sexta-feira, 22 de maio de 2015

Interpretação de texto: O laboratório do sótão – 4º ou 5º ano

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:

O LABORATÓRIO DO SÓTÃO

   RAMIRO E SEUS AMIGOS SEMPRE SE REUNIAM NO SÓTÃO DO CASARÃO, PARA BRINCAR NO LABORATÓRIO. E FOI ISSO QUE ACONTECEU NUM DIA CHUVOSO.
   SUBIRAM TODOS PARA LÁ, E RAMIRO PEGOU UMA ANTIGA BATEDEIRA, COM VIDRO TRANSPARENTE, E JOGOU DENTRO DELA LEITE, AMENDOIM, OUTROS LÍQUIDOS E VÁRIOS SAQUINHOS DE UM PÓ COLORIDO.
   LIGOU A “MÁQUINA” E ESPEROU BATER UM POUCO.
   O LÍQUIDO FOI ENGROSSANDO, FICANDO ESCURO E COMEÇOU A ESPUMAR.
   SANDRO, RAPIDAMENTE, PEGOU UM TUBO DE ENSAIO E COLOCOU AO LADO DA MÁQUINA. O LÍQUIDO FOI SUBINDO… SUBINDO EM FORMA DE ESPUMA E ESCORREU PARA FORA DA VASILHA, ENCHENDO O TUBO QUE SANDRO SEGURAVA.
   – PUXA! PARECE UMA MISTURA DE VITAMINA DE FRUTAS… E TEM UM CHEIRINHO BOM. VEJA!
   ALEXANDRE, MAIS QUE DEPRESSA, PEGOU O TUBO NA MÃO DE SANDRO, CHEIROU O LÍQUIDO E BEBEU UM POUCO.
   – XANDE, QUE LOUCURA! NÃO FAÇA ISSO!
   FOI, ENTÃO, QUE ACONTECEU O INESPERADO. EM POUCO TEMPO O MENINO FOI FICANDO ROXO E COMEÇOU A DESAPARECER.
   PRIMEIRAMENTE SUMIU A ROUPA, DEPOIS, A PELE, SUMIRAM OS MÚSCULOS E DEU PARA VER TODO O INTERIOR DO CORPO DE XANDE.
   TODOS FICARAM AMEDRONTADOS, MAS DEPOIS FORMA-SE ACOSTUMANDO COM AQUELA CENA. ACHAVAM INCRÍVEL VER TODOS OS ÓRGÃOS DELE FUNCIONANDO. O CORAÇÃO BATENDO, BOMBEANDO O SANGUE PARA AS DIVERSAS PARTES DO CORPO, O PULMÃO SE MOVIMENTANDO, AS ARTICULAÇÕES SE DOBRANDO… E O MAIS INTERESSANTE ERA VER O LÍQUIDO QUE XANDE TINHA TOMADO SENDO REVIRADO DENTRO DO ESTÔMAGO E MISTURADO COM OUTROS LÍQUIDOS.
   E OS OSSOS? COMO A LÂMPADA DO SÓTÃO ERA FLUORESCENTE, OS OSSOS DO XANDE ESTAVAM ESVERDEADOS. DAVA PARA VER DIREITINHO OS OSSOS LONGOS, CURTOS E CHATOS.
   RAMIRO ESTAVA IMPRESSIONADO COM OS MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS DO ESTÔMAGO. ESTAVA DE BOCA ABERTA COM TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO. APROXIMOU-SE DE XANDE PARA VER MELHOR. NÃO RESISTIU E ENCOSTOU O DEDO NO FÍGADO DO COLEGA.
   E TUDO MUDOU DEPOIS DISSO. O LÍQUIDO QUE ESTAVA NO ESTÔMAGO DESCEU PARA O INTESTINO DELGADO E PASSOU PARA O INTESTINO GROSSO, ATÉ SAIR TODO DO ORGANISMO.
   E XANDE VOLTOU AO NORMAL: APARECERAM OS MÚSCULOS E A PELE. VESTIU A ROUPA QUE ESTAVA DESAPARECIDA E, JUNTAMENTE COM SEUS COLEGAS, TRATOU DE SAIR CORRENDO DO LABORATÓRIO DO SÓTÃO.
GRAÇA BATITUCI

COMPREENSÃO DE TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
 

2) QUEM É O AUTOR?
R.:
 

3) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
 

4) QUANTAS E QUAIS SÃO AS CRIANÇAS QUE PARTICIPAM DA HISTÓRIA?
R.:
 

5) ONDE AS CRIANÇAS COSTUMAVAM BRINCAR?
R.:
 

6) COMO FICOU O LIQUIDO QUE SE FORMOU DA EXPERIÊNCIA?
R.: 


7) O QUE XANDE FEZ?
R.:

8) QUAL FOI O RESULTADO DA ATITUDE DE XANDE?
R.:

9) ESCREVA OS SINÔNIMOS DAS PALAVRAS ABAIXO:

  1. RÁPIDO = ______________________
  2. VELHA = _______________________
  3. SUMIR = _______________________
  4. INACREDITÁVEL = ______________
  5. ODOR = _______________________
  6. DIVERSOS =  ___________________
  7. CONSTANTEMENTE = ___________
  8. MEXENDO = ____________________
  9. TEMEROSO = __________________
  10. IMPREVISTO = __________________


10)  FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.

http://www.acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-laboratorio-do-sotao-4o-ou-5o-ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário