quarta-feira, 20 de maio de 2015

Contos de assombração para crianças

Contos de assombração para crianças

Como é surpreendente o universo infantil!
Como sabem, leio todos os dias para meus alunos. Eles agora inventam até histórias para eu contar nas leiturinhas compartilhadas. Acreditem, eles até ilustram o texto deles, como os ilustradores profissionais da área fazem. E quando chega a hora de falar sobre a biografia do autor (no caso deles), é pura alegria. 
O fato é que na semana passada me pediram para contar histórias de terror. Segundo a maioria, eles querem sentir aquele medinho ou friozinho na barriga. 
Por essa razão, pelo bem de todos os meus aluninhos e felicidade geral da sala de aula, disse-lhes que contaria. 
Não vai dar para esperar até o Hallowen, afinal , como toda professora, preciso aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem das minhas fofurinhas. Ainda mais com um tema partindo do interesse deles. 
As construções deles ao longo das atividades que organizei serão postadas aqui aos poucos. O princípio deixarei disponível para quem quiser me acompanhar a mais essa notável jornada em busca pelo conhecimento. Serão tarefas simples, mas que contemplarão o que preciso ensiná-los no momento.
Adaptarei o trabalho para minhas turmas de 1º e 2º anos.
Então, vamos lá!

Ah! Não esqueça! Se copiar dê os devidos créditos! Todas as referências que utilizei também estarão disponíveis aqui. Se possível, deixe seu comentário. Vou adorar lê-lo.

1 - Tema: Contos de Assombração.

2 - Público alvo: alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

3 - Duração: 1 a 2 semanas.

4 - Justificativa:
Criança que é criança gosta de diversão, de curtir os amigos e também de conhecer algumas coisinhas. A curiosidade é o que nos move. E como somos curiosos. Desfrutar dessa curiosidade é simplesmente fascinante, desde que não prejudique ninguém. Histórias de terror sempre foram motivo de curiosidade. Sentir medo, suspense e o coraçãozinho batendo mais forte aumentam a adrenalina. Crianças gostam disso. Algumas são mais tímidas, mas não deixam de ser curiosas por isso. Viajar pela imaginação, criatividade e fantasia é o que se espera neste trabalho voltado para os contos de assombração. Desde já, informo que não precisa ter muito medo, só um pouquinho de medinho. A diversão começa agora com muito encanto e mistério.

5 - Objetivo Geral:
  • Despertar nos alunos o gosto pela leitura através dos gêneros textuais: contos de assombração e parlendas.


6 - Objetivos específicos:
  • Desenvolver a imaginação, criatividade e fantasia.
  • Explorar a oralidade.
  • Desenvolver a leitura e a escrita.
  • Elaborar estratégias na resolução de problemas.
  • Reconhecer contos de assombração e parlendas.



7 - Conteúdos:
  • Leitura e escrita.
  • Produção de textos.
  • Contos e parlendas.
  • Resolução de problemas.


8 - Desenvolvimento:

  • Leitura compartilhada. Deverão acontecer todos os dias. Utilização de contos ou parlendas.
  • Estudos relacionados as características dos contos de assombração e parlendas.
  • Atividades de leitura e escrita permanentes.
  • Confecção dos jogos de memória e tabuleiro.
  • Pintura de fantasminhas no formato de pequenos quadros.
  • Produção de frases e pequenos textos.
  • Sessões de cineminha.
  • Confecção de livrinho de contos de assombração criados pelos próprios alunos.


Observações: 
Os planos de aula serão feitos dia-a-dia. Seguindo a ordem da rotina em sala de aula:
  • Leitura compartilhada.
  • Dever de casa.
  • Atividades de leitura e escrita.
  • Atividade artística ou joguinho.
  • Revisão.

Um dia na semana, será dedicado ao cineminha.

9 - Metodologia:
Aulas práticas e dialogadas, de leitura e escrita permanentes.

10 - Recursos:
CDs com áudio histórias contadas por mim.
DVDs dos filmes: Hotel Transilvânia e Mansão Mal-Assombrada.
Rádios, televisão e aparelhos de vídeo.
Data Show.
Papéis coloridos (cartolinas dupla face).
Folhas A4 brancas e coloridas.
Colas, tesouras, lápis de cor, tinta guache.

11 - Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados.

12 - Avaliação:
A avaliação se dará através de observações do desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Participação, interesse e dedicação são essenciais ao processo avaliativo.

Algumas atividades a serem utilizadas neste trabalho:







Esta folha abaixo encontrei no endereço: http://www.archjrc.com/childsplace/images/sudokuhalloween.gif

 Esta brincadeira de tabuleiro encontrei no endereço: 


Este livro apresenta importantes trabalhinhos que podemos fazer em sala de aula.  
Especifiquei abaixo as páginas que utilizarei.





Para as leituras compartilhadas a sugestão literária é:




Também farei cineminha sobre o tema. As atividades sobre os filmes sugeridos abaixo se encontrarão posteriormente em outra postagem.


No site: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-hotel-transilvania-dublado-online.html é possível assistir o filme dublado e completo. 
Aliás, utilizo sempre esse site , pois gosto muito de filmes e seriados. 
Neste caso a página apresenta opções de seleção do player desejado para assistir. Utilizei o PUL LOCKER, depois é só clicar em (close ad and watch as free user) e ampliar a tela para curtir o filme ou conectá-lo a tv com USB. Não dá para usar a função baixar filme neste site. Ok?


Infelizmente ainda não encontrei esse filme para ser assistido online. Continuo pesquisando, não desisto assim tão fácil.

Segue um vídeo da Xuxa com a música Tumbalacatumba. Na verdade utilizo a música cantada por Bia Bedran. A música é a mesma, o que muda é a melodia e o nome. Cantada por Bia se chama "Rock das Caveiras".



Ei! Entra nesse endereço abaixo e veja que legal! Pode até ser usado para as crianças produzirem textos. É bem divertido e acho que vocês gostarão. Depois me conta, viu?

http://ak.imgag.com/imgag/product/preview/flash/bws8Shell.swf?ihost=http://ak.imgag.com/imgag&brandldrPath=/product/full/el/&cardNum=/product/full/ap/3125133/gra

Nenhum comentário:

Postar um comentário