quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

10 Dicas de brincadeiras para fazer com as crianças durante as Férias!

Dicas do Professor Edilson da Silva (Ed. Física)


Manter as crianças ocupadas durante as férias pode parecer difícil sem a televisão, brinquedos ou vídeo games. Porém, as brincadeiras em grupo ainda são opções simples e fáceis de fazer, algumas até recebem novos elementos para ficarem mais atrativas.


Abaixo seguem algumas atividades propostas pelo professor de educação física Edilson Azevedo da Silva e outras brincadeiras clássicas feitas com papel e caneta e até baralhos.


1 - Vivo ou morto e careca e cabeludo: Todos ficam em fila. Quando o animador disser “morto” todos abaixam, quando disser “vivo” todos ficam em pé. Quem errar ajuda o animador a ver quem erra. Variação: fazer com os braços o “careca e cabeludo”. Quando disser “careca”, todos colocam as mãos na cabeça, e quando disser “cabeludo”, abrem os braços. Pode juntar o “careca e cabeludo” ao “vivo e morto” para a brincadeira ficar mais divertida.


2 - Pega-pega - Pacman: Desenhe algumas linhas no chão com giz ou fita crepe. Todos devem andar sobre elas. Quando o pegador encontrar com alguma criança, ela deverá ficar sentada e não poderá deixar ninguém passar pelo local ficando caminhos sem saída. Quem ficar por último se torna o pegador. Variação: colocar um salvador desde o início da brincadeira e esse também deverá fugir do pegador, pois também pode ser pego.


3- Siga o mestre: Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar. O adivinhador terá duas chances para saber quem é o mestre. Se errar, volta, e se acertar, o mestre vai em seu lugar.


4- Pega-pega e fugi-fugi: Divida um espaço grande em duas partes, coloque as crianças de um lado e o pegador ao centro. Quando esse pegador disser “pega-pega”, todos devem responder “fugi-fugi” e atravessar para o outro lado. Quem o pegador conseguir pegar, vai ficar parado no lugar onde foi pego e vira pegador também.


5 - Acorda seu lobo: o animador escolhe duas crianças para representar o lobo e dormir em um determinado local. Enquanto isso, as outras crianças devem estar do lado oposto e em grupo para depois que os lobos dormirem elas passearem pelo espaço cantando a música: “Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem (2x). Está pronto seu lobo, está pronto seu lobo, seu lobo não pega ninguém, tchá, tchá, tchá... (2x)”. Depois que terminar a cantoria, as crianças gritam para acordar os lobos, que devem correr atrás das crianças. Quem for pego se transforma em lobo na próxima rodada.


6 - Lenço atrás: coloque as crianças sentadas em círculo. Uma deve ficar de pé com uma bola ou lenço na mão. Enquanto anda ao redor da roda, ela deve falar: “Lenço atrás” e todos respondem “Corre mais”. Então, ela pergunta novamente: “Posso correr?”. E todos respondem “Pode”, e pergunta de novo “E se a polícia me prender?”. E as crianças que estão sentadas respondem: “A gente salva você”. Nesse momento, a criança que está correndo em volta da roda coloca o objeto que está em suas mãos atrás de qualquer criança da roda. Essa criança deve pegar o objeto e correr atrás da outra em torno da roda e encostar o objeto nela. A que colocou o objeto deverá sentar no lugar da criança que levantou. Segue a brincadeira até que todos tenham participado.


7 – Noite do pijama: Promova uma noite do pijama com os colegas. Separe os filmes, cobertores, travesseiros e jogos de tabuleiro. Um lanche saudável é uma boa pedida para a noite.


8 – Dança das cadeiras: As crianças devem correr ao redor das cadeiras e, quando a música terminar, elas tentam sentar. Sempre vai faltar um lugar e um participante sai da brincadeira a cada rodada. As cadeiras também podem ser substituídas, basta usar cartolinas colorida e fixa-las no chão com fita crepe. Mesmo sendo antiga, a brincadeira desenvolve a coordenação e a agilidade das crianças.


9 – Stop: Divida uma folha de papel em várias colunas. Cada uma delas deverá ser preenchida com “Nome”, “Cidade”, “Carro”, “Fruta”, “Cor”, “Objeto”, “Animal”, ou qualquer outra opção desejada. Cada participante escolhe quantos dedos quer mostrar e dessa quantia é contada as letras do alfabeto. A letra escolhida deverá ser utilizada para iniciar cada palavra correspondente às categorias. Quem terminar primeiro fala “Stop” e os demais são obrigados a parar. Em seguidas todos falam as palavras escolhidas e as diferentes valem 10 pontos e as repetidas 5. Quem tiver a maior pontuação no final é o vencedor.


10 – Castelo de cartas: Pegue duas cartas de um baralho e coloque as formando um “/\”, mantendo o equilíbrio entre as duas. Construa outro “/\” ao lado e uma carta na horizontal na parte superior dos dois “/\”. Faça outro “/\” no segundo piso. Quem montar primeiro o castelo ou o maior, é o vencedor.


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