quinta-feira, 3 de abril de 2014

DEUS EXISTE DENTRO DE CADA UM!!!! EXERCITE A SOLIDARIEDADE!




PARA COMEÇARMOS UMA SEMANA ABENÇOADA!!!
VALE A PENA 1 MINUTO DE SUA LEITURA!!!
O PÃO DE CRISTO...

O que se segue é um relato verídico sobre um homem chamado Victor.

Depois de meses sem encontrar trabalho, viu-se obrigado a recorrer à
mendicância para sobreviver, coisa que o entristecia e envergonhava
muito..

Numa tarde fria de inverno, encontrava-se nas imediações de um clube
social, quando viu chegar um casal.

Victor lhe pediu algumas moedas para poder comprar algo para comer.

-Sinto muito, amigo, mas não tenho trocado- disse ele...

Sua esposa, ouvindo a conversa perguntou:

-Que queria o pobre homem?

-Dinheiro para comer. Disse que tinha fome - respondeu o marido.,

- Lorenzo, não podemos entrar e comer uma comida farta que não
necessitamos e deixar um homem faminto aqui fora!

-Hoje em dia há um mendigo em cada esquina! Aposto que quer dinheiro
para beber!

-Tenho uns trocados comigo. Vou dar-lhe alguma coisa!

Mesmo de costas para eles, Victor ouviu tudo que disseram.

Envergonhado, queria se afastar depressa correndo dali, mas neste
momento ouviu a amável voz da mulher que dizia:

- Aqui tens algumas moedas.

Consiga algo de comer, ainda que a situação esteja difícil, não
perca a esperança.

Em algum lugar existe um lugar de trabalho para você. Espero que
encontre.

-Obrigado, senhora.

Acabo de sentir-me melhor e capaz de começar de novo.

A senhora me ajudou a recobrar o ânimo!

Jamais esquecerei sua gentileza.

-Você estará comendo o Pão de Cristo! Partilhe-o - Disse ela com um
largo sorriso dirigido mais a um homem que a um mendigo.

Victor sentiu como se uma descarga elétrica lhe percorresse o corpo.
Encontrou um lugar barato para se alimentar um pouco.

Gastou a metade do que havia ganhado e resolveu guardar o que
sobrara para o outro dia, comeria 'O Pão de Cristo' dois dias.

Uma vez mais aquela descarga elétrica corria por seu interior.

O PÃO DE CRISTO!

-Um momento! - Pensou.

Não posso guardar o pão de Cristo somente para mim mesmo.

Parecia-lhe escutar o eco de um velho hino que tinha aprendido na
escola dominical. Neste momento, passou a seu lado um velhinho.

-Quem sabe, este pobre homem tenha fome, pensou -.

Tenho que partilhar o Pão de Cristo.

- Ouça-exclamou Victor-. Gostaria de entrar e comer uma boa comida?

O velho se voltou e encarou-o sem acreditar.

- Você fala sério, amigo? O homem não acreditava em tamanha sorte,
até que estivesse sentado em uma mesa coberta, com uma toalha e com um
belo prato de comida quente na frente.

Durante a ceia, Victor notou que o homem envolvia um pedaço de pão
em sua sacola de papel.

- Está guardando um pouco para amanhã? Perguntou.

- Não, não. É que tem um menininho que conheço onde costumo
freqüentar que tem passado mal ultimamente e estava chorando quando o
deixei. Tinha muita fome. Vou levar-lhe este pão.

- O Pão de Cristo! Recordou novamente as palavras da mulher e teve a
estranha sensação de que havia um terceiro convidado sentado naquela
mesa. Ao longe os sinos da igreja pareciam entoar o velho hino que
havia soado antes em sua cabeça.

Os dois homens levaram o pão ao menino faminto que começou a
engoli-lo com alegria.

De repente, se deteve e chamou um cachorrinho.

Um cachorrinho pequeno e assustado.

- Tome cachorrinho. Dou-te a metade - disse o menino.

O Pão de Cristo alcançará também você.

O pequeno tinha mudado de semblante. Pôs-se de pé e começou a vender
o jornal com alegria.

- Até logo! Disse Victor ao velho. Em algum lugar haverá um emprego.

Não desespere!

- Sabe? -sua voz se tornou em um sussurro. - Isto que comemos é o
pão de Cristo. Uma senhora me disse quando me deu aquelas moedas para
comprá-lo.. O futuro nos presenteará com algo muito bom!

Ao se afastar, Vitor reparou o cachorrinho que lhe farejava a perna.

Agachou-se para acariciá-lo e descobriu que tinha uma coleira onde
estava gravado o nome e endereço de seu dono.

Victor caminhou um bom pedaço até a casa do dono do cachorro e bateu
na porta.

Ao sair e ver que havia sido encontrado seu cachorro, o homem ficou
contentíssimo, e logo sua expressão se tornou séria.

Estava por repreender Victor, que certamente lhe havia roubado o
cachorro., mas não o fez pois Victor mostrava no rosto um ar e
dignidade que o deteve. Disse então:

- No jornal de ontem, ofereci uma recompensa pelo resgate.

Tome!! Victor olhou o dinheiro meio espantado e disse:

- Não posso aceitar. Somente queria fazer um bem ao cachorrinho.

- Pegue-o! Para mim, o que você fez vale muito mais que isto!

Você precisa de um emprego?

Venha ao meu escritório amanhã. Faz-me muita falta uma pessoa
íntegra como você.

Ao voltar pela avenida aquele velho hino que recordava sua infância,
voltou a soar em sua alma. Chamava-se 'PARTE O PÃO DA VIDA',

'NÃO O CANSEIS DE DAR, MAS NÃO DÊS AS SOBRAS,

DAI COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA'.

QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA DE TOMAR

NOSSA CRUZ E SEGUI-LO, MESMO QUE DOA!

Bem, agora se desejares, reparte com os amigos.

Ajuda-os a repartir e refletir. Eu já o fiz.

ESPERO QUE SIRVA para tua VIDA...

QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE....!!!

Senhor Jesus: 'Te amo muito, te necessito para sempre, estás no mais
profundo de meu coração, abençoa com teu carinho, a minha família,
minha casa, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e
meus amigos; em nome de JESUS'.

Passa esta oração a várias pessoas, exceto a mim.

Afinal, por que não mandar uma prece ao Senhor?

FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/deus-existe-dentro-de-cada-um-exercite.html

ATIVIDADES PARA O DIA DO ÍNDIO!




ATIVIDADES PARA O DIA DO ÍNDIO, ATIVIDADES DATAS COMEMORATIVAS, MODELOS DE ATIVIDADES PARA O DIA DO ÍNDIO, ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR.

FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/atividades-para-o-dia-do-indio.html

PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Parte I.

PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Parte I.

PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

ENSINE, POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS E DA NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, ALGUNS ASPECTOS DA CULTURA DOS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM NOSSO PAÍS.

EIXOS TEMÁTICOS:

ARTES VISUAIS, MOVIMENTO, IDENTIDADE E AUTONOMIA, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E NATUREZA E SOCIEDADE.

OBJETIVOS:

TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS CONSTITUÍDOS PELA HISTÓRIA E PELA CULTURA BRASILEIRA.

IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.

CONHEÇA TAMBÉM: O LIVRO COISAS DE ÍNDIO (DANIEL MUNDURU, EDITORA CALLIS).

CONTO A INDIAZINHA UNAÍ

(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VIZUALIZAR)

DIA DO INDÍGENA

CONTE A HISTÓRIA DA INDIAZINHA UNAÍ, CONVERSE COM ELES E EXPLIQUE ONDE VIVE, COMO VIVE OS ÍNDIOS E SUAS TRADIÇÕES, DEPOIS PEÇA PARA COLORIR O INDIOZINHO.


ALDEIA
MATERIAIS:

COLA BRANCA,
COMPASSO,
JORNAL ANTIGO,
LÁPIS DE COR,
LÁPIS PRETO,
PAPÉIS-CARTÃO NOS TONS BRANCO, VERDE-CLARO, VERDE-ESCURO E MARROM,
RISCOS DOs ÍNDIOS,
TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS


1- RECORTE, PARA CADA ALUNO, 2 RETÂNGULOS DE 9X11 CM NO PAPEL-CARTÃO VERDE-CLARO E 2 NO VERDE-ESCURO. ENTREGUE-O E SOLICITE ÀS CRIANÇAS QUE DESENHEM A COPA DE UMA ÁRVORE EM CADA UM DELES E QUE AS RECORTEM.

2- RECORTE VÁRIAS TIRAS DE PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURE DE 11X2,5 CM CADA UMA. FAÇA UMA DOBRA A 2,5 CM DE DISTÂNCIA DE UMA DAS EXTREMIDADES DE CADA RETÂNGULO E, EM SEGUIDA, DOBRE A "ABA" MENOR, A 0,5 CM DA ÁREA VINCADA, EM SENTIDO OPOSTO. REPITA ESSE PROCEDIMENTO O NÚMERO DE VEZES NECESSÁRIA PARA QUE CADA ALUNO FIQUE COM 4 "TRONCOS".


3- ORIENTE AS CRIANÇAS A COLAR A PONTA DOS TRONCOS QUE NÃO POSSUEM AS DOBRAS NO LADO AVESSO DAS COPAS.
4- MEÇA E RECORTE, NO PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURO, UM RETÂNGULO DE 30X42 CM. DISPONHA-O NA HORIZONTAL E FAÇA UM VINCO A 22 CM DA EXTREMIDADE ESQUERDA. ABRA A DOBRADURA E COLOQUE-A DE MANEIRA QUE FIQUE COM O FORMATO DE UM "L" INVERTIDO.

5- RECORTE DUAS TIRAS DE PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURO COM 11 X 2,5CM E DOBRE AS PONTAS DE CADA UMA DELAS PARA DENTRO, NA DIAGONAL. REPITA OS PASSOS 4 E 5 A QUANTIDADE DE VEZES EQUIVALENTE AO NÚMERO DE ALUNOS.
6- ORIENTE-OS A FIXAR AS "FAIXAS" NAS LATERAIS DO "L", DEIXANDO O LADO VERDE VOLTADO PARA DENTRO. ISSO PERMITIRÁ QUE O CENÁRIO FIQUE FIRME.

7- PEÇA AOS ALUNOS QUE COLEM, NO CENÁRIO, AS BASES DAS QUATRO ÁRVORES FEITAS ANTERIORMENTE, INTERCALANDO AS CORES DAS COPAS. SE DESEJAR, FAÇA MAIS ÁRVORES E ARBUSTOS. ORIENTE-OS A RECORTAR E A PINTAR OS RISCOS DOS ÍNDIOS QUE ESTÃO PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES.
8- PARA FAZER A OCA, RECORTE UM RETÂNGULO DE 10X30CM NO PAPEL-CARTÃO BRANCO E FAÇA NO CENTRO DE UMA DAS LATERAIS MAIORES, UMA ABERTURA DE 4X5CM.

9- FAÇA ALGUNS ROLINHOS DE JORNAL DE 10 CM DE COMPRIMENTO E 5 ROLETES COM 5CM. COLE VERTICALMENTE OS "TUBINHOS" PEQUENOS NA PARTE MENOR DO RETÂNGULO BRANCO, LOGO ACIMA DA ABERTURA, E FIXE OS OUTROS POR TODA A EXTENSÃO DA PEÇA. UNA AS DUAS EXTREMIDADES, FORMANDO UM CILINDRO.
10- RECORTE UMA CIRCUNFERÊNCIA DE 20CM DE DIÂMETRO NO PAPEL-CARTÃO MARROM E DOBRE-A AO MEIO DUAS VEZES. ABRA E RECORTE UM DOS VINCOS. FIXE AS EXTREMIDADES PARA FORMAR UM CONE E COLOQUE-O SOBRE A OCA, ORIGINANDO O TELHADO.

COLOCANDO EM PRÁTICA

DEPOIS DE VOCÊ E OS ALUNOS CONFECCIONAREM AS PEÇAS DO CENÁRIO DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, ORIENTE-OS NA CONSTRUÇÃO DA ALDEIA, PERMITINDOQUE AS CRIANÇAS USEM A CRIATIVIDADE PARA COLAR OS ELEMENTOS SOBRE A BASE DE PAPEL-CARTÃO. DURANTE ESSA ATIVIDADE, EXPLIQUE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E A CULTURA INDÍGENA. COMENTE AS TRADIÇÕES E OS RITOS RELIGIOSOS E AS DINÂMICAS QUE OS ÍNDIOS DESENVOLVEM EM OCASIÕES DE TRABALHO E LAZER. COMO SUGESTÃO, AS CRIANÇAS PODEM COLAR AS FIGURAS EM ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO PARA DAR MOBILIDADE ÂS PEÇAS, MODIFICANDO AS POSIÇÕES E PERMITINDO NOVAS CONSTRUÇÕES.



RISCOS:














O BARQUINHO E O JACARÉ

MATERIAIS:
CANETINHA PRETA,
FOLHA DE PAPEL CELOFANE AZUL,
FOLHA DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
PINCÉIS,
PREGADORES DE ROUPA

ILUSTRAÇÕES DOS INDIOZINHOS (REPRODUZIR VÁRIOS)










TINTAS GUACHE NAS CORES VERDE, BRANCA E PRETA.


PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.

1 -DIPONHA UMA FOLHA DE SULFITE NA HORIZONTAL E DOBRE-A AO MEIO, NA VERTICAL. COLOQUE O VINCO PARA CIMA E DOBRE A PONTA DE UMA DAS LATERAIS SUPERIORES EM DIREÇÃO AO CENTRO. REPITA O MESMO PROCEDIMENTO COM A OUTRA.

2- LEVANTE AS ABAS FORMADAS PARA AMBOS OS LADOS DA FIGURA E DOBRE AS PONTAS SOBRE O BARQUINHO.

3- EMPURRE AMBAS AS LATERAIS PARA DENTRO DE MANEIRA A FORMAR UM LOSANGO. DOBRE A EXTREMIDADE PARA CIMA DE AMBOS OS LADOS.


4- SEGURE AS PONTAS E DESLOQUE-AS PARA O LADO OPOSTO, FORMANDO O BARCO.

5- PARA CONFECCIONAR O JACARÉ, PEÇA ÀS CRIANÇAS QUE PINTEM OS PREGADORES DE ROUPA COM A TINTA GUACHE VERDE E ESPEREM SECAR. ENTÃO, ELAS DEVEM UTILIZAR A MARCAÇÃO DE METAL PARA DELIMITAR A CABEÇA, E PINTAM DOIS CÍRCULOS COM A TINTA BRANCA PARA FORMAR OS OLHOS. COM A PRETA, FAZEM OS DETALHES. POR FIM, DESENHAM OS DENTES COM A CANETINHA.


COLOCANDO EM PRÁTICA

1- INSTRUA AS CRIANÇAS A FAZER OS BARCOS E OS JACARÉS SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO. MULTIPLIQUE AS ILUSTRAÇÕES DOS INDIOZINHOS QUE ESTÃO NESTA POSTAGEM DE FORMA QUE OS ALUNOS TENHAM UMA DE CADA. ENTREGUE-AS E ORIENTE QUE AS RECORTEM. ENSINE A MÚSICA QUE ESTÁ NESTA POSTAGEM E PEÇA AS CRIANÇAS QUE ACOMPANHEM OS MOVIMENTOS DESCRITOS NA LETRA UTILIZANDO AS FIGURAS QUE POSSUEM. CRIE SITUAÇÕES PARA TRABALHAR A ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADES E NUMERAIS, QUESTIONANDO: "SE UM ÍNDIO CAIR NO RIO, QUANTOS FICARÃO?"



2- ORIENTE OS ALUNOS A COLAR NO CADERNO DE DESENHO O BARCO COM OS INDIOZINHOS ENCAIXADOS ENTRO DELE. SIBOLIZAM A ÁGUA COM PAPEL CELOFANE AZUL.


PEIXINHO DE DOBRADURA

MATERIAIS:
COLA GLITER,
FOLHA DE PAPEL COLOR SET AZUL,
FOLHA DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
FURADOR DE PAPEL, LÁPIS PRETO, RÉGUA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS

1-ENQUANTO VOCÊ REALIZA A DOBRADURA, PEÇAS ÀS CRIANÇAS QUE PRESTEM ATENÇÃO E SIGAM SEUS MOVIMENTOS. RECORTE UM QUADRADO DE 15CM DE LADO NO PAPEL COLOR SET, E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL, PARA FORMAR UM TRIÂNGULO.

2- DOBRE AS DUAS PONTAS DA LATERAL MAIOR DO TRIÂNGULO EM DIREÇÃO AO CENTRO. FAÇA UM CORTE DE 2CM DOS LADOS ESQUERDO E DIREITO DAS PORÇÕES DOBRADAS.

3- DOBRE AS LATERAIS CORTADAS PARA FORA, ORIGINANDO A CAUDA DO ANIMAL.

4- COLOQUE O PEIXE SOBRE A MESA DE FORMA QUE A PORÇÃO COM AS DOBRAS FIQUE PARA BAIXO. COLE UMA APARA DE PAPEL RETIRADA DO FURADOR PARA FAZER O OLHO E DECORE-O COM A COLA GLITTER. USE-A TAMBÉM PARA DESENHAR A BOCA.

COLOCANDO EM PRÁTICA

APÓS ENSINAR AS CRIANÇAS A CONFECCIONAR A DOBRADURA DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESCARIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS ÍNDIOS. RESSALTE QUE ESSA TAREFA É REALIZADA PELOS HOMENS, QUE PRECISAM TER UM BOM CONHECIMENTO A RESPEITO DOS HÁBITOS DOS PEIXES E DOS MELHORES LOCAIS PARA A PESCA, ALÉM DE HABILIDADES PARA CONDUZIR AS CANOAS. QUESTIONE SE É POSSÍVEL COMER OS PEIXES DE ESTIMAÇÃO E SE ESSES ANIMAIS SÃO IMPORTANTES SÓ PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ÍNDIOS.


POTES DE ARGILA
MATERIAIS
ÁGUA,
ARGILA,
PINCEL,
TINTAS GUACHE

PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR

1- SEPARE UMA PORÇÃO DE ARGILA E FAÇA UMA BOLA. COM O DEDO INDICADOR, ABRA UM ORIFÍCIO NO CENTRO DELA, MODELE SUAS BORDAS E DEIXE SECAR.

2- PINTE OS POTES COM TINTA GUACHE BRANCA. REPITA ESSE PROCEDIMENTO ATÉ QUE CADA CRIANÇA TENHA UM.

COLOCANDO EM PRÁTICA

APÓS A CONFECÇÃO DOS POTES DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, EXPLIQUE À CLASSE QUE OS ÍNDIOS DOMINAM A TÉCNICA DA CERÂMICA - ARTE DE FABRICAR ARTEFATOS DE ARGILA - E FAZEM, COM ESSA MATÉRIA - PRIMA, UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS, BRINQUEDOS E OBJETOS UTILIZADOS EM RITUAIS. ENTÃO, ENTREGUE OS POTES JÁ SECOS E ORIENTE OS ALUNOS A PINTÁ-LOS COM AS CORES PRIMÁRIAS, OU SEJA, AMARELA, AZUL E VERMELHA. DEPOIS DE SECOS, RESSALTE QUE DEVEM LEVÁ-LOS PARA CASA PARA BRINCAR COM SEUS COLEGUINHAS.





TANGA E COCAR

MATERIAIS
COLA BRANCA,
FITA-CREPE,
LÁPIS PRETO,
PAPEL COLOR SET,
PAPÉIS CREPOM DE CORES VARIADAS,
RÉGUA,
TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS

TANGA



RECORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL COLOR SET DE 5X64 CM PARA FAZER O CÓS DA TANGA. ENTÃO, MEÇA E RECORTE FAIXAS DE PAPEL CREPOM DE 18X7CM CADA UMA, SENDO DUAS DE CADA COR, E CORTE UMA DAS PONTAS EM FORMATO DE SETA PARA FORMAR AS "PERNAS". COLOQUE NA HORIZONTAL A FAIXA QUE SERVE COMO BASE E DIVIDA-AS AO MEIO COM UM RISCO HORIZONTAL. NA PARTE INFERIOR DESSA MARCAÇÃO, COLE A PRIMEIRA CAMADA DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM, DISTRIBUINDO TODAS AS TONALIDADES POR SUA EXTENSÃO.

DOBRE A OUTRA METADE DA BASE POR CIMA DAS FAIXAS, PARA FORMAR O CINTO. PEÇA ÀS CRIANÇAS QUE FIXEM AS "PERNAS" DE MESMA COR NA PONTA DAS QUE FORAM COLADAS ANTERIORMENTE, PARA AUMENTAR O COMPRIMENTO. APLIQUE FITA-CREPE EM UMA DAS EXTREMIDADES DO CÓS, PARA QUE A ROUPA POSSA SE AJUSTAR AO CORPO DA CRIANÇA.

COCAR


MEÇA E CORTE UMA TIRA DE PAPEL COLOR SET DE 3X40CM PARA SERVIR DE BASE, E 3 FAIXAS DE PAPEL CREPOM DE 18X17 CM DE DIFERENTES CORES, EM FORMATO DE SETA, PARA SIMBOLIZAR AS PERNAS. NO CENTRO DA BASE, COLE AS TIRAS, UMA AO LADO DA OUTRA. COLOQUE FITA-CREPE EM UMA DAS EXTREMIDADES DO COLOR SET PARA QUE O COAR SE AJUSTE À CABEÇA.

COLOCANDO EM PRÁTICA

CONFECCIONE, JUNTO ÀS CRIANÇAS, AS TANGAS E OS COCARES SEGUINDO AS INDICAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, DE FORMA QUE CADA ALUNO TENHA UM PAR. SOLICITE QUE OS VISTAM E EXPLIQUE QUE ESSES SÃO EXEMPLOS DE VESTIMENTAS DE ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS. RESSALTE A IMPORTÂNCIA DO COCAR NÃO SÓ COMO UMA PEÇA DO VESTUÁRIO, MAS COMO UMA FORMA DE SIMBOLIZAR A HIERARQUIA DA TRIBO, POIS A DISPOSIÇÃO E AS CORES DAS PENAS INDICAM A POSIÇÃO DE CHEFE DENTRO DO GRUPO E SIMBOLIZAM A ORDENAÇÃO DA VIDA NA ALDEIA. TRABALHE A QUANTIDADE DE CORES E DE "PENAS" DAS PEÇAS E SOLICITE ÀS CRIANÇAS QUE FAÇAM UMA PESQUISA NO INTUITO DE DESCOBRIR COMO OS ÍNDIOS VESTEM-SE ATUALMENTE.

Fonte:projetos escolares.n.23. Parte I.

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FONTE:
 http://amigasdaedu.blogspot.com.br
http://amigasdaedu.blogspot.com/2010/04/projeto-dia-do-indigena-e-descobrimento.html

PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Parte II.



BILBOQUÊ


MATERIAI:

BARBANTE,

FITAS ADESIVAS COLORIDAS,

GARRAFA PET DE 2 LITROS TRANSPARENTE E COM TAMPA,

2 TAMPAS DE GARRAFA PET,

TESOURA SEM PONTA.



PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.

1-MEÇA E CORTE 12 CM A PARTIR DO GARGALO DA GARRAFA PET. CORTE UM BARBANTE COM 50 CM, DEIXE 5 CM DENTRO DA TAMPA DA GARRAFA E ROSQUEI-A, DE FORMA QUE O FIO FIQUE PRESO.

2-FURE O CENTRO DE UMA DAS TAMPAS DE GARRAFA SEPARADAS E PASSE A OUTRA EXTREMIDADE DO BARBANTE POR ESSE ORIFÍCIO. FAÇA UM NÓ PARA FIXAR.

3-UNA A TAMPA COM BARBANTE À OUTRA E FIXE-AS COM A FITA ADESIVA COLORIDA. INSTRUA AS CRIANÇAS A UTILIZAR OUTRAS TONALIDADES DA MESMA FITA PARA DECORAR AS BORDAS E O GARGALO DA GARRAFA.



COLOCANDO EM PRÁTICA

CONFECCIONE COM OS ALUNOS, DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, BILBOQUÊS EM UM NÚMERO SUFICIENTE PARA QUE TODOS RECEBAM UM. ENSINE-OS A BRINCAR EXPLICANDO QUE O OBJETIVO É LANÇAR A TAMPINHA PRESA AO BARBANTE PARA ENCAIXÁ-LA NA "TAÇA" AMARRADA NA PONTA OPOSTA AO CORDÃO. CONTE QUE O BILBOQUÊ É CONFECCIONADO PELOS ÍNDIOS A PARTIR DA CASTANHA DE ALGUMAS FRUTAS. ESSA ATIVIDADE PERMITE TRABALHAR A COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL DAS CRIANÇAS.


PRODUÇÃO DE TINTAS


MATERIAIS:

CASCAS DE BETERRABA,

FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,

FLOR DE HIBISCO,

HORTELÃ,

MELISSA,

PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES,

POEJO.



COLOCANDO EM PRÁTICA

EXPLIQUE ÁS CRIANÇAS QUE, ANTIGAMENTE, NÃO EXISTIAM TINTAS PRONTAS COMO HOJE. RESSALTE QUE, NAQUELA ÉPOCA, USAVAM-SE RECURSOS DA NATUREZA PARA PRODUZI-LAS, COMO O CORANTE RETIRADO DAS CASCAS DAS ÁRVORES, DAS FOLHAS E DAS FLORES. PEÇA AOS ALUNOS QUE TRAGAM DE CASA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, FOLHAS DE HORTELÃ, POEJO, MELISSA, CASCAS DE BETERRABA, PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES E FLOR DE HIBISCO, TODAS BEM-LAVADAS E ENXUTAS. ORIENTE-OS A ESFREGÁ-LAS, UMA DE CADA VEZ, SOBRE O PAPEL SULFITE. ASSIM, TERÃO A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR AS CORES E OS EFEITOS FORNECIDOS POR ESSES MATERIAIS.

CARAVELAS

MATERIAIS: BANDEJAS DE ISOPOR PARA FRIOS,

FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,

2 GARRAFAS PET COM TAMPA,

LÁPIS PRETO,

PALITOS DE CHURRASCO,

PISTOLA DE COLA QUENTE,

RÉGUA, RISCO DO MAPA DESTACANDO O BRASIL E PORTUGAL,

TESOURA COM PONTA.



PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR

1-APÓIE A GARRAFA PET SOBRE A MESA, COLOCANDO-A NO SENTIDO HORIZONTAL. COM A TESOURA, CORTE UM RETÂNGULO NO "CORPO" DO RECIPIENTE E ARREDONDE AS LATERAIS. ESSA PORÇÃO RETIRADA SERÁ USADA COMO "VELA". REPITA O PROCESSO COM A OUTRA GARRAFA, MAS FAÇA DOIS RECORTES. DEIXE OS TRÊS RETÂNGULOS COM TAMANHOS DIFERENTES.


2- DISPONHA A "VELA" NO SENTIDO HORIZONTAL E, COM A PONTA DA TESOURA, FAÇA, CENTRALIZADAMENTE, DOIS FUROS COM 3,5 CM DE DISTÂNCIA UM DO OUTRO. CORTE A PONTA AFIADA DO PALITO DE CHURRASCO E DEIXE-O COM 18 CM. EM SEGUIDA, INTRODUZA O PALITO NOS ORIFÍCIOS ATÉ A METADE. REPITA O PROCEDIMENTO COM AS OUTRAS DUAS "VELAS.

3- MEÇA E RECORTE NOVE RETÂNGULOS DE 2X2,5 CM CADA UM NA BANDEJA DE ISOPOR PARA FRIOS. COLE UM SOBRE O OUTRO, DE FORMA A OBTER TRÊS BLOCOS ESPESSOS. FIXE-OS, LADO A LADO, COM COLA QUENTE, NA PARTE INTERNA DO BARCO, DEIXANDO UMA PEQUENA DISTÂNCIA ENTRE ELES.


4- ESPETE NO CENTRO DE CADA "BLOCO" UMA "VELA", DE FORMA QUE A PARTE ARREDONDADA DELAS FIQUE VIRADA PARA A TAMPA DA GARRAFA. CONFECCIONE O NÚMERO SUFICIENTE DE CARAVELAS PARA QUE CADA ALUNO RECEBA UMA.



COLOCANDO EM PRÁTICA

1- CONFECCIONE TRÊS BARCOS DE DOBRADURA - QUE REPRESENTARÃO AS CARAVELAS SANTA MARIA, PINTA E NINA - CONFORME AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO QUE ESTÁ NA POSTAGEM DA PARTE I DO PROJETO. DISPONHA O MAPA NO LOCAL AMPLO. CONTE AOS ALUNOS A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, DESLOCANDO OS "CARAVELAS" SOBRE O MAPA E MOSTRANDO O CAMINHO PERCORRIDO PELOS NAVEGADORES ATÉ ENCONTRAR O NOSSO PAÍS.

2- UTILIZE A CARAVELA CONFECCIONADA DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO PARA EXPLICAR QUE OS PORTUGUESES CHEGARAM AQUI NESSAS GRANDES EMBARCAÇÕES, CUJO CAPITÃO CHAMAVA-SE PEDRO ÁLVARES CABRAL. CONTE COMO ERA A NOSSA TERRA E QUAL ERA O MODO DE VIDA DE SEUS HABITANTE, ESTIMULANDO AS CRIANÇAS A PARTICIPAR E A FAZER OBSERVAÇÕES, PARA QUE POSSAM RECONTAR A HISTÓRIA A SEUS FAMILIARES. INSTRUA OS ALUNOS A LEVAR A CARAVELA PARA CASA E A UTILIZÁ-LA PARA DINAMIZAR A HISTÓRIA. ELAS PODEM REVELAR AS HABILIDADES ARTÍSTICAS DECORANDO-A COM PINTURA A DEDO, TINTAS GUACHE, BARBANTE E OUTROS MATERIAIS.
FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/04/projeto-dia-do-indigena-e-descobrimento_08.html

ERA UMA VEZ... DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL...APRENDA A FAZER UMA CAIXA DE HISTÓRIAS.









FESTEJE O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL COM MUITA LEITURA E FANTASIA.

UMA CAIXA-LIVRO CONVIDA OS ALUNOS A EMBARCAR NA MAGIA DOS PERSONAGENS E HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO.




O ESCRITOR, EDITOR E JORNALISTA JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO, CONSIDERADO O PRECURSOR DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL, NASCEU NO DIA 18 DE ABRIL. POR ISSO, COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL NESSA DATA. PARA CELEBRAR A HOMENAGEM, ESCOLAS E BIBLIOTECAS DO PAÍS PROGRAMAM ATIVIDADES INTERATIVAS PARA ATRAIR AS CRIANÇAS E DESPERTÁ-LAS PARA O HÁBITO E O PRAZER DA LEITURA. A BIBLIOTECA DO COLÉGIO SANTA JOANA DÁRC, DE RIO GRANDE (RS), PROPÕE TODO ANO UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE REÚNE OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS PARA SESSÕES DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E UM ESTUDO ANIMADO SOBRE MONTEIRO LOBATO E SUA OBRAS. SEGUNDO MARGARET BASSO E SUELEN FARIAS, BIBLIOTECÁRIAS DA ESCOLA, ALÉM DE CONHECEREM A VIDA E A OBRA DO AUTOR, OS ESTUDANTES TORNAM-SE CONTADORES DAS HISTÓRIAS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO EM UM CLIMA DESCONTRAÍDO - CERCADOS DE LIVROS E MUNIDOS COM A IMAGINAÇÃO.

REINVENTANDO A LEITURA

LETÍCIA CABAU, PEDAGOGA DO GUIA PRÁTICO, "INVENTOU" UMA CAIXA-LIVRO (VEJA O PASSO-A-PASSO) INDICADA COMO RECURSO PARA CONTAR HISTÓRIAS. CRIE UM CLIMA ACONCHEGANTE COM ALMOFADAS E MÚSICAS. MOSTRE A CAIXA-LIVRO (AINDA FECHADA) AOS ALUNOS. DEIXE QUE A TOQUEM POR FORA E, ANTES DE LEVANTAR A TAMPA, REVELE QUE A CAIXA É MÁGICA E QUE DENTRO VIVEM VÁRIOS PERSONAGENS - NESSA HORA, ABRA A CAIXA E APRESENTE-OS POR MEIO DAS HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO. FALE SOBRE O PERFIL DE CADA UM SEM DIZER O NOME, POIS OS ALUNOS TENTARÃO ADIVINHAR QUEM É. USE OS CENÁRIOS PARA CONTAR OS "CAUSOS" DO SÍTIO.




(CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR)


EMÍLIA "PALITO" (POR ESSE PASSO-A-PASSO VOCÊ CONSEGUE FAZER OS OUTROS PERSONAGENS PARA COLOCAR NA CAIXA DE HISTÓRIAS)

SUGESTÃO:

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