Períodos de festa, como o Carnaval, reforçam a preocupação com o índice
O consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval faz com que soe o alerta do perigo no tränsito. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostra que cerca de um quarto dos motoristas brasileiros dirige após consumir álcool, desobedecendo a lei e colocando vidas em risco.
De acordo com o levantamento, 24,3% dos condutores afirmam que assumem a direção do veículo após terem consumido bebida alcoólica. Em território brasileiro, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. No ano passado, foram registradas 172.780 mil internações relacionadas a acidentes envolvendo veículos.
Quanto maior é o consumo, maiores são os riscos — e o brasileiro, conforme a pesquisa, costuma exagerar. Do total de entrevistados, 13,7% beberam álcool de forma abusiva nos últimos 30 dias (o que representa a ingestão de quatro ou mais doses para mulheres ou cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião). Entre os homens, o índice é de 21,6%, enquanto a proporção para as mulheres é 6,6%.
A PNS foi realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre julho de 2013 e fevereiro de 2014.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário