Eu, Leonardo
Nos anos 1980, o ilustrador Ralph Steadman produziu uma biografia sobre o gênio renascentista que desenhou o homem vitruviano.
"I, Leonardo" foi publicado em 1983 e é um dos trabalhos mais ricos, com textos visuais do britânico Ralph Steadman, reconhecido pelas ilustrações de matérias e livros do genial jornalista gonzo Dr. Thompson. Muitas imagens foram desenhadas quando Steadman tinha fraturado a perna e ficou imobilizado por seis meses na casa da família, apenas com uma prancheta apoiada nos joelhos para se distrair.
Isto o permitiu viajar e escrever textos em primeira pessoas, fingindo ser da Vinci. O livro reúne arte e comédia fictícia ao redor da vida de uma das maiores influências do artista. Steadman tinha cerca de 40 anos quando começou a ficar um tanto obcecado por Leonardo. Pintava as invenções do cientista e o próprio em situações variadas. O ilustrador chegou a visitar a Itália para se sentir na pele de seu ídolo.
O livro foi produzido dez anos depois de Steadman ter dado sua visão de "Alice no País das Maravilhas" e dez anos depois de ilustrar o livro de George Orwell "A Revolução dos Bichos". A obra narra desde a infância até a morte do engenheiro/pintor/inventor com momentos hilários, sangrentos e com o estilo inimitável do traço de Steadman.
http://www.ralphsteadmanartcollection.com/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário