domingo, 18 de janeiro de 2015

Chevrolet Impala: provável substituto do Omega no Brasil


O presidente da General Motors da América do Sul, o colombiano Jaime Ardila, declarou que a montadora norte-americana se prepara para colocar no mercado brasileiro um sedã de luxosubstituto do Omega, sem precisar qual seria esse modelo.

Entretanto, a escolha da GM do Brasil deve recair sobre três sedãs vendidos nos EUA: Malibu, SS ou Impala, sendo que este último é o que parece reunir as melhores condições de suceder o Omega.


O Impala é vendido nos EUA em duas configurações de motor: quatro cilindros 2.5L ECOTEC de injeção direta de 200 cavalos e 18,6 Kgfm @ 4.400 RPM de torque, e V6 3.6L de 305 cavalos e 26,4 Kgfm @ 5.500 RPM de torque - em ambos os casos com tração dianteira, transmissão automática de seis marchas e sistema Start/Stop.


Tendo em vista que o último Omega vendido no Brasil adotava motor seis cilindros, então o modelo mais potente seria o indicado. Suas dimensões são avantajadas: 5,11 metros de comprimento, 2,83 metros de entre-eixos, 1,5 metro de altura e 1,85 metros de largura. O porta-malas comporta 532 litros.


O Impala é um sedã moderno, que chegou ao mercado dos EUA em 2014, trazendo um interior amplo, e itens de série como sistema multimídia com tela colorida, ESP - Controle de Estabilidade, banco do motorista com ajustes elétricos, revestimento em couro, sistema de acesso ao carro Keyless com partida por botão Start ou pelo controle remoto.


No quesito segurança, o Impala em suas versões mais caras, LTZ, que seriam as indicadas para chegar ao Brasil, conta com 10 airbags, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída involuntária de faixa e detecção de ponto cego.


O sistema de iluminação, nas versões mais caras, conta com LED para uso diurno.


O preço do modelo V6 LTZ topo nos EUA está em torno de US$ 35.000 dólares, sendo que no Brasil ficaria na casa de R$ 170 mil reais.

Malibu

O Malibu seria outra opção para a GM substituir o Omega, entretanto, este modelo já foi importado para o Brasil, e sofreu com a concorrência do Fusion. Nos EUA os dois concorrem, mas como o Malibu é feito nos EUA, não goza da isenção de imposto de importação do México - o que o deixaria mais caro que o modelo da Ford no Brasil.


Com isso, o Malibu 2.5 LTZ chegaria ao Brasil com preços na faixa de R$ 145 mil, com motor quatro cilindros ECOTEC de 200 cavalos e transmissão automática de seis marchas, mas sem o mesmo luxo do Impala, e sem atributos para justificar o sobre-preço sobre o Fusion.


Outro ponto que pesa contra o Malibu é o fato de que ele vende bem menos do que a GM espera nos EUA, e, assim, o modelo deve sofrer uma reformulação abrangente em 2015.

Chevrolet SS

O SS seria uma outra opção para o lugar do Omega, mas neste caso com uma proposta mais esportiva, graças ao motor V8 do Corvette.


O preço seria bem mais elevado também, já que os US$ 50 mil dólares pedidos nos EUA se transformariam em algo em torno de R$ 240 mil reais por aqui com todos os impostos.


Esse nível de preço e a proposta bem mais esportiva do SS o deixam deslocado para o público para o qual um sedã desse seria destinado no Brasil.

Conclusão


Tendo em vista as opções da GM dos EUA, o Chevrolet Impala é o modelo que reúne as melhores condições de suceder o Omega no Brasil. Caso chegue ao Brasil por preços na casa de R$ 170 mil reais, e contando com um visual de impacto, muita tecnologia e luxo superior a Fusion Titanium, Accord e Camry, teria condições para reviver o sucesso do Omega no mercado brasileiro.

Com informações: O Estado de São Paulo

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