Caso é válido para eleitores com três faltas consecutivas em turnos.
Apenas 1,8% dos eleitores faltantes já regularizaram a situação em 2015.
Em Santa Catarina, mais de 54 mil eleitores precisam comparecer à Justiça Eleitoral para não perder seu título de eleitor. Considerados faltantes, pois não votaram em três turnos de eleições, estas pessoas têm até 4 de maio pare regularizar a situação.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), apenas 1,864% dos eleitores faltantes já regularizaram a situação em 2015, o equivalente a 1.030 pessoas. Quem não sabe se está nesta situação, o TRE disponibiliza uma lista de situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para regularizar a situação, é preciso comparecer a cartórios eleitorais. A justificativa também pode ser feita por terceiros, desde que esteja com cópias dos documentos do eleitor. Os documentos necessários para apresentação são dentidade oficial com foto (RG, CNH e CTPS) e comprovante de domicílio.
Maiores de 70 anos, menores de 18 anos e analfabetos não se enquadram entre aqueles que podem ter o título cancelado, pois os votos destas faixas são facultativos.
Com o título cancelado, a pessoa não pode concorrer a concurso público, receber pagamento caso seja funcionário público, solicitar empréstimo, obter passaporte, renovar matrícula em instituição pública de ensino, quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário