segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

VW Golf TSI: preço subiu mais de R$ 14 mil em 18 meses


A somatória dos aumentos aplicados ao Golf desde que o modelo de sétima geração chegou ao Brasil acumula uma alta de 16,6%, produzindo elevações de preços superiores a R$ 14.000 reais nas versões Highline, como demostraremos neste artigo.


Uma das configurações consideradas de melhor "custo x benefício" do hatch médio da Volkswagen é o modelo TSI Highline com o pacote de opcionais Elegance e mais o teto-solar panorâmico.
Esse carro tinha preço no lançamento (veja aqui), em agosto de 2013, de R$ 84.440 reais, resultado da soma do preço do Golf Highline DSG Automático (R$ 74.990) com o Pacote Elegance (R$ 5.000) e o Teto Panorâmico (R$ 4.500).
Hoje, o mesmo carro tem preço sugerido de R$ 98.405 reais, o que representa uma evolução de R$ 14.005 reais em cerca de um ano e meio de mercado.
Vale lembrar que o Golf Highline Elegance DSG vendido hoje no Brasil é um carro inferior ao de 17 meses atrás, já que o atual vem do México (no lançamento, em agosto/2013, o Golf vinha da Alemanha - veja as diferenças entre os dois clicando aqui) e perdeu o freio de mão de acionamento eletrônico e o sistema auto-hold.
O Pacote Elegance agrega ao Golf Highline itens como sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, sistema de navegação por GPS, seleção de modos de condução (Normal / Esporte / Eco / Individual), rodas de liga leve de 176 polegadas e "Shift Paddles" para trocas manuais de marchas.
Golf TSI intermediário mais caro que Corolla topo de linha

Em termos comparativos, o Golf TSI Highline Elegance, que é considerada uma versão "intermediária" do carro, tem preço no mesmo nível do modelo topo de linha do Corolla, o Altis, que é vendido a R$ 96.330 reais. 
Pode-se argumentar que o Golf Highline Elegance tem teto-solar - item ausente no Corolla Altis. Mas se tirarmos os teto-solar do Golf Highline seu preço ainda fica em R$ 93.206 reais - cerca de R$ 3.000 reais a menos.
Ocorre que no preço do Corolla a pintura metálica/perolizada já está inclusa, enquanto no Golf ela custa mais R$ 1.098 reais, no caso das metálicas e R$ 1.647 para a perolizada Preto Mystic. Ou seja, a diferença de R$ 3.000 reais cai para menos de R$ 1.400 no caso do Golf.
O Golf Highline Elegance oferece itens não presentes no Corolla, como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ESP - Controle de Estabilidade e ASR - Controle de Tração. 
Entretanto, o Corolla já vem de série com bancos em couro bege, TV Digital inclusa no sistema multimídia. Além disso, seu motor é um 2.0 Flex, enquanto o do Golf ainda só bebe gasolina. E o câmbio Multidrive CVT com 7 marchas artificiais do Corolla não vem de série com os ruídos de chocalhos "característico" do DSG7 do Golf (veja detalhes aqui).
Além disso, é preciso lembrar que o Corolla é um sedã médio, 40 cm maior que o Golf, com entre-eixos de 2.7 metros - quase 10 cm maior que o do Golf - que oferece um amplo espaço interno, porta-malas de 470 litros de capacidade (330 litros no Golf).
O fato é que o Corolla é um carro de categoria superior, inclusive em termos dimensionais, ao Golf. E o best-seller japonês sempre foi o mais caro do segmento, e que teve seus preços elevados ainda mais no lançamento da atual geração - preços estes que causaram um certo impacto na imprensa especializada por serem elevados, o que levou a Toyota a "explicar" os preços do carro (veja aqui).

Conclusão

Esse quadro mostra que a magnitude dos aumentos dos preços do Golf acabou por colocar os preços do hatch médio da Volkswagen no nível de veículos premium, como BMW Série 1, Audi A3e Mercedes-Benz A200, distanciando-o da categoria da qual ele sempre concorreu, que são os hatchs médios.

http://www.car.blog.br/2015/01/golf-tsi-highlin-preco-subiu-mais-de-r.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário