RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Leve seus alunos para o pátio. Explique para a turma que a aula será uma descoberta de brincadeiras cantadas, isto é, brincadeiras que tenham musicam. Deixe que cada aluno de a sua sugestão de brincadeiras que usam musica. De também algumas dicas, sugerindo brincadeiras tradicionais como Ciranda, cirandinha e outras que você conheça. Brinque com as crianças com algumas brincadeiras cantadas sugeridas.
Após todos satisfeitos de brincar e cantar retorne para sala e registre em cartaz os títulos das musicas e brincadeiras que foram feitas no pátio. Neste momento faca o registro com a participação dos alunos. Estimule que a turma va falando as letras necessárias para a escrita das palavras do titulo.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Após a escrita, faca uma leitura de todos os títulos. Peca que cada criança leia um titulo, de forma a garantir a participação de todos. O trabalho de leitura de pequenas sentenças, como no caso dos títulos das musicas, ajuda no inicio do processo da leitura, onde o aluno por conhecer o que está escrito sente-se mais confiante para fazer inferência e arriscar-se.
Ditado cantado: Informe aos alunos que eles faraó um ditado diferente, você cantará e dará dicas da palavra em seguida eles procuram na lista e circulam a palavra. Entregue uma folha para cada criança com uma lista de palavras: BORBOLETINHA, COZINHA, CHOCOLATE, MADRINHA, PERNA, PAU, OLHO, VIDRO, NARIZ (palavras registradas uma embaixo da outra).
Antes de dar as dicas das palavras, cante: CIRANDA, CIRANDINHA VAMOS TODOS CIRCULAR, A PALAVRA DESTA LISTA UMA DICA EU VOU DAR. (ritmo da musica Ciranda, cirandinha) Falar uma dica da palavra que devera ser circulada pelos alunos.
Exemplo de dicas: e uma palavra que termina igual a palavra cirandinha e tem 12 letras. E uma palavra que rima com palavra farinha, inicia com a mesma letra da palavra bola. Abrimos a boca 5 vezes para falar esta palavra. Após informar algumas dicas os alunos circulam a palavra. (Desta lista dite apenas 5 palavras). No final registre no quadro as 5 palavras ditadas e faca coletivamente a analise linguística: quantas letras, quantas silabas, inicia com que letra, com que letra termina, etc.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Construa coletivamente no quadro, um acróstico com a palavra BORBOLETINHA, formando novas palavras a partir das letras que compõem a palavra sugerida. Esta atividade tem a participação ativa das crianças na escolha e construção das novas palavras. Para cada palavra construída, a professora pergunta: quantas silabas? Qual a ordem das letras nesta palavra? Qual a silaba final?Etc. Os alunos não precisam registrar no caderno. (Se o professor preferir que os alunos registrem, tem um modelo de atividade em anexo).
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: solicitar aos alunos que falem palavras que rimem com a palavra BORBOLETINHA, coletivamente escolham duas palavras e solicite a turma que construa com o alfabeto móvel as palavras escolhidas.
1ª SEMANA /2º DIA: ____/_____/______
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de contos clássicos
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Converse com os alunos sobre as brincadeiras cantadas do dia anterior. Informe que você trouxe uma musica usada em uma brincadeira muito popular. Disponha os alunos em circulo, ponha o CD com a música Borboletinha e comecem a cantar e brincar batendo nas mãos até ficar a ultima criança. (a brincadeira termina).
Apresente o cartaz com a letra da musica, faca a leitura cantada e depois coletivamente a leitura ajustada ao texto, apontando palavra por palavra. (fazendo analise estrutural de algumas palavras).
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Solicite que os alunos digam algumas palavras que comecem com a mesma letra de Borboletinha. Registre no quadro. Leia as palavras e peca os alunos para lerem também. Sempre fazendo a análise linguística das palavras: quantidade de letras, letra inicial, letra final, silaba inicial, outras palavras iniciadas com a mesma silaba, palavras que rimam, vogais que formam as palavras, quantidade de silabas das palavras, etc.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Informe aos alunos que nesta atividade estão faltando algumas palavras da musica lida anteriormente. Solicite que preencham os espaços com as letras correspondentes as palavras que completam a musica. Para alunos nos níveis pré-silábico e silábico quantitativo, oferecer o banco de palavras.
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA TA NA __ __ __ __ __ __ __
FAZENDO CHOCOLATE PARA A __ __ __ __ __ __ __ __
POTI, __ __ __ __
PERNA DE PAU OLHO DE __ __ __ __ __
E __ __ __ __ __ DE PICA-PAU, PAU, PAU.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: pedir que cada aluno individualmente, escreva uma lista com o nome de 5 doces preferidos. Essa atividade tem o objetivo de possibilitar que os alunos pensem em como vão escrever utilizando os conhecimentos que dispõem conforme a hipótese de escrita em que estão no momento.
1ª SEMANA /3º DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de contos Acumulativos. Ex: A casa sonolenta etc.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Dança das cadeiras rimadas: cadeiras em circulo ponha o CD com a música Borboletinha, os alunos circulam as cadeiras cantando a musica, ao som das palmas do professor os alunos devem sentar-se na cadeira. O aluno que não conseguir sentar tem que rimar uma palavra dita pela professora. Usar o campo semântico de doces e animais. Ex: doce que rima com Pele. Doce que rima com marinheiro. Animal que rima com cadeia, avião, mato, etc.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: apresente o cartaz com a letra da musica Borboletinha e faca primeiro a leitura ajustada ao texto, de forma coletiva. Em seguida promova com a turma a leitura jogralizada, solicitando que os meninos leiam a primeira frase e as meninas leiam a segunda frase e assim sucessivamente. Em seguida façam analise linguística da palavra CHOCOLATE. Quantas letras, quantas silabas, análise e síntese das silabas que compõem a palavra.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: discuta com a classe sobre os ingredientes necessários para fazer uma deliciosa bebida de chocolate. Entregue uma folha com uma lista de palavras, peca aos alunos que encontrem os ingredientes da bebida e circule-os. Após fazerem a identificação das palavras os alunos escrevem uma lista de ingredientes, usando as palavras encontradas. No momento da correção da atividade, a análise estrutural das palavras deve ser feita.
Sugestão de palavras para a lista de ingredientes: ovos, açúcar, manteiga, leite, arroz, chocolate, fermento. (Estas palavras devem estar escritas respeitando a estrutura das listas, uma palavra embaixo da outra).
Na mesma folha da atividade sugerida anteriormente, proponha uma atividade para os alunos Identificarem e registrarem a quantidade de palavras das frases.
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA TA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI, POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU
PAU PAU
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Solicite que os alunos observem a ilustração e construam uma frase sobre ela. Pode ser uma ilustração em forma de cartaz ou em atividade Impressa.
Atividade: DITADO CANTADO
VOCES FARÃO UM DITADO DIFERENTE. ESCUTEM AS DICAS DA PROFESSORA, EM SEGUIDA PROCUREM NA LISTA AS PALAVRAS E CIRCULE-AS.
BORBOLETINHA COZINHA CHOCOLATE MADRINHA PERNA
PAU OLHO VIDRO NARIZ
2- CONSTRUA NOVAS PALAVRAS COM AS LETRAS DA PALAVRA BORBOLETINHA:
B__________________________________
O__________________________________
R___________________________________
B___________________________________
O___________________________________
L____________________________________
E____________________________________
T____________________________________
I_____________________________________
N____________________________________
H____________________________________
A____________________________________
ESTÃO FALTANDO ALGUMAS PALAVRAS NA MÚSICA. COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE FALTAM: BORBOLETINHA
BORBOLETINHA
TA NA ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
POTI, ___ ___ ___ ___
PERNA DE PAU
OLHO DE ___ ___ ___ ___ ___
E ___ ___ ___ ___ ___ DE PICA-PAU, PAU, PAU.
ESCREVA UMA LISTA COM O NOME DE 5 DOCES PREFERIDOS:
VAMOS ORGANIZAR UMA LISTA DE INGREDIENTES PARA FAZER UMA BEBIDA DE CHOCOLATE. ENCONTRE OS INGREDIENTES NA LISTA CIRCULE-OS E REGISTRE NO LOCAL INDICADO:
INGREDIENTES
OVOS
AÇÚCAR
MANTEIGA
LEITE
ARROZ
CHOCOLATE
FERMENTO
LEIA A LETRA DA MÚSICA E REGISTRE A QUANTIDADE DE PALAVRAS DE CADA FRASE:
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA
TA NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI, POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU
PAU PAU
OBSERVE A ILUSTRACÃO E CONSTRUA UMA FRASE SOBRE ELA.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
1a SEMANA /4o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de texto informativo sobre a vida dos anfíbios
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: apresentar o áudio com a música sapo jururu e cantar com as crianças algumas vezes para que elas aprendam a letra da musica. O (A) professor (a) terá com os alunos um dialogo. Para isso, perguntara, escutara respostas, continuara falando e perguntando:
A música "Sapo Jururu" fala sobre um sapo. Quem aqui já viu um sapo? Sabem, ele e um anfíbio (mora na terra e na água). Por que será que ele vive na terra e na água? Sim, ele procura alimento na terra e na água. Poe ovos na água, onde os ovos se tornam girinos.Qual o nome do sapo desta cantiga? Por que ele esta na beira do rio se esta fazendo frio?Quem já viu um girino? (girino e o nome do sapo ainda pequenino) Onde esta sua mulher?Quem pode me dizer como se escreve a palavra sapo e a palavra Jururu?
Peça às crianças que digam as possíveis letras usadas para escrever estas palavras. Escreva no quadro as palavras uma a uma, destacando o som de cada silaba. Se forem sugeridas letras incorretas, e bom que mesmo assim as escreva e explique qual o som que esta letra formara ex: se ao invés de Jururu a criança disser s no lugar do J, escreva sururu e pronuncie o som formado com as letras s + u. Compare com a grafia correta, sempre apontando para a grafia enquanto pronuncia o som.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Faça pequenas placas com as silabas das palavras encontradas na musica e peça as crianças que façam a leitura coletivamente.
Ex: OBS: DEVE-SE ESCOLHER VARIAS PALAVRAS DA MUSICA PARA CONFECÇÃO DAS PLACAS.
Ajude as crianças a ler as silabas e formar cada palavra sempre lendo em voz alta e pedindo as crianças que repitam o som de cada silaba e as letras que usadas para forma-las.
Junte as placas e peça as crianças que leiam novamente a palavra formada. Conte a quantidade de letras e silabas de cada palavra.
SA
PO
JU
RU
RU
SA
PO
JU
RU
RU
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Solicitar aos alunos que escrevam palavras com as silabas abaixo. Informe que podem usar esta silaba no começo, no meio ou no final da palavra escolhida.
SA SAPATO
PO _________________________________
CA ________________________________
TO _________________________________
JU _________________________________
RU _________________________________
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Escreva palavras da musica ouvida pelos alunos, solicite que escrevam na linha da frente uma palavra que rime com esta, ou seja, tenha o mesmo som no final.
Palavra que rima com:
Sapo __________________________________
Jururu __________________________________
Casamento __________________________________
1a SEMANA / 5o DIA ____/_____/______
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de contos clássicos: a princesa e o sapo
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: apresentar o áudio com a música sapo jururu e cantar com as crianças. Depois apresente o cartaz com a letra da musica e informe os alunos que irão fazer uma leitura coletiva do texto. Leia com os alunos apontando palavra por palavra do texto (leitura ajustada ao texto). Fazer analise estrutural da palavra: quantidade de palavras das frases do texto, quantidade de silabas das palavras: sapo, Jururu, rio, maninha. Solicitar aos alunos que falem palavras que iniciem com a silaba (SA) e palavras iniciadas com a silaba (PO ). Vá registrando no quadro as palavras que os alunos ditarem e realize análise e síntese de cada palavra.
Ex: S A P O (analise individualmente cada letra que forma a palavra)
SA PO (analise a formação de cada sílaba da palavra)
SAPO (junte as sílabas, forme a palavra e leia com a turma).
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: jogo Ping- Pong (dividir os alunos em dois grupos. O (A ) professor (a ) estipula alguns desafios usando as palavras do texto: palavras com 4 letras, duas silabas, palavra que termina com a letra o, etc. Passando esta etapa, de um novo desafio: palavras iniciadas com a silaba SA, as duplas vão falando uma de cada vez, perde o jogo o grupo que não tiver mais repertorio de palavras. Finalmente solicitar aos alunos que escolham duas palavras ditadas no jogo e montem com o alfabeto móvel.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
MANINHA
MANINHA
M__NINHA
MA__INHA
MAN__NHA
MANINH___
MA______NHA
____NINHA
MANI_____NHA
_____NI______
Atividade: solicitar aos alunos que completem as palavras com as letras e as silabas que estão faltando.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Solicitar aos alunos que pensem e escrevam um novo titulo para a cantiga de roda lida no inicio da aula. Após o registro escrito peca que leiam suas produções.
HORA DA ATIVIDADE
1-ESCREVA PALAVRAS COM AS SÍLABAS ABAIXO. VOCÊ PODE USAR ESTA SÍLABA NO COMEÇO, NO MEIO OU NO FINAL DA PALAVRA ESCOLHIDA.
SA
SAPATO
PO
JU
RU
CA
TO
2- VAMOS BRINCAR DE RIMAR. ESCREVA PALAVRAS QUE RIMEM...
SAPO
JURURU
CASAMENTO
MANINHA
RENDINHA
MANINHA
3- COMPLETEM AS PALAVRAS COM AS LETRAS E AS SÍLABAS QUE ESTÃO FALTANDO
4-VAMOS FAZER UMA LEITURA COLETIVA DA MÚSICA
SAPO JURURU
SAPO JURURU
NA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA,
MANINHA É QUE TÁ COM FRIO
A MULHER DO SAPO,
TAMBÉM TA LA DENTRO
FAZENDO RENDINHA, O MANINHA,
PRO SEU CASAMENTO
SAPO JURURU NA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA O, MANINHA
É QUE TA COM FRIO.
5-LEIA AS PALAVRAS DO QUADRO E RESPONDA O QUE SE PEDE:
Palavra
Quantidade de letras
Quantidade de sílabas
Número de vogais
Palavra que rima
SAPO
JURURU
RENDINHA
RIO
6- PENSE E REGISTRE UM NOVO TÍTULO PARA A CANTIGA DE RODA LIDA NO INÍCIO DA ATIVIDADE. APÓS O REGISTRO ESCRITO LEIA PARA SUA PROFESSORA E SEUS COLEGAS SUA PRODUÇÃO.
CURIOSIDADES SOBRE O SAPO
O que você pensa quando vê um sapo? Você imagina uma criatura verde, pequena, mal cheirosa, sentada na lama? A maioria das pessoas imagina e é por isso que os sapos se tornaram animais indesejados para muita gente. Mas isso esta muito longe de ser verdade. Sapos são animais fascinantes, que vivem em muitos lugares, inclusive no deserto! Lendo estas paginas você vai ficar sabendo de muitas coisas interessantes que os sapos fazem. Quando você aprender mais sobre esses animais, vai concordar com a gente: sapos são um barato! Sapos fazem parte de um grande grupo de animais chamados ANFIBIOS. Os anfíbios passam uma parte de suas vidas vivendo na água e outra parte na terra. Sapos adultos respiram como a gente, pelos pulmões. Antes de um sapo se tornar adulto ele e chamado de girino. Girinos vivem na água e respiram por guelras, como os peixes. Sapos comem insetos como moscas e mosquitos, mas também comem peixinhos pequenos, pássaros e alguns comem outros sapos! Sapos não bebem água como os humanos. Em vez disso, eles absorvem líquidos pela pele. Por isso eles sempre estão perto de riachos. Quando eles estão longe dos rios absorvem água da própria urina, que fica armazenada na bexiga deles! Assim como as cobras, existe um tipo de sapo que troca de pele. Isso e chamado de muda. Primeiro o sapo arqueia suas costas ate fazer um corte na pele. Com o pé dianteiro ele puxa a pele morta que sai inteira numa só peca e a come! Sapos ouvem tanto quanto a gente, com a diferença que o tímpano deles fica do lado de fora do ouvido. Sapos são animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura de seus corpos muda com a temperatura ambiente. Quando o inverno chega, muitos sapos hibernam. Hibernação e como tirar um longo cochilo. Quando um animal hiberna, o coração bate devagar e a respiração também e muito lenta, por isso a temperatura do corpo baixa. O corpo se alimenta de gordura armazenada, ate que o tempo fique quente outra vez. Sapos machos coaxam para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Alguns sapos conseguem coaxar mesmo estando debaixo d’água! Sapos tem um saco vocal e quando eles querem coaxar bem alto, enchem esse saco de ar! Os sapos podem viver por 40 anos.
Conto infantil: "A princesa e o sapo"
Era uma vez uma bondosa princesa muito bonita que vivia num reino muito distante.
Um dia, sem querer, a princesa deixou cair uma bola dentro de um lago. Pensando que a bola estivesse perdida, começou a chorar.
-Princesa, não chore. Vou devolver a bola para você. - disse um sapo.
-Pode fazer isso? - perguntou a princesa.
-Claro, mas, só farei em troca de um beijo.
A princesa concordou. Então, o sapo apanhou a bola, levou-a até os pés da princesa e ficou esperando o beijo. Mas a princesa pegou a bola e correu para o castelo.
O sapo gritou: - Princesa, deve cumprir a sua palavra!
O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar. Quando ia comer, lá estava o sapo pedindo a sua comida.
O rei, vendo sua filha emagrecer, ordenou que pegassem o sapo e o levassem de volta ao lago. Antes que o pegassem, o sapo disse ao rei:
- O, Rei, só estou cobrando uma promessa.
-Do que esta falando, sapo? Disse o rei, bravo.
-A princesa prometeu dar-me um beijo depois que eu recuperasse uma bola perdida no lago.
O rei, então, mandou chamar a filha. O rei falou à filha que uma promessa real deveria ser cumprida. Arrependida, a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir a palavra dada ao sapo. A princesa fechou os olhos e deu um beijo no sapo, que logo pulou ao chão.
Diante dos olhos de todos ,o sapo se transformou em um belo rapaz com roupas de príncipe. Ele contou que uma bruxa o havia transformado em sapo e somente o beijo de uma donzela acabaria com o feitiço. Assim, ele se apaixonou pela princesa e a pediu em casamento. A princesa aceitou. Fizeram uma grande festa de casamento, que durou uma semana inteira. A princesa e o príncipe juntaram dois reinos e foram felizes para sempre.
Conto Acumulativo: A história da pimenta
Uma velha vendeu pimenta a um homem e o homem não quis pagar. Foi dar parte ao rei:
- Rei, prenda o homem que não que pagar minha pimenta.
O rei disse que o homem não lhe fazia mal. Foi dar parte a rainha: - Rainha prenda o rei que o rei não quer prender o homem, que não quer pagar minha pimenta. A rainha disse que o rei não lhe fazia mal. Foi dar parte para o rato: - Rato, pique a saia da rainha, que a rainha não quer prender o rei, o rei não quer prender o homem, o homem não quer pagar minha pimenta. O rato disse que a rainha não lhe fazia mal. Foi dar parte para o gato: - Gato coma o rato, que não quer picar a saia da rainha, que não quer prender o rei que não quer prender o homem que não quer pagar minha pimenta. O gato disse que o rato não lhe fazia mal. Foi dar parte para o fogo: - Fogo queime o gato, que o gato não quer comer o rato, o rato não quer picar a saia da rainha, a rainha não quer prender o rei, o rei não quer prender o homem, o homem não quer pagar minha pimenta. O fogo disse que o gato não lhe fazia mal. Foi dar parte para a água: - Água apague o fogo, que o fogo não quer queimar o gato, o gato não quer comer o rato, o rato não quer picar a saia da rainha, a rainha não quer prender o rei, o rei não quer prender o homem, que o homem não quer pagar minha pimenta. A água disse que o fogo não lhe fazia mal. Foi dar parte para o boi: - Boi beba a água que a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar o gato, o gato não quer comer o rato, o rato não quer picar a saia da rainha, a rainha não quer prender o rei, o rei não quer prender o homem, o homem não quer pagar minha pimenta. O boi disse que a água não lhe fazia mal. Foi dar parte para a onça: - Onça coma o boi, que o boi não quer beber a água, a água não quer apagar o fogo, o fogo não quer queimar o gato, o gato não quer comer o rato, o rato não quer picar a saia da rainha, a rainha não quer prender o rei, o rei não quer prender o homem, que o homem não quer pagar minha pimenta. A onça disse que o boi não lhe fazia mal. Foi dar parte ao cachorro. O cachorro disse que ia comer a onça, a onça disse:- não me coma que eu vou comer o boi. O boi disse:- não me coma que eu vou beber a água. A água disse: - não me beba que eu vou apagar o fogo. O fogo disse:- não me apague que eu vou queimar o gato. O gato disse:- não me queime que eu vou pegar o rato. O rato disse:- não me pegue que eu vou picar a saia da rainha. A rainha disse:- não me pique minha saia que eu vou prender o rei. O rei disse:- não me prenda que eu vou prender o homem. O homem disse:- não me prenda que eu vou pagar a pimenta.
(Local: Corujas, município de Iguape; Época: 1952; Informante: João Vitor Dias; registro: Rossini Tavares de Lima).
"Contos acumulativos: A história da pimenta". A Gazeta. São Paulo, 25 de outubro de 1958.
2a SEMANA /1o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Fazer a leitura de um texto informativo sobre o bicho- preguiça.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: O educador iniciara falando que conhecemos hoje algumas informações sobre o bicho-preguiça. Possíveis intervenções: Por que será que este animal tem este nome? O que significa dizer que alguém esta com preguiça? Onde podemos procurar o significado desta palavra? Em qual letra vou procura-la? Qual a letra que vem antes desta na ordem alfabética? E depois?
O educador convidara uma criança para procurar a seção da letra P no dicionário e fará a leitura do significado da palavra. (se houver alguma criança na turma que já consiga ler pode chamar esta criança para que faca a leitura). O educador pode aproveitar para falar sobre o uso e função deste tipo de portador textual (dicionário).
Em seguida, a educadora informara que trouxe uma musica que se chama “Sai preguiça”. Primeiro, apresentará a letra no cartaz e fará a leitura apontando cada palavra no texto. Após este momento, colocará a música no CD para que as crianças cantem e dancem. Pode fazer uma brincadeira no refrão, onde as crianças podem cantar de forma alternada: as meninas cantam uma estrofe do refrão e os meninos outra.
Por exemplo: Meninas: Sai preguiça vai te catar! Meninos: Sai preguiça aqui não tem lugar! Meninas: Sai preguiça comigo não tem vez! Meninos: Sai preguiça vai pegar outro freguês! O restante pode cantar todos juntos.
SAI PREGUIÇA ( PALAVRA CANTADA)
A DANADA DA PREGUIÇA PODE SER UMA DOENCINHA
QUE PEGA NOS ADULTOS E TAMBEM NAS CRIANCINHAS
DÁ UMA MOLEZA SÓ QUERENDO ESPRIGUIÇAR
SÓ DE FALAR NELA DÁ VONTADE DE DEITAR
refrão
SAI PREGUIÇA VAI TE CATAR
SAI PREGUIÇA AQUI NÃO TEM LUGAR
SAI PREGUIÇA COMIGO NÃO TEM VEZ
SAI PREGUIÇA VAI PEGAR OUTRO FREGUÊS
TIC TIC TIC TIC TIC TIC TAH
SAI PREGUIÇA EU PRECISO TRABALHAR (ESTUDAR)
TIC TIC TIC TIC TIC TIC TAH
SAI PREGUIÇA EU PRECISO TRABALHAR (ESTUDAR)
SAI PREGUIÇA!!!!!!!
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Propor um desafio às crianças: dividir a turma em dois grupos e cada grupo, na sua vez, terá que dizer uma palavra que comece com a silaba inicial da palavra PREGUICA. Antes de começar o desafio convidar uma crianca para ir ao quadro e escrever a palavra. Depois, circulara a silaba inicial desta palavra. Possíveis intervenções: Quantos sons tem esta palavra? Qual o primeiro som? Tem quantas letras este som? E o segundo som? E o terceiro? Todas as sílabas tem a mesma quantidade de letras? Se tirarmos a letra R da primeira silaba como ficara o som desta silaba?
Após este momento, iniciar o desafio. A educadora ira anotando no quadro cada palavra dita pelo grupo. Ganha, o grupo que falar o maior número de palavras.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: O educador fará a leitura das palavras do jogo da atividade anterior de forma coletiva com os alunos. Depois, ira propor apagarmos a letra R para lermos as palavras sem esta letra. Possíveis intervenções: Muda o som? Posso escrever esta palavra sem esta letra? Por quê?
Em seguida, propor trocar a ordem das letras, colocando o R na frente da consoante que vem antes dele. Possíveis intervenções: E agora podemos ler? Por quê? Podemos mudar a ordem das letras?
Depois, propor mudar a vogal (E) por outras vogais. Possíveis intervenções: Mudou o som? Por quê?
DESAFIO PARA OS NÃO ALFABÉTICOS
Os educandos receberão uma folha com a atividade (ou copiarão a atividade no caderno) contendo quatro palavras faltando a letra R. Os educandos farão a leitura da palavra sem a letra R, depois farão a leitura da palavra com a letra R. Depois circularão a primeira silaba, escreverão a letra inicial e final, assim como, o numero de silabas que tem cada palavra.
ESCREVA A LETRA QUE ESTA FALTANDO NAS PALAVRAS. EM SEGUIDA, PREENCHA O QUADRO.
PALAVRA
LETRA INICIAL
LETRA FINAL
NUMERO DE SILABAS
P ______ EGO
P ______ EGADOR
P_____ EGUICOSO
P______ESENTE
DESAFIO PARA OS ALFABÉTICOS:
As crianças receberão uma folha com imagens que tenham nomes correspondentes começados com a sílaba PRE. As crianças terão que escolher a palavra adequada no banco de palavras, escrevê-la colocando cada silaba em um tracinho. Em seguida, terão que pintar a primeira silaba das palavras. Atenção! Ha palavras intrusas no meio das palavras correspondentes.
AGORA VOCE SERÁ O DETETIVE, POR ISSO ENCONTRE NO BANCO DE PALAVRAS O NOME CORRESPONDENTE DAS FIGURAS E ESCREVA EM CADA TRACINHO UMA SILABA DA PALAVRA. EM SEGUIDA, PINTE A PRIMEIRA SILABA.
______ _______ _______ ________ ________ _______
_______ ________ ________ ________ __________ _________
PRESILHA PRESENTE PREGADOR PREGUIÇA PRESSA PRETO
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Propor que as crianças escrevam três palavras que comecem com a sílaba PR+ qualquer outra vogal diferente de E.
2ª SEMANA/2º DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de um texto informativo sobre a importância do sono da Revista Ciência Hoje (PNBE periódicos 2012). Titulo do texto: Dormir para aprender de Sylvia Joffily, Hegle Dias e Nathalia Monteiro Andraus.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Colocar no CD a musica do grupo Palavra Cantada que conhecemos no dia anterior e propor que cantem e dancem livremente. Em seguida, propor a brincadeira de completar a musica: organizar as crianças em circulo, colocar uma garrafa pet no centro do circulo, girar a garrafa e a pessoa que estiver na direção de quem ela parar, terá que completar a musica. A professora coloca a musica no CD e desliga em um determinado ponto e a criança terá que continuar.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Apresentar o cartaz com a letra da musica. O educador ira apontando cada palavra e as crianças farão a leitura tentando identificar as palavras que rimem. Perguntar as crianças como identificamos as rimas e solicitar que falem outras palavras que rimem com as duplas de palavras do texto. Informar que no dia anterior observamos a silaba inicial das palavras e que hoje vamos observar as silabas finais das palavras. Chamar a atenção das crianças para o final das palavras: doencinha, criancinhas, espreguiçar, deitar. Oralmente irão falar o pedacinho que rima nas palavras.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
DESAFIO PARA OS NÃO ALFABÉTICOS:
Atividade: Os educandos receberão uma folha com as palavras trabalhadas na atividade anterior e terão que descobrir qual e a silaba que esta faltando. Em seguida, pintarão a ultima silaba de cada palavra e observarão na ultima silaba de cada palavra quais são as letras que a compõem, observando semelhanças e diferenças.
ESTAS PALAVRAS FORAM RETIRADAS DA LETRA DA MUSICA “SAI PREGUICA”, PORÉM EM TODAS ELAS ESTÁ FALTANDO A ÚLTIMA SÍLABA. DESCUBRA NO BANCO DE SÍLABAS, A SÍLABA CORRESPONDENTE E COMPLETE AS PALAVRAS.
DO
EN
CI
CRI
AN
CI
ES
PRE
GUI
DEI
NHA
CAR
TAR
NHOS
TER
NHAS
NHO
DESAFIO PARA OS ALFABÉTICOS:
Atividade: Os educandos receberão uma folha com quadradinhos, terão que identificar quatro palavras que foram retiradas da letra da musica “Sai Preguiça” e escreverão cada palavra dividida em silabas. Em seguida, terão que observar na ultima silaba de cada palavra quais são as letras, observando semelhanças e diferenças.
ENCONTRE QUATRO PALAVRAS QUE FORAM RETIRADAS DA LETRA DA MÚSICA “SAI PREGUÇA”. EM SEGUIDA, ESCREVA-AS NOS QUADRINHOS ABAIXO DIVIDIDAS EM SÍLABAS.
DOENCINHA
PEQUENININHA
ESPREGUIÇAR
COMEÇAR
CANTAR
DEITAR
CADELINHAS
CRIANCINHAS
01
02
03
04
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Entregar a letra da musica aos educandos faltando a ultima palavra da segunda estrofe e a ultima palavra do refrão. Eles escreverão (no final da estrofe) duas palavras diferentes para dizer o que da vontade de fazer quando estão com preguiça e no final do refrão escreverão o que precisam fazer e por isso estão mandando a preguiça sair.
2ª SEMANA/3º DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de um poema (sugestão “A BAILARINA” de Cecília Meireles).
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Propor as crianças que cantem a musica do grupo Palavra cantada, fazendo algumas variações: mudando a parte que fala o que da vontade de fazer quanto estamos com preguiça e também mudando o refrão, dizendo “Sai Preguiça”, porque precisamos fazer determinada atividade, por exemplo: Eu preciso estudar, me arrumar, escrever, ler,brincar, caminhar, etc.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Relembrar com os alunos o que sao rimas. Perguntar para eles o que são rimas e se na musica “Sai Preguiça” tem rimas. Fazer a leitura coletiva do texto com os alunos. O educador ira apontando com a régua cada palavra do texto no cartaz. Em seguida, convidar uma criança para circular no cartaz duas palavras que rimem na primeira estrofe. A professora diz uma palavra da estrofe e o aluno terá que encontrar a palavra que rime com ela e circular. Depois, chamara outro aluno para encontrar na segunda estrofe e depois outro para encontrar no refrão.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
DESAFIO PARA OS NÃO ALFABÉTICOS:
Atividade: Os educandos terão que escrever a ultima silaba das palavras, usando como apoio a observação da imagem.
DESCUBRA QUAL E A SILABA QUE ESTA FALANDO NAS PALAVRAS, COMPLETE-AS CORRETAMENTE E FAÇA A LEITURA DAS PALAVRAS.
LINGUI_____
T A _ _ _ _
TRA _____
PRA _____
DESAFIO PARA OS ALFABÉTICOS:
Atividade: Os educandos receberão uma lista de palavras que terminem com a ultima silaba da palavra PREGUIÇA, porem estará faltando a primeira silaba e os alunos terão que completar a palavra com a silaba que esta faltando, utilizando como apoio as imagens. Obs.: Cada tracinho corresponde a uma letra da silaba.
AS PALAVRAS ABAIXO TERMINAM COM A MESMA ULTIMA SILABA DA PALAVRA PREGUICA, POREM ESTÁ
FALTANDO A PRIMEIRA SÍLABA. COLOQUE A SÍLABA QUE ESTÁ FALTANDO, OBSERVANDO AS IMAGENS. OBS: CADA
TRACINHO CORRESPONDE A UMA LETRA DA SILABA.
________ _______ _______ CA
_______ _______ CA
______ ______ ____ CA
______ ______ ______ GUICA
_______ ______ CA
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Fazer uma lista de palavras que rimem entre si.
2a SEMANA/4o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de um conto moderno.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: O educador fará o cartaz com as regras do jogo “Caça-rimas” e afixará em local visível na sala de aula.
Em seguida, pode chamar um aluno para que faca a leitura do texto. Aproveita para dar informações acerca do gênero textual em questão: texto instrucional. Tem como função regular o comportamento humano para realização de algum objetivo e apresenta a enumeração de passos a serem seguidos para um determinado fim.Antes de dar inicio ao jogo, o professor falara em voz alta todas as palavras representadas pelos desenhos, pois e possível que os alunos conheçam o objeto representado por outro nome e, por isso, não consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos duvidas sobre o que elas estão, de fato, representando.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: O educador organizara os grupos para dar inicio ao jogo. Ao final, de cada rodada, oralmente fará exploração acerca das rimas encontradas. Possíveis intervenções: Qual e o som final destas duas palavras? Quais letras compõem este som? O que acontece se mudarmos a ordem destas letras? E se trocarmos esta letra por esta letra como fica o som?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
DESAFIO PARA OS NÃO ALFABÉTICOS:
Atividade: cruzadinha com banco de palavras.
COMPLETE A CRUZADINHA COM PALAVRAS RETIRADAS DO JOGO”CACA-RIMAS”. PARA TANTO, OBSERVE O BANCO DE PALAVRAS.
DESAFIO PARA OS ALFABÉTICOS: Atividade: Lista de palavras utilizadas no jogo onde os educandos terão que descobrir duas palavras intrusas. Em seguida, circula-las e pintar a silaba final de todas as palavras, pintando da mesma cor as duplas de palavras que rimam.
DESCUBRA AS DUAS PALAVRAS INTRUSAS; CIRCULE-AS E DEPOIS PINTE TODAS AS SILABAS FINAIS, COLOCANDO A MESMA COR PARA CADA DUPLA DE PALAVRAS QUE RIMEM ENTRE SI.
ABELHA TESOURA BARRIGA FEIJÃO VASSOURA OVELHA DINHEIRO
CORACAO BRIGADEIRO FORMIGA TESOURA PALHAÇO PRESENTE CARRO BOLA
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Cada criança escolherá duas duplas de palavras que rimem e escrevera de acordo com as suas hipóteses de escrita no momento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização;
Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
Segmentar oralmente as silabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
Reconhecer que as silabas variam quanto as suas composições;
Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;
Comparar palavras quanto as semelhanças sonoras;
Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
REGRAS DO JOGO CAÇA-RIMAS
Meta do jogo: Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão na cartela.
Jogadores: 04 duplas ou quatro jogadores
Componentes: 04 cartelas iguais com 20 figuras e 20 fichas pequenas com uma figura em cada.
Regras: Cada jogador recebe uma cartela. As 20 fichas de figuras são distribuídas igualmente entre os jogadores. (Cinco fichas para cada jogador). Dado o sinal de inicio do jogo, cada jogador deve localizar, o mais rápido possível, na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela. O jogo e finalizado quando o primeiro jogador encontrar o par de todas as fichas que recebeu. Este jogador deve gritar”parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.
Repertorio de palavras utilizadas no jogo: avião, leão, rato, gato, faca, vaca, jarro, carro, mamadeira, cadeira, chupeta, borboleta, dinheiro, brigadeiro, garrafa, girafa, ovelha, abelha, rainha, galinha, dente, presente, piscina, buzina, vassoura, tesoura, mola, bola, tijolo, bolo, anel, pincel, barriga, formiga, roda, corda, laço, palhaço, luva, chuva,
3a SEMANA/1º DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Oralidade: Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Analise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite um conto moderno
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Apresentação em cartaz e impresso do poema “O Peru”, de Vinicius de Moraes.
O PERU
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
O PERU FOI A PASSEIO PENSANDO QUE ERA PAVÃO
TICO-TICO RIU-SE TANTO QUE MORREU DE CONGESTÃO.
O PERU DANÇA DE RODA NUMA RODA DE CARVÃO
QUANDO ACABA FICA TONTO DE QUASE CAIR NO CHÃO.
Vocês já ouviram falar sobre Vinicius de Moraes? Falar sobre o autor do poema e do seu centenário.Vocês conhecem aqui na comunidade quem escreve poemas ou gosta de recitar?Qual a diferença entre recitar e ler?Fazer um jogral com os alunos
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Explorar o poema observando: estrutura, no de versos, estrofes. Sobre o que fala o poema? O peru pertence a que espécie animal? Quais suas características?O que vocês entendem sobre os versos: O Peru foi a passeio pensando que era pavão
Por que vocês acham que o peru queria se parecer com o pavão? Alguém já viu um pavão? E um peru? Quais as diferenças e semelhanças?Quantas vezes aparece a palavra peru no texto?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade:
O PERU SE VIU UM DIA
NAS ÁGUAS DO RIBEIRÃO
FOI-SE OLHANDO
FOI DIZENDO
QUE BELEZA DE PAVÃO!
GLU! GLU! GLU!
ABRAM ALAS PRO PERU!
Não alfabéticos: troque o p por b e veja o que acontece.
Pote /bote
pato/ bato
pode/bode
papado/babado
O que aconteceu? Promover a reflexão da escrita
Alfabéticos: Leia as frases abaixo e faca as correções necessárias.
1. Chupei muitas palas de chocolate
2. A esposa do Marco Antonio chama-se Beatriz, mas o apelido dela e Pia.
3. A senhora quebrou o capo da vassoura.
4. A Professora falou que nao se bode chegar atrasado a escola.
O que aconteceu? Promover a reflexão da escrita
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade:Não alfabéticos: realizar uma cruzadinha de palavras iniciadas com p/b;
Alfabéticos: Após a resolução da cruzadinha, formar frases com as palavras.
3a SEMANA/2o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Oralidade: participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Analise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite ( escolha do professor)
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Leitura do poema ¡V O Peru de Vinicius de Moraes
Variar as formas de leitura ¡V Cada um le um verso, duplas, meninos/ meninas , outros.
Descobrir no texto palavras que rimam.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Quais palavras podem rimar com:
Carvão ____________ ________________
Peru ______________ ________________
Dia ________________ ________________
Tonto ______________ _______________
Roda _______________ _______________
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Trabalhar a consciência fônica dos alunos utilizando as palavras trabalhadas e do texto.
Quantas letras? Quantas vezes abro a boca pra falar? Qual a letra inicial? Final?
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: reescrita da estrofe que achou mais interessante ( para todos)
Alfabéticos: Observar se o aluno escreve respeitando a estrutura do texto.
3a SEMANA/3o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Oralidade: Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Analise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite - Biografia de Vinicius de Moraes
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: distribuir entre os alunos versos do poema. Cada um vai ler/tentar ler a tirinha que tem em mãos.
LENDO E COMPREENDENDO
Atividade: Quantas palavras tem na sua tirinha? (oral)Como você consegue contar?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Trabalhar a segmentação no texto. Pintar os espaços entre as palavras do texto O peru
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: trabalhar com alfabeto móvel, montando versos do poema ( agrupamentos produtivos)
3a SEMANA/ 4o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite (escolha do professor)
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Apresentar para os alunos fichas de palavras para serem lidas.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: O professor convida: vamos brincar de caracol das letras?
Apresentar as regras da brincadeira.
OBJETIVOS:
Identificar as letras do alfabeto
Visualizar palavras inteiras e sua composição (sequencia de letras)
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
1. Uma criança no ponto de entrada do caracol antes da letra A;
2. Professor Mostra um cartaz à turma com uma palavra; le em voz alta e esconde o cartaz
3. Pular de letra em letra com 1 peso, para formar a palavra mostrada;
4. Ao chegar a ultima letra da palavra, a criança deve dizer a palavra completa.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: Contemplada no jogo
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
ao retornar a sala, o professor solicita que os alunos formem uma lista das palavras trabalhadas na brincadeira.
4a SEMANA/1o DIA:
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de poemas
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler a letra da canção “Criança não trabalha”, observando as palavras relacionadas ao universo da criança. Reorganiza-las oralmente formando listas de acordo com o campo semântico correspondente (objetos escolares, brinquedos, brincadeiras).
- Explorar o texto fazendo os seguintes questionamentos: Vocês conhecem esses objetos? E as brincadeiras? Já participaram de alguma delas? Com quem/ onde vocês brincam? Vocês concordam que criança dá trabalho? Por que criança não trabalha? Você concorda com isso?
Musica: “Criança não trabalha”- Palavra Cantada
LÁPIS, CADERNO, CHICLETE, PIÃO
SOL, BICICLETA, SKATE, CALÇÃO
ESCONDERIJO, AVIÃO, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUSÃO
BOLA, PELÚCIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO PAO
GIZ, MERTIOLATE, BAND-AID, SABÃO
TÊNIS, CADARÇO, ALMOFADA, COLCHÃO
QUEBRA-CABEÇA, BONECA, PETECA, BOTÃO, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPELÃO
CRIANÇA NÃO TRABALHA, CRIANÇA DÁ TRABALHO
CRIANÇA NÃO TRABALHA...
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo, versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
- Escrever a letra da musica em forma de cartaz.
- Ouvir e cantar a musica com a turma.
- Reler o texto apontando os versos.
- Falar sobre esse gênero textual (letra de musica), enumerar as linhas e trabalhar o espaçamento das palavras.
- Ler a poesia
- Identificar as palavras que rimam: colchão, botão, papelão, sabão, pão / sereia, baleia,
Pedir às crianças que digam palavras que rimam com: bola, pirata, peteca,
Usar o jogo de rima do Trilhas.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Solicitar os alunos que completem o quadro de análise linguística.
Completar o quadro:
PALAVRAS
PRIMEIRA LETRA
ULTIMA LETRA
QUANTAS LETRAS AO TODO
LAPIS
CADERNO
CRAYON
PAPEL
GIZ
Fazer lista coletiva de objetos escolares.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: (ditado mudo)
Pré- silábico. Escrever a letra inicial da figura
Alfabético: Registrar o nome das figuras
4a SEMANA/2o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura de poemas
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler a letra da canção de forma que marque as silabas. Pedir que as crianças localizem as palavras indicadas pelo professor. Pedir que identifiquem as palavras que comecem com c e circular.
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo, versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Ler a poesia
Identificar brinquedos e brincadeiras que comecem com a letra
C
B
D
A
P
Carrinho
Bilboquê
Dado
Amarelinha
Pula-pula
Corda
Bambolê
Domino
Adedonha
Pingue-pongue
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Pré- silábico: colocar a letra que falta em cada palavra. Alfabético:escrever o nome das figuras com os nomes das brincadeiras.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Pré-silábicos e silábicos: escrever palavras que comecem com a letra c.Alfabéticos: formar frases com os nomes de brincadeiras.
4a SEMANA/3o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Memorizar a poesia e após falar os versos e a criança vai completando com a última palavra do verso.
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Qual a maior palavra? Quantas vezes você abre a boca para dizer chiclete? bombom? manteiga? pão? mertiolate? esconderijo? almofada? Quantas vezes você abre a boca para dizer da?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Pré-silábicos e silábicos e Alfabéticos: AQUI SERÁ UMA ATIVIDADE CONJUNTA. A CRIANÇA ESCREVE NO CADERNO E A PROFESSORA NO QUADRO.
Escrever palavras no quadro de acordo com o numero de sílabas
1 SÍLABA
2 SÍLABAS
3 SÍLABAS
4 SÍLABAS
5 SÍLABAS
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: níveis pré-silábicos e silábicos: DAR AS SÍLABAS EMBARALHADAS PARA FORMAR PALAVRAS QUE SÃO NOMES DE ALIMENTOS. Nível alfabético:FAZER LISTA DE ALIMENTOS PREFERIDOS NO LANCHE.
4a SEMANA/4o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Levar a criança perceber que os versos podem ter diferentes números de palavras. Contar o numero de palavras do poema.
Jogo da caixa amarela: bingo do som inicial.
LENDO E COMPREENDENDO: Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Eu vou dizer um som e vocês vão me dizer qual a palavra da poesia que começa com este som: P, S G, M, N Fazer o som do C e do G e colocar a Mão na garganta.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Níveis pré-silábico, silábico e alfabético: Bingo do som inicial. Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das silabas iniciais das palavras (aliteração).
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Níveis pré-silábicos e silábicos: Separar nas colunas as figuras que começam com c/g.
Nível alfabético: Separar nas colunas as palavras que começam com c/g
5a SEMANA/1o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Fazer questionamentos aos alunos como: Alguém conhece alguma pessoa que escreva poemas? Que nome você daria a uma mulher que escreve poemas? E um homem? Se eu espalhar vários textos no chão, alguém saberia mostrar qual e um poema? Qual a razão de escolher este como um poema?
O RELÓGIO
PASSA TEMPO, TIC-TAC
TIC-TAC PASSA HORA
CHEGA LOGO, TIC-TAC
TIC-TAC, E VAI EMBORA
PASSA TEMPO
BEM DEPRESSA
NÃO ATRASA
NÃO DEMORA
QUE JÁ ESTOU
MUITO CANSADO
JÁ PERDI
TODA A ALEGRIA
DE FAZER
MEU TIC-TAC
DIA E NOITE
NOITE E DIA
TIC-TAC
DIA E NOITE
NOITE E DIA
TIC-TAC
TIC-TAC
TIC-TAC
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Ler a poesia. Identificar as palavras que rimam: dia, alegria; hora, demora, embora.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Níveis pré-silábico e silábico: atividade em tirinha.Alfabéticos: Lista de palavras que começam com r
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Níveis pré-silábico e silábico: montar palavras do poema com as letras móveis: relógio, dia, noite, remo, rato, relógio, rei, rio. Nível alfabético: Quebra-cabeça em tirinhas com as estrofes; encontrar o maior número de rimas; substituir as palavras que rimam por outras com a mesma sonoridade.
5a SEMANA/2o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler o poema “O relógio” de forma a marcar as silabas ao lê-lo.
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Falar palavras que comecem com r
Dizer palavras para que a criança identifique onde esta o som do /r/ no começo, no meio ou no fim das palavras
Ex. de r no começo rato, relógio, rei, rainha, risada, remo, rapidez, rio.
Ex. de r no meio sorriso, carrega, carroça, parece, perigo, carro, careca,caro, pera
Onde o r e brando? Onde o r e friccionado?
Ex. de palavras com r no final. Mar, par, dor, nadador, aviador, calor, amor, professor, doutor,
Qual a maior palavra? Quantas vezes você abre a boca para dizer depressa?
E a menor? Quantas vezes você abre a boca para dizer e?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Níveis pré-silabico e silábico: agrupar as palavras pela letra inicial.Nível alfabético: texto lacunado.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Níveis pré-silábico e silábico: escrever palavras que comecem com a letra r.Alfabético: formar frases com palavras da poesia: relógio, dia, noite, alegria.
5a SEMANA/3o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Memorizar a poesia “O relógio” e após falar os versos a criança completa com a última palavra do verso.
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo, versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Qual a maior palavra? Quantas vezes você abre a boca para dizer depressa?E a menor?Quantas vezes você abre a boca para dizer?
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Níveis pré-silábico, silábico e alfabético: Batalha de palavras
Objetivo: compreender que as palavras são formadas por unidades sonoras menores
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Separar nas colunas as palavras da poesia que tem: 1,2 e 3 silabas.
5a SEMANA/4o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Levar a criança perceber que os versos podem ter diferentes números de palavras. Contar o número de palavras do poema “O relógio”
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo, versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Eu vou dizer um som e vocês vão me dizer qual a palavra da poesia que começa com este som: n, r, d, a , f, t,p, j, v Fazer o som do f e do v e colocar a Mao na frente da boca para verificar quando sai ar.Fazer o som d e t e ver que se coloca a língua no dente na pronuncia. Ver qual o som que sai na garganta.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Bingo do som inicial.
Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das silabas iniciais das palavras (aliteração).
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Níveis pré-silábicos e silábicos: Separar nas colunas as figuras que começam com v/f.
Nível alfabético. Separar nas colunas as palavras que começam com f/v.
5a SEMANA/5o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura do livro da semana.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler o poema de forma a modificar os sons das palavras.
Ex. O RELEGEO, PESSE O TEMPE, TEC,TEC
TEC TEC PESSE O HERE
CHEGUE LEGUE TEC-TEC
TEC-TEC E VEI EMBERE
LENDO E COMPREENDENDO:
Objetivo: Identificar a estrutura de um texto poético: titulo versos, estrofes etc., garantindo-lhe uma competência linguística e literária.
Atividade: Produzir outras rimas para as palavras da poesia:
DIA, LIA, VIA, MOVIA, FIA, MAGIA, RELIA, FAZIA.
HORA, DEMORA, EMBORA, CORA, MORA, FORA, AGORA, NORA, ETC.
ATRASA, ASA, NASA, CASA, RASA, ETC.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade:- Vou dizer uma palavra, qual a silaba do meio? EMBORA, DEMORA, DEPRESSA, AGORA, ATRASA, CANSADO, ALEGRE, REMÉDIO.
-Vou dizer uma palavra, qual a silaba final? MUITO, TODA, PEDI, LOGO, PASSA, HORA, ESTOU,
-Vou dizer uma palavra, qual a silaba do inicio? EMBORA, DEMORA, DEPRESSA,AGORA, ATRASA, CANSADO, ALEGRE,REMÉDIO
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Níveis pré-silábicos e silábicos: Separar nas colunas as figuras que começam com d/t.
Nível alfabético: Separar nas colunas as palavras que começam com d/t
6a SEMANA/ 1o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura feita pelo professor
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Roda de conversa: Quais esportes são praticados sem que seja necessário o uso da bola?
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Escutar com atenção a leitura feita pela professora. Procurar no texto afixado no caderno as palavras ditadas pelo mesmo:
RAUL AZUL AMARELA ARABELA
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Ler a atividade impressa para os educandos e circular na sala durante a execução da tarefa para mediar quando for necessário.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Realizar agrupamentos significativos e solicitar que escrevam 3 palavras que descrevam as características da bola, segundo consta no texto.
6a SEMANA/ 2o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura feita pelo professor
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Roda de conversa:-Quais os esportes praticados com o uso da bola?Qual nome do autor do texto?Quais outros nomes próprios que aparecem no texto?
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Solicitar que os alunos alfabéticos leiam o texto dividindo em versos ou estrofes. Os outros acompanham e a professora vai apontando no cartaz. (a depender do nível dos alunos, não precisa ser o texto todo).
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Escolher com as crianças o símbolo que será colocado embaixo das silabas que apresentam a mesma terminação.
Exemplo: BOLA ROLA
Após distribuição das folhas contendo atividades, ler as consignas, aguardando a execução das tarefas por parte de todos, fazendo as intervenções que se fizerem necessárias. Pensando no símbolo escolhido como sendo o sinal de LA, o professor vai escrevendo coletivamente, colocando o inicio das palavras e eles descobrem que silaba substituirá o símbolo e que palavras foram formadas.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Listar os nomes dos esportes cuja pratica requer o uso da bola; Trocar cadernos para que outro colega reveja a produção, enquanto o professor escreve na lousa com participação das crianças.
6a SEMANA/ 3o DIA
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura feita pelo professor
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler coletivamente o texto Jogo de Bola, Cecília Meireles.Iniciar conversa sobre a bola: formato (geometria), utilidade, experiências positivas e negativas vividas com tal objeto, o que ocorrer.Quais as características do objeto exposto no texto? Que ações a bola executa? Quais os nomes dos proprietários da bola?
LENDO E COMPREENDENDO:
Chamar a atenção para as marcas gráficas do gênero poema. (estrofes, versos, dentre outros).
Solicitar oralmente que identifiquem as rimas;
Ressaltar as sílabas finais, quais letras formam tais silabas e quais as semelhanças entre elas. AQUISICAO DA ESCRITA
Atividade: Após distribuição das folhas contendo atividades, ler as consignas, aguardando a execução das tarefas por parte de todos, fazendo as intervenções que se fizerem necessárias.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: Escrever lista de palavras contidas no texto que rimam;Após o termino da 1a parte, conforme as crianças forem dizendo as palavras que escreveram, faz reescrita coletiva com intervenção do professor.Exemplo: qual letra inicial? Com quais letras grafamos, em que ordem, etc.
7a SEMANA/1o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Oralidade: Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Analise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite um conto clássico
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Apresentar o poema Um bichinho diferente no cartaz e impresso para os alunos. Incentivar os alunos para a atividade perguntando se eles já viram um bicho de muitas patas. Após ouvir os alunos, apresentar, num grande cartaz, a poesia Um bichinho diferente, de Priscila Ramos de Azevedo (Poemas Livres, São Paulo: EPN, 2001)
Estratégia: Leitura da poesia para os alunos/leitura oral pelos alfabéticos. Pedir que identifiquem o nome do bichinho. Fazer a leitura jogralizada da poesia: meninas lêm a primeira estrofe (explicar que estrofe é o conjunto de versos, linhas de uma poesia). Depois os meninos lerão a 2a estrofe e todos juntos lerão a 3a estrofe.Pedir que leiam algumas palavras apontadas.
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade:
- Após a leitura coletiva, explorar a compreensão do texto oralmente.
O que fazia o bichinho alfabeto? Por que ele tinha 26 patas?
- Apresentar as vogais e consoantes através do cartaz.
- Convidar os alunos a inventarem um animal que tenha 26 patas. Eles deverão desenhar e colocar as letras do alfabeto em cada pata. Pode ser cachorro com 26 patas, galinha, ou qualquer outro animal que a imaginação permitir.
Depois, cada criança fará a apresentação de seu bichinho. Observar que em cada pata devera estar escrita uma letra do alfabeto, sem repetição.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Apresentar aos alunos atividade com palavras para serem completadas com as vogais.
Para alunos alfabéticos: Acróstico com a palavra ALFABETO
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade:
-O aluno devera escolher 3 letras do alfabeto e escrever no caderno 3 palavras que iniciem com estas letras.
-Propor que ao termino, sentem em dupla e troque com o colega o caderno para discutirem as possíveis correções ortográficas, logo após, completar a sua lista acrescentando os nomes da lista do colega.
- Depois de concluído, o professor escreve com ajuda dos alunos, as palavras de cada dupla no quadro, fazendo possíveis intervenções e reflexões.
7a SEMANA/ 2o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
Oralidade: participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Análise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite (escolha do professor)
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Ler coletivamente o texto Bichinho diferente
- Chamar a atenção para as marcas gráficas do gênero poema. ( estrofes, versos, dentre outros).
- Explorar com os alunos algumas palavras do texto
- Qual a letra inicial? (apontar no cartaz), Qual a letra final?Quantas letras?Quais são as vogais?
-Quantas vezes abrimos a boca para falar a palavra...
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Fazer um caça palavras no texto.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Atividade: Apresentar aos alunos atividade no quadro com palavras para que os alunos respondam: quantas letras, letra inicial, final, quantas vezes abre a boca para pronunciar a palavra.
ESCREVENDO DO SEU JEITO:
Atividade: O professor forma uma roda, com alfabeto móvel ao centro. Explica aos alunos que ao ditar uma palavra alguém se candidata a forma-la com alfabeto móvel.
* Convidar aqueles que não se dispuserem.
Fazer as devidas intervenções, lembrando sempre de indagar primeiramente os alunos:
- Vocês concordam que e assim que escreve?
- Alguém gostaria de mudar algo? (Chama o aluno para fazer a alteração). Por quê? Você acha que e assim?
SEMPRE PROPOR O CONFLITO, A REFLEXÃO, ASSIM A CRIANÇA AVANÇA.
7a SEMANA/3o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Oralidade: participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Analise Linguística: reconhecer gêneros textuais e seus contextos de escrita.
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite - Biografia de Vinicius de Moraes
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Solicitar que os alunos alfabéticos leiam o texto dividindo em versos ou estrofes.
Os outros acompanham e a professora vai apontando no cartaz. (a depender do nível dos alunos, não precisa ser o texto todo).
Realizar a brincadeira do PI
- A professora explica que ao dizer as letras do alfabeto, toda vez que aparecer uma vogal os alunos ao invés de falar o nome da letra, dizem PI
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Bingo das letras: Distribuir cartelas contendo as letras do alfabeto. O professor dita a letra e os alunos marcam na cartela.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA:
Atividade: Apresentar aos alunos atividade palavras faltando as vogais para serem completadas.
ESCREVENDO DO SEU JEITO
Atividade: Reescrita do verso /estrofe que mais gostou no poema trabalhado. Pedir que cada um leia o que escreveu para socializar com os colegas
7a SEMANA/4o DIA
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Oralidade: participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura: Ler textos ( poemas, canções, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia.
Análise Linguística: - conhecer e reconhecer as letras do alfabeto
Identificar os fonemas iniciais das palavras
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas ( P, B, T, D, F,V).
TEMPO PARA GOSTAR DE LER:
Atividade: Leitura para deleite (escolha do professor)
RODA DE LEITURA E ORALIDADE:
Atividade: Apresentar o texto instrucional, contendo as regras da ADEDONHA.
Ler com os alunos as orientações do jogo;
Conversar com os alunos sobre o jogo: compreenderam como se joga? Quem conhece? Quem já brincou de ADEDONHA?
LENDO E COMPREENDENDO:
Atividade: Vamos brincar de ADEDONHA?
Professor/a faça com os/as alunos/as, reunidos/as em duplas e/ou trios, o Jogo do STOP, também conhecido como Adedonha, jogando com nomes próprios e nomes comuns. Providencie para cada grupo uma folha avulsa, contendo os temas (nomes de pessoas, de frutas, de animais, de objetos, etc.) separados em colunas. Feita a distribuição da folha, providencie um alfabeto móvel, para sortear as letras, em cada rodada deve ser sorteada uma letra. Segue abaixo um modelo:
LETRA SORTEADA
NOME DE PESSOA
NOME DE FRUTA
NOME DE CIDADE
NOME DE ANIMAL
OBS: os temas podem ser variados.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: Contemplada no jogo visto anteriormente.
ESCREVENDO DO SEU JEITO: contemplada no jogo
Atividade: trabalhar com alfabeto móvel, montando versos do poema (agrupamentos produtivos).
http://mgssgracinha.blogspot.com.br/2013/07/propostas-de-atividades-sequenciadas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário