quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA - Projetos de leitura e escrita: Organização da prática docente



Projetos de leitura e escrita: Organização da prática docente

Os projetos de leitura e escrita são fundamentais para a organização da prática de ensino de Língua Portuguesa.
Uma forma possível de organizar o trabalho prevê a elaboração de um produto final,voltado necessariamente a um público externo e distante da sala de aula — por exemplo,comunidade escolar ampliada, jornal do bairro, pessoas que circulam em determinado ponto de ônibus ou metrô.
Esse é um aspecto importante para a aprendizagem de Língua Portuguesa, pois quando se produz textos para interlocutores com os quais não se tem relações de grande familiaridade, é necessário definir explicitamente a imagem que se tem do interlocutor pretendido, para adequar o texto a ele. Da mesma forma, também é necessário definir as condições nas quais o texto circulará.
Escrever para pessoas que circulam em pontos de ônibus, rodoviária ou estação de metrô, traz para o escritor desse texto a necessidade de produzir algo que seja do interesse desse leitor, com linguagem, estrutura e chamadas que despertem a sua atenção. Caso contrário, o texto será descartado imediatamente.Essa habilidade de antecipar a imagem do leitor e as demais condições de circulação e divulgação do texto — em que gênero será organizado, para qual leitor, com qual finalidade, em que portador, em que esfera de comunicação — é fundamental no processo de escrita.Isso porque, é a adequação do texto a essas características — que acabam por compor o contexto de produção do texto —, que vai torná-lo mais ou menos eficaz.
Quando se escreve para o professor, para o colega de classe, ou, ainda, para os pais, há a possibilidade de esclarecimento do leitor durante o processo de leitura do produto final, já que a
leitura, nessa situação, será feita na presença física do produtor do texto. Quer dizer, os leitores poderão solicitar esclarecimentos sobre o texto diretamente ao escritor, dispensando-o da tarefa de antecipação das imagens e adequação do texto a elas. Esse exercício é muito importante no processo de produção de textos que circularão nas instâncias públicas de linguagem — ruas, clubes, igrejas, academia, mídia impressa, televisiva e radiofônica, por exemplo —, objeto fundamental de trabalho na escola.
Esses projetos podem priorizar a leitura, a escrita, ou ambas, quando se tratar de linguagem escrita, ou a escuta, a fala, ou ambas, quando se tratar de linguagem oral. De qualquer maneira, tais práticas nunca serão tratadas de maneira isolada, articulando-se, necessariamente, no desenvolvimento dos projetos.
Um aspecto fundamental para que o projeto possibilite uma efetiva aprendizagem, é a necessidade de se definir e explicitar, antecipadamente, todas as condições de produção dos 2 textos, as etapas de desenvolvimento do projeto, a forma de avaliação e auto-avaliação dos produtos.
Texto original: Kátia Lomba Bräkling




Equipe EducaRedeProjetos de leitura e escrita II: alguns exemplos


1. De escrita
 Produzir uma coletânea de contos de fadas recontados pela classe.
 Produzir uma coletânea de contos reescritos a partir da visão de um dos personagens danarrativa.
 Produzir fábulas a respeito de preocupações mais atuais das pessoas, ou fábulas humorísticas.
 Produzir um capítulo a mais, a ser inserido em um determinado conto de aventuras lido pela classe ou escolhido pelo aluno.
 Produzir uma coletânea de contos policiais e detetivescos elaborados pela classe.
 Produzir encartes que contenham instruções para jogos criados pela classe.
 Produzir uma entrevista sobre o perfil dos alunos de determinada serie.




2. De leitura
 Produzir um jornal mural temático (por exemplo, sobre clonagem, transgênicos, pesquisas a respeito do genoma humano, perdas que a biosfera vem sofrendo, candidatos da próxima eleição e suas plataformas de governo etc.).
 Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
 Produzir uma coletânea das diversas versões já produzidas sobre determinado conto de fadas (ou outro gênero).
 Organizar um sarau literário sobre a obra de determinado autor.
 Gravar uma fita cassete — ou de vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas, para enviar a escolas de portadores de deficiência visual.




3. De leitura e escrita
 Produzir um suplemento de resenhas críticas.
 Produzir um fichário de resenhas das obras que constam da biblioteca e que foram lidas pela classe.
 Produzir legendas para uma exposição temática.
 Organizar um jornal mural em que se elaborem comentários críticos sobre as principais polêmicas do mês.




4. De linguagem oral
 Organizar um seminário sobre tema de interesse da classe.
 Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica.
 Realizar uma apresentação expositiva sobre o estande da classe na Mostra de Trabalhos organizada na escola.
 Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social.
 Realizar uma entrevista sobre o perfil dos alunos de determinada serie.


Texto de: Kátia Lomba Bräkling
Edição: Equipe EducaRede

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