015/03/energia-e-materia-em-um-ecossistema.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário