domingo, 5 de julho de 2015

Nissan March 1.0 2016 x VW Up! x Ford Ka: comparativo

Nissan March 1.0 2016 é um hatch compacto fabricado no Brasil, em Resende, que disputa o segmento de entrada do mercado brasileiro - o mais competitivo, onde estão modelos como o Volkswagen up!, Ford Ka, Hyundai HB20 e VW Gol. Neste artigo vamos analisar o modelo, e compará-lo com o Volkswagen up! e o Ford Ka 1.0.


Nissan March 2016 1.0 - teste, consumo, desempenho, comparativo

O Nissan March S 1.0 2016 adota um motor moderno, de três cilindros, 1.0, confeccionado em alumínio. Esse propulsor foi introduzido na linha 2015, e marcou uma melhoria significativa em relação ao primeiro March fabricado no Brasil, de 2014, que adotava o motor 1.0 16V de quatro cilindros. O vídeo abaixo traz nossa impressões sobre o carro.


No lançamento do March brasileiro, nós fizemos um test-drive com as versões 1.0 e 1.6, e ficamos decepcionados com a performance do motor 1.0 quatro cilindros 16V Flex. O propulsor era muito ruidoso e muito lento em qualquer regime de rotação.

Nissan March 2016 1.0 S

Agora, com a substituição pela nova unidade de três cilindros, o March 1.0 melhorou significativamente. Este veículo se mostra bem mais ágil, com melhores respostas em baixa rotação e mais elasticidade e progressividade. 

Nissan March 2016 1.0 S

A transmissão, porém, continua a mesma: tem curso muito longo e engates imprecisos - o que o coloca em desvantagem em relação ao up! - referência em termos de motor e transmissão no segmento - e também ao Ford Ka 1.0, este com um motor menos progressivo que o do March, mas com um câmbio um pouco mais preciso.

Nissan March 2016 1.0 S - interior

O hatch ficou mais ágil, mas, em termos de ruído interno, o March 2016 com motor de três cilindros não apresentou melhora. Continua barulhento, especialmente para quem está acostumado com o Volkswagen up! - mais silencioso e suave. O March é mais ruidoso inclusive que o Ka, que já apresenta um nível de ruído interno muito superior ao do up!.

Nissan March 2016 1.0 S - interior - painel

O Nissan March mostrado nas imagens é um exemplar da verão S 1.0 2016, com preço sugerido, em julho de 2015, de R$ 38.990 reais, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura, abs, duplo airbag, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas com chave de telecomando.

Nissan March 2016 1.0 S - espaço traseiro

Dados de desempenho e consumo

Os números de desempenho e consumo abaixo são da Revista Quatro Rodas de março de 2015. Os números em azul apontam o vencedor em cada medição, enquanto os em vermelho mostram o modelo com o pior resultado.

Modelo0 a 100 Km/h [s]Retomada de 80 a 120 Km/h [s]Frenagem 120 Km/h a 0 [metros percorridos]Consumo cidade [Km/l - gasolina]Consumo estrada [Km / l - gasolina]
Nissan March 1.016,132,568,511,217
Volkswagen up! 1.015,227,1631417,8
Ford Ka 1.015,328,165,711,515,6
Hyundai HB20 1.016,225,972,211,915,5

Os dados acima mostram que o Volkswagen up! é o vencedor em aceleração de 0 a 100 Km/h, frenagem, consumo em cidade e consumo em estrada. O Hyundai HB20 vence na prova de retomada de 80 a 120 Km/h.

O Nissan March 1.0 foi o que apresentou a pior retomada de 80 a 120 Km/h e o pior consumo em cidade. O Hyundai HB20 foi o mais lento na aceleração de 0 a 100 Km/h e o pior em teste de frenagem.

Aspectos negativos - Nissan March
  • Carroceria com baixa rigidez à torção (não tem o "rodar sólido" apresentado pelo up!);
  • Acabamento interno com diversos parafusos à mostra, plásticos com tonalidade não homogênea; peças mal encaixadas;
  • Excesso de ruído interno;
  • Falta de progressividade da direção elétrica;
  • Suspensão firme, mas o carro balança e rola em curvas, exigindo cuidado.

Nissan March x Volkswagen Up! 

O Nissan March 1.0 S 2016 concorre com o Volkswagen up! 1.0 Take-up Completo 4 portas -carro que tem preço sugerido de R$ 37.890 reais.

Nissan March 1.0 x Volkswagen up! 1.0 - 2016

Conforme os dados de desempenho e consumo, o up! é 25% mais econômico em cidade, e 5% mais econômico em estrada. Além disso, o Up! é mais rápido e ágil em qualquer situação de uso.

Nissan March 1.0 x Volkswagen up! 1.0 - 2016

O Volkswagen up! tem um acabamento interno de qualidade de montagem que é referência entre todos os modelos de acesso do mercado brasileiro, apresentando um padrão superior ao do March.

Volkswagen up! 2016 - interior - espaço dianteiro
Volkswagen up! 2016 - interior - espaço dianteiro
Outra vantagem do up! é o fato ser um carro mais seguro, tendo obtido 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP para adultos, e 4 estrelas para crianças. O Ford Ka não foi testado, e o Nissan March recebeu apenas 2 estrelas.

Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço dianteiro
Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço dianteiro
Em termos de espaço interno, o up!, com seu porta-malas de 285 litros, oferece mais espaço que o March e Ka (ambos com 257 litros). O up! tem mais espaço para os passageiros dianteiros também, enquanto na parte traseira há um empate com o March, enquanto o Ka se destaca nesse aspecto.

Volkswagen up! 2016 - interior - espaço traseiro
Volkswagen up! 2016 - interior - espaço traseiro
Outra vantagem do up! é o seu menor comprimento externo - graças ao compartimento de motor reduzido (adequado apenas para motores de três cilindros). O up! mede 3.60 metros, enquanto o March tem 3,83 metros e o Ford Ka 3,88 metros.

Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço traseiro
Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço dianteiro
O up! sendo 23 cm menor que o March e 28 cm menor que o Ka (mesmo tendo espaço interno dianteiro e de porta-malas maior que os dois), é um carro mais ágil e prático em cidade - cabe em qualquer vaga de estacionamento e é muito fácil de ser manobrado.

Nissan March 1.0 x Volkswagen up! 1.0 - 2016

O up! é também o dono do maior prazer ao dirigir. Na realidade, o up! é o único, entre March e Ka, que oferece uma condução agradável ao motorista, graças à excelente ergonomia, silêncio, transmissão precisa e curta, motor progressivo e suspensão com ótimo acerto entre conforto e estabilidade.

Nissan March 1.0 x Volkswagen up! 1.0 - 2016

Finalmente, o up! é o mais barato dos três sendo R$ 1.100 reais mais barato que o March e R$ 1.500 reais mais barato que o Ka. Além disso, o up! é o modelo de manutenção mais barata dos três, segundo o CESVI.

Nissan March x Ford Ka SE 1.0

O Ford Ka SE 1.0 tem preço sugerido de R$ 39.390 reais, sendo portanto cerca de R$ 400 reais mais caro que o March S 1.0. O modelo da Ford, porém, tem a vantagem em relação a up! e March de já vir de série com um sistema de som com bluetooth e conectividade USB.

Nissan March 1.0 x Ford Ka SE 1.0 - 2016

Assim como o up!, porém, só conta com vidros elétricos na dianteira - enquanto o March tem também na traseira.

Nissan March 1.0 x Ford Ka SE 1.0 - 2016

Os números da Quatro Rodas dão ao Ka uma vantagem em termos de desempenho, mas, na prática, os dois modelos são muito similares neste aspecto. Há também um empate em consumo em cidade, mas o March é melhor em estrada.

Nissan March S 1.0 2016 - espaço dianteiro
Nissan March S 1.0 2016 - espaço dianteiro
O acabamento interno do Ka é melhor cuidado, sem para-fusos aparentes, mas externamente o March mostra uma qualidade de construção superior. Ambos ficam atrás do up! no quesito acabamento.

Ford Ka SE 1.0 2016 - espaço dianteiro
Ford Ka SE 1.0 2016 - espaço dianteiro
Em termos de espaço interno há um empate também entre Ka e March.

Nissan March 1.0 x Ford Ka SE 1.0 - 2016

Na questão comercial, o modelo da Ford deve levar vantagem, pois é mais vendido, então terá mais facilidade de revenda.

Conclusão

O Nissan March S 1.0 2016 melhorou bastante com a adoção do motor 1.0 de três cilindros, tendo ficado mais ágil em cidade e estrada. O modelo apresenta uma boa lista de itens de série, mas é muito ruidoso internamente.

Nissan March x Ford Ka: comparativo

Quando comparado ao Ford Ka, o March tem um melhor consumo em estrada, mas o modelo da Ford é melhor em desempenho e acabamento.

Volkswagen up! x Nissan March: comparativo

Finalmente, o up! é o melhor dos três, sendo o que apresenta melhor desempenho, menor consumo, melhor acabamento, prazer ao dirigir, silêncio interno. E ainda tem a opção detransmissão automatizada I-Motion (indisponível no March e no Ka).
http://www.car.blog.br/search/label/Hyunda-HB-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário