terça-feira, 15 de julho de 2014

Jovem de 22 anos morre em acidente no Km 80,1 da BR-470 em Rodeio. João Alexandre Deluca era passageiro do Ford Ka, com placas de Itajaí, e morreu no local. Colisão envolveu três carros e deixou outras seis pessoas feridas.

Um acidente envolvendo três veículos na noite desta segunda-feira matou um jovem de 22 anos e deixou outras seis pessoas feridas, entre elas uma criança de cinco anos. De acordo com o relatório da Polícia Rodoviária Federal, a colisão entre um Ford Fiesta, um Ford Ka e um Vectra ocorreu por volta das 20h30min no quilômetro 80,1 da BR-470 em Rodeio. 
João Alexandre Deluca era passageiro do Ford Ka, com placas de Itajaí, e morreu no local. O motorista do Fiesta, com placas de Concórdia, Elizandro Schiavini, de 26 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Indaial e encaminhado para o Hospital Beatriz Ramos em estado grave. O hospital não repassou informações sobre o quadro clínico de Schiavini. 
Segundo os bombeiros, três vítimas do acidente foram socorridas por populares e uma pelo Samu. Ocupantes do Ford Ka, Daniel Paulo, de 30 anos, Angelina Paulo, de 34 anos, e Marcelo Borba, de 36 anos, sofreram lesões leves. De acordo com a PRF, o menino de cinco anos, também passageiro do Ford Ka, estava gravemente ferido. 

O motorista do Vectra, com placas de Presidente Getúlio, Marino Sardagna, de 34 anos, sofreu traumatismo craniano e segue em observação no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira, Sardagna passará por uma avaliação neurológica. Ele já respira sem ajuda de aparelhos e sua frequência cardíaca é normal. 

Desde o começo do ano já foram registradas 71 mortes em acidentes na BR-470 em 2014.
http://clauderio.blogspot.com.br/

O que é uma garrafa sensorial? Ótima atividade para a Educação infantil.

Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, do tamanho que se desejar, desde que sejam transparentes, preenchidas com objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito. Normalmente se usa contas coloridas, glitter, estrelas e lantejoulas, água, sabão, tintas de todas as cores para que cada garrafa tenha um efeito ou uma cor.

Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas."(Uol Educação)

Não estou falando do simples utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações. É a possibilidade de observação aguçada e do toque, ao preencher, ela mesma as garrafas, quando a criança não é tão pequenina. Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)


É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará tocando, sentindo formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o glitter, lantejoula e sabão, tinta, devem ser colocados por um adulto. Se a criança for muito pequena, a garrafa deve ser entregue a ela já pronta, para manuseio, para brincadeira, observação, para despertamento da curiosidade e percepção de cores, movimentos.

Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações. Meus alunos diziam: a garrafa do sol, a garrafa do céu, era muito divertido para eles e eu sabia que não somente divertido, era educativo e amplamente instigante.

IMPORTANTE vedar muito bem a tampa desta garrafa! Use cola de secagem rápida e também envolva com fita adesiva, dando diversas voltas.

Você ficará impressionado em como as crianças sentem uma incrível atração pelas garrafas! Quando lecionei para a Educação Infantil, fiz as garrafas sensoriais também com diversas tonalidades de glitter colorido e água. Eles trocavam as garrafas entre si, se revezavam na observação, deitavam-se ao chão e giravam as garrafas e observavam, sorridentes, o movimento impressionante, o brilho e também o efeito do sol sobre as garrafas. Foram dias de muita alegria, pois as garrafinhas tornaram-se companheiras e queriam levá-las, inclusive, para o parquinho e para outras atividades rotineiras.

Experimente a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.

Não deixe de experimentar, com certeza seus pequenos irão se divertir e o sensorial deles será amplamente estimulado!


Texto: Profª Elizabeth Freitas 
http://planetaatividades.com

Sugestões de garrafas sensoriais para você criar com os pequenos!

Garrafas com objetos coloridos diversos colocados pela própria criança:
http://www.pinkpistachio.com/its-not-a-glitter-wand/
Garrafa sensorial com palitos:

Garrafas com glitter:
http://www.inlieuofpreschool.com/hush-bottles-the-calm-down-solution/ 


Colorida:


http://wemadethat.blogspot.com.br/2012/08/wave-sensory-bottle.html

Areia colorida


Diversos objetos e cores:


http://www.plainvanillamom.com/2012/05/sensory-bottles-for-little-ones.html

Areia

http://georgia365.blogspot.com.br/2012/02/february-20-2012-make-it-monday-sensory.html

Coloridas, com glitter etc



Outras lindas idéias:

http://natural-nester.blogspot.com.br/2012/01/sensory-bottles.html

http://natural-nester.blogspot.com.br/2012/01/sensory-bottles.html

http://www.makingtimeformommy.com/2013/01/04/reusing-items-for-learning-fun/sensory-bottles-blog-post/

http://www.parentphd.org/2012/03/sensory-bottles-and-sensory-bags-lets-talk-perception/

Veja o lindo efeito das camadas, dependendo do que é utilizado: glitter, cola, água, óleo, tinta...

http://tinyhandsbigideas.wordpress.com/2012/05/19/sensory-bottles/

Se você fizer com seus pequenos, envie-nos uma foto! 
Protegeremos o rostinho das crianças, ao postarmos a foto!
espacoeducarliza@yahoo.com.br

Porquinho rabicó feito de eva com molde!

Para fazer o porquinho rabicó de eva você só precisa de eva rosa, olhinhos, cola silicone para eva, se você tiver, use um limpador de cachimbo enrolado. Se não tiver, use um arame ou mesmo papel crepom enroladinho.
imprima o molde abaixo>

15 modelos de borboletas feitas com reciclagem! Borboletas feitas com sucata!


São 15 modelos de borboletas feitas a partir da reciclagem de diversos materiais!

Veja que lindas!














Moldes:






Créditos http://blissfullydomestic.com/life-bliss/5-easy-butterfly-crafts-for-kids/121618/

14 peixes feitos com pratinho - Animais aquáticos com prato descartável - Arte com reciclagem de pratos descartáveis para crianças

Veja que idéias lindas para quem quer fazer peixes com pratos descartáveis!













Fonte: http://www.blogher.com/summer-craft-tropical-fish-plate-art
http://www.planetaatividades.com/2013/05/14-peixes-feitos-com-pratinho-animais.html