PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Parte I.
PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
ENSINE, POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS E DA NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS, ALGUNS ASPECTOS DA CULTURA DOS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM NOSSO PAÍS.
EIXOS TEMÁTICOS:
ARTES VISUAIS, MOVIMENTO, IDENTIDADE E AUTONOMIA, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E NATUREZA E SOCIEDADE.
OBJETIVOS:
TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS CONSTITUÍDOS PELA HISTÓRIA E PELA CULTURA BRASILEIRA.
IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.
CONHEÇA TAMBÉM: O LIVRO COISAS DE ÍNDIO (DANIEL MUNDURU, EDITORA CALLIS).
CONTO A INDIAZINHA UNAÍ
(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VIZUALIZAR)
DIA DO INDÍGENA
CONTE A HISTÓRIA DA INDIAZINHA UNAÍ, CONVERSE COM ELES E EXPLIQUE ONDE VIVE, COMO VIVE OS ÍNDIOS E SUAS TRADIÇÕES, DEPOIS PEÇA PARA COLORIR O INDIOZINHO.
ALDEIA
MATERIAIS:
COLA BRANCA,
COMPASSO,
JORNAL ANTIGO,
LÁPIS DE COR,
LÁPIS PRETO,
PAPÉIS-CARTÃO NOS TONS BRANCO, VERDE-CLARO, VERDE-ESCURO E MARROM,
RISCOS DOs ÍNDIOS,
TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE, PARA CADA ALUNO, 2 RETÂNGULOS DE 9X11 CM NO PAPEL-CARTÃO VERDE-CLARO E 2 NO VERDE-ESCURO. ENTREGUE-O E SOLICITE ÀS CRIANÇAS QUE DESENHEM A COPA DE UMA ÁRVORE EM CADA UM DELES E QUE AS RECORTEM.
2- RECORTE VÁRIAS TIRAS DE PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURE DE 11X2,5 CM CADA UMA. FAÇA UMA DOBRA A 2,5 CM DE DISTÂNCIA DE UMA DAS EXTREMIDADES DE CADA RETÂNGULO E, EM SEGUIDA, DOBRE A "ABA" MENOR, A 0,5 CM DA ÁREA VINCADA, EM SENTIDO OPOSTO. REPITA ESSE PROCEDIMENTO O NÚMERO DE VEZES NECESSÁRIA PARA QUE CADA ALUNO FIQUE COM 4 "TRONCOS".
3- ORIENTE AS CRIANÇAS A COLAR A PONTA DOS TRONCOS QUE NÃO POSSUEM AS DOBRAS NO LADO AVESSO DAS COPAS.
4- MEÇA E RECORTE, NO PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURO, UM RETÂNGULO DE 30X42 CM. DISPONHA-O NA HORIZONTAL E FAÇA UM VINCO A 22 CM DA EXTREMIDADE ESQUERDA. ABRA A DOBRADURA E COLOQUE-A DE MANEIRA QUE FIQUE COM O FORMATO DE UM "L" INVERTIDO.
5- RECORTE DUAS TIRAS DE PAPEL-CARTÃO VERDE-ESCURO COM 11 X 2,5CM E DOBRE AS PONTAS DE CADA UMA DELAS PARA DENTRO, NA DIAGONAL. REPITA OS PASSOS 4 E 5 A QUANTIDADE DE VEZES EQUIVALENTE AO NÚMERO DE ALUNOS.
6- ORIENTE-OS A FIXAR AS "FAIXAS" NAS LATERAIS DO "L", DEIXANDO O LADO VERDE VOLTADO PARA DENTRO. ISSO PERMITIRÁ QUE O CENÁRIO FIQUE FIRME.
7- PEÇA AOS ALUNOS QUE COLEM, NO CENÁRIO, AS BASES DAS QUATRO ÁRVORES FEITAS ANTERIORMENTE, INTERCALANDO AS CORES DAS COPAS. SE DESEJAR, FAÇA MAIS ÁRVORES E ARBUSTOS. ORIENTE-OS A RECORTAR E A PINTAR OS RISCOS DOS ÍNDIOS QUE ESTÃO PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES.
8- PARA FAZER A OCA, RECORTE UM RETÂNGULO DE 10X30CM NO PAPEL-CARTÃO BRANCO E FAÇA NO CENTRO DE UMA DAS LATERAIS MAIORES, UMA ABERTURA DE 4X5CM.
9- FAÇA ALGUNS ROLINHOS DE JORNAL DE 10 CM DE COMPRIMENTO E 5 ROLETES COM 5CM. COLE VERTICALMENTE OS "TUBINHOS" PEQUENOS NA PARTE MENOR DO RETÂNGULO BRANCO, LOGO ACIMA DA ABERTURA, E FIXE OS OUTROS POR TODA A EXTENSÃO DA PEÇA. UNA AS DUAS EXTREMIDADES, FORMANDO UM CILINDRO.
10- RECORTE UMA CIRCUNFERÊNCIA DE 20CM DE DIÂMETRO NO PAPEL-CARTÃO MARROM E DOBRE-A AO MEIO DUAS VEZES. ABRA E RECORTE UM DOS VINCOS. FIXE AS EXTREMIDADES PARA FORMAR UM CONE E COLOQUE-O SOBRE A OCA, ORIGINANDO O TELHADO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DEPOIS DE VOCÊ E OS ALUNOS CONFECCIONAREM AS PEÇAS DO CENÁRIO DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, ORIENTE-OS NA CONSTRUÇÃO DA ALDEIA, PERMITINDOQUE AS CRIANÇAS USEM A CRIATIVIDADE PARA COLAR OS ELEMENTOS SOBRE A BASE DE PAPEL-CARTÃO. DURANTE ESSA ATIVIDADE, EXPLIQUE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E A CULTURA INDÍGENA. COMENTE AS TRADIÇÕES E OS RITOS RELIGIOSOS E AS DINÂMICAS QUE OS ÍNDIOS DESENVOLVEM EM OCASIÕES DE TRABALHO E LAZER. COMO SUGESTÃO, AS CRIANÇAS PODEM COLAR AS FIGURAS EM ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO PARA DAR MOBILIDADE ÂS PEÇAS, MODIFICANDO AS POSIÇÕES E PERMITINDO NOVAS CONSTRUÇÕES.
RISCOS:
O BARQUINHO E O JACARÉ
MATERIAIS:
CANETINHA PRETA,
FOLHA DE PAPEL CELOFANE AZUL,
FOLHA DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
PINCÉIS,
PREGADORES DE ROUPA
ILUSTRAÇÕES DOS INDIOZINHOS (REPRODUZIR VÁRIOS)
TINTAS GUACHE NAS CORES VERDE, BRANCA E PRETA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.
1 -DIPONHA UMA FOLHA DE SULFITE NA HORIZONTAL E DOBRE-A AO MEIO, NA VERTICAL. COLOQUE O VINCO PARA CIMA E DOBRE A PONTA DE UMA DAS LATERAIS SUPERIORES EM DIREÇÃO AO CENTRO. REPITA O MESMO PROCEDIMENTO COM A OUTRA.
2- LEVANTE AS ABAS FORMADAS PARA AMBOS OS LADOS DA FIGURA E DOBRE AS PONTAS SOBRE O BARQUINHO.
3- EMPURRE AMBAS AS LATERAIS PARA DENTRO DE MANEIRA A FORMAR UM LOSANGO. DOBRE A EXTREMIDADE PARA CIMA DE AMBOS OS LADOS.
4- SEGURE AS PONTAS E DESLOQUE-AS PARA O LADO OPOSTO, FORMANDO O BARCO.
5- PARA CONFECCIONAR O JACARÉ, PEÇA ÀS CRIANÇAS QUE PINTEM OS PREGADORES DE ROUPA COM A TINTA GUACHE VERDE E ESPEREM SECAR. ENTÃO, ELAS DEVEM UTILIZAR A MARCAÇÃO DE METAL PARA DELIMITAR A CABEÇA, E PINTAM DOIS CÍRCULOS COM A TINTA BRANCA PARA FORMAR OS OLHOS. COM A PRETA, FAZEM OS DETALHES. POR FIM, DESENHAM OS DENTES COM A CANETINHA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
1- INSTRUA AS CRIANÇAS A FAZER OS BARCOS E OS JACARÉS SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO. MULTIPLIQUE AS ILUSTRAÇÕES DOS INDIOZINHOS QUE ESTÃO NESTA POSTAGEM DE FORMA QUE OS ALUNOS TENHAM UMA DE CADA. ENTREGUE-AS E ORIENTE QUE AS RECORTEM. ENSINE A MÚSICA QUE ESTÁ NESTA POSTAGEM E PEÇA AS CRIANÇAS QUE ACOMPANHEM OS MOVIMENTOS DESCRITOS NA LETRA UTILIZANDO AS FIGURAS QUE POSSUEM. CRIE SITUAÇÕES PARA TRABALHAR A ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADES E NUMERAIS, QUESTIONANDO: "SE UM ÍNDIO CAIR NO RIO, QUANTOS FICARÃO?"
2- ORIENTE OS ALUNOS A COLAR NO CADERNO DE DESENHO O BARCO COM OS INDIOZINHOS ENCAIXADOS ENTRO DELE. SIBOLIZAM A ÁGUA COM PAPEL CELOFANE AZUL.
PEIXINHO DE DOBRADURA
MATERIAIS:
COLA GLITER,
FOLHA DE PAPEL COLOR SET AZUL,
FOLHA DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
FURADOR DE PAPEL, LÁPIS PRETO, RÉGUA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1-ENQUANTO VOCÊ REALIZA A DOBRADURA, PEÇAS ÀS CRIANÇAS QUE PRESTEM ATENÇÃO E SIGAM SEUS MOVIMENTOS. RECORTE UM QUADRADO DE 15CM DE LADO NO PAPEL COLOR SET, E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL, PARA FORMAR UM TRIÂNGULO.
2- DOBRE AS DUAS PONTAS DA LATERAL MAIOR DO TRIÂNGULO EM DIREÇÃO AO CENTRO. FAÇA UM CORTE DE 2CM DOS LADOS ESQUERDO E DIREITO DAS PORÇÕES DOBRADAS.
3- DOBRE AS LATERAIS CORTADAS PARA FORA, ORIGINANDO A CAUDA DO ANIMAL.
4- COLOQUE O PEIXE SOBRE A MESA DE FORMA QUE A PORÇÃO COM AS DOBRAS FIQUE PARA BAIXO. COLE UMA APARA DE PAPEL RETIRADA DO FURADOR PARA FAZER O OLHO E DECORE-O COM A COLA GLITTER. USE-A TAMBÉM PARA DESENHAR A BOCA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APÓS ENSINAR AS CRIANÇAS A CONFECCIONAR A DOBRADURA DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESCARIA PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS ÍNDIOS. RESSALTE QUE ESSA TAREFA É REALIZADA PELOS HOMENS, QUE PRECISAM TER UM BOM CONHECIMENTO A RESPEITO DOS HÁBITOS DOS PEIXES E DOS MELHORES LOCAIS PARA A PESCA, ALÉM DE HABILIDADES PARA CONDUZIR AS CANOAS. QUESTIONE SE É POSSÍVEL COMER OS PEIXES DE ESTIMAÇÃO E SE ESSES ANIMAIS SÃO IMPORTANTES SÓ PARA A ALIMENTAÇÃO DOS ÍNDIOS.
POTES DE ARGILA
MATERIAIS
ÁGUA,
ARGILA,
PINCEL,
TINTAS GUACHE
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
1- SEPARE UMA PORÇÃO DE ARGILA E FAÇA UMA BOLA. COM O DEDO INDICADOR, ABRA UM ORIFÍCIO NO CENTRO DELA, MODELE SUAS BORDAS E DEIXE SECAR.
2- PINTE OS POTES COM TINTA GUACHE BRANCA. REPITA ESSE PROCEDIMENTO ATÉ QUE CADA CRIANÇA TENHA UM.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APÓS A CONFECÇÃO DOS POTES DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, EXPLIQUE À CLASSE QUE OS ÍNDIOS DOMINAM A TÉCNICA DA CERÂMICA - ARTE DE FABRICAR ARTEFATOS DE ARGILA - E FAZEM, COM ESSA MATÉRIA - PRIMA, UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS, BRINQUEDOS E OBJETOS UTILIZADOS EM RITUAIS. ENTÃO, ENTREGUE OS POTES JÁ SECOS E ORIENTE OS ALUNOS A PINTÁ-LOS COM AS CORES PRIMÁRIAS, OU SEJA, AMARELA, AZUL E VERMELHA. DEPOIS DE SECOS, RESSALTE QUE DEVEM LEVÁ-LOS PARA CASA PARA BRINCAR COM SEUS COLEGUINHAS.
TANGA E COCAR
MATERIAIS
COLA BRANCA,
FITA-CREPE,
LÁPIS PRETO,
PAPEL COLOR SET,
PAPÉIS CREPOM DE CORES VARIADAS,
RÉGUA,
TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
TANGA
RECORTE UM RETÂNGULO DE PAPEL COLOR SET DE 5X64 CM PARA FAZER O CÓS DA TANGA. ENTÃO, MEÇA E RECORTE FAIXAS DE PAPEL CREPOM DE 18X7CM CADA UMA, SENDO DUAS DE CADA COR, E CORTE UMA DAS PONTAS EM FORMATO DE SETA PARA FORMAR AS "PERNAS". COLOQUE NA HORIZONTAL A FAIXA QUE SERVE COMO BASE E DIVIDA-AS AO MEIO COM UM RISCO HORIZONTAL. NA PARTE INFERIOR DESSA MARCAÇÃO, COLE A PRIMEIRA CAMADA DAS TIRAS DE PAPEL CREPOM, DISTRIBUINDO TODAS AS TONALIDADES POR SUA EXTENSÃO.
DOBRE A OUTRA METADE DA BASE POR CIMA DAS FAIXAS, PARA FORMAR O CINTO. PEÇA ÀS CRIANÇAS QUE FIXEM AS "PERNAS" DE MESMA COR NA PONTA DAS QUE FORAM COLADAS ANTERIORMENTE, PARA AUMENTAR O COMPRIMENTO. APLIQUE FITA-CREPE EM UMA DAS EXTREMIDADES DO CÓS, PARA QUE A ROUPA POSSA SE AJUSTAR AO CORPO DA CRIANÇA.
COCAR
MEÇA E CORTE UMA TIRA DE PAPEL COLOR SET DE 3X40CM PARA SERVIR DE BASE, E 3 FAIXAS DE PAPEL CREPOM DE 18X17 CM DE DIFERENTES CORES, EM FORMATO DE SETA, PARA SIMBOLIZAR AS PERNAS. NO CENTRO DA BASE, COLE AS TIRAS, UMA AO LADO DA OUTRA. COLOQUE FITA-CREPE EM UMA DAS EXTREMIDADES DO COLOR SET PARA QUE O COAR SE AJUSTE À CABEÇA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONFECCIONE, JUNTO ÀS CRIANÇAS, AS TANGAS E OS COCARES SEGUINDO AS INDICAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, DE FORMA QUE CADA ALUNO TENHA UM PAR. SOLICITE QUE OS VISTAM E EXPLIQUE QUE ESSES SÃO EXEMPLOS DE VESTIMENTAS DE ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS. RESSALTE A IMPORTÂNCIA DO COCAR NÃO SÓ COMO UMA PEÇA DO VESTUÁRIO, MAS COMO UMA FORMA DE SIMBOLIZAR A HIERARQUIA DA TRIBO, POIS A DISPOSIÇÃO E AS CORES DAS PENAS INDICAM A POSIÇÃO DE CHEFE DENTRO DO GRUPO E SIMBOLIZAM A ORDENAÇÃO DA VIDA NA ALDEIA. TRABALHE A QUANTIDADE DE CORES E DE "PENAS" DAS PEÇAS E SOLICITE ÀS CRIANÇAS QUE FAÇAM UMA PESQUISA NO INTUITO DE DESCOBRIR COMO OS ÍNDIOS VESTEM-SE ATUALMENTE.
Fonte:projetos escolares.n.23. Parte I.
projeto para o dia do índio, projeto descobrimento do Brasil, projetos pedagógicos, projeto datas comemorativas, projeto, atividades para o dia do índio, atividades para o descobrimento do Brasil.
FONTE:
http://amigasdaedu.blogspot.com.br
http://amigasdaedu.blogspot.com/2010/04/projeto-dia-do-indigena-e-descobrimento.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário