Cursos à distância são boas opções para carreiras curtas, como jogador de futebol.
Um ouvinte escreve: "Tenho 17 anos e estou em vias de me tornar jogador de futebol profissional. Como essa é uma carreira curta, pretendo me qualificar em termos de estudos. Gosto de marketing e jornalismo, mas fico pensando se não seria melhor estudar idiomas, uma vez que tenho como objetivo, jogar na Europa."
Boa. Você é um exemplo para centenas de jogadores profissionais, passados ou presentes. Apesar de muita gente reclamar que jogador de futebol ganha um absurdo, a verdade é que 90% dos jogadores profissionais brasileiros não chegam a ganhar três salários mínimos por mês, embora somente os 10% mais privilegiados apareçam no noticiário.
O que eu sugiro é que você comece estudando finanças, pela modalidade de ensino à distância, já que a sua profissão não lhe permitirá fazer adequadamente um curso presencial. Isso lhe permitiria, desde o início,aplicar sabiamente o dinheiro que você recebe, mesmo que não seja muito no começo.
Falar um idioma também é recomendável, mas o melhor seria você fazer um curso intensivo quando se mudar para um país, para poder se comunicar com os companheiros e conceder entrevistas.
Na medida em que sua carreira for progredindo, você poderá escolher com mais calma um setor no qual poderá atuar. E que são muitos, desde o marketing esportivo até a aquisição de uma franquia. Mas não pense nisso agora. Você terá tempo suficiente para decidir.
Espero vê-lo num grande clube, mas principalmente, espero vê-lo, um dia, como um exemplo de atleta com visão de longo prazo.
http://www.estou-sem.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário