Assim como existe um tecido específico para o calção e um sapato adaptado para jogar futebol, e um estilo de sunga para natação, existem modelos próprios para cada tipo de esporte.
Para pedalar com segurança você vai precisar de: capacete, óculos, luvas, coletes, camiseta, bermuda e calçado próprios para isso.
O capacete é um item de segurança obrigatório para quem vai pedalar quilômetros ou só alguns metros. Existem modelos variados e mais leves que se ajustam à cabeça e dão ventilação. Na hora da compra é importante verificar se o item tem certificado de segurança internacional ou foi homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
O modelo dos óculos deve se ajustar ao seu rosto, para impedir que caia com qualqur atrito. A terra a chuva e sol não devem atrapalhar a sua visão. Existe os que tem as lentes intercambiáveis, que se ajustam as diferenças climáticas.
As luvas são cruciais para evitar machucados e lesões nas mãos. Para o cross-country, o tipo mais comum é aquela que cobre somente metade dos dedos, porque permite maior mobilidade, além de não esquentarem tanto. As luvas fechadas são muito utilizadas no downhill. O material mais usado na confecção das luvas é o tecido sintético ou com Lycra. Elas se adaptam melhor ao contorno das mãos, a transpiração é eliminada com mais facilidade e elas secam mais rapidamente.
Se você vai pedalar a noite, precisará de coletes/faixas reflexivas para permanecer visível aos motoristas de carros e ônibus. Essas faixas e coletes fluorescentes funcionam mesmo quando o ambiente tem pouca luz.
As camisas precisam ser justas para não enrosquem em nada e absorvam o suor da pele, dissipando a umidade mais rapidamente.
O mesmo vale para as bermudas/bretelles. O short de ciclismo faz proteção entre o atleta e o selim. Os materiais mais usados atualmente são a lã para lugares frios, a espuma e o gel. Como o atrito é bem forte entre o banco da bicicleta e o períneo do ciclista, a bermuda com gel possui esse material na altura adequada para fazer a proteção desse músculo e evitar que o atleta recorra a medicamentos depois da atividade física. A camada superior da bermuda geralmente é feita de um tecido técnico que repele umidade e impede a propagação de bactérias, por essa razão não se usa nada por baixo da bermuda, pois ela é mais higiênica do que a roupa íntima.
De todos os acessórios, as bermudas são mais baratas, menos quentes e mais fáceis de lavar ou tirar. O bretelle costuma ser mais caro, mas o forro não se movimenta como na bermuda. Vale a pena experimentar diversas marcas e modelos para escolher o que mais combina com a sua personalidade e biotipo, e mesmo que opte por uma calça, ela precisa ser justa para evitar que se enrosque na correia, ou em outra coisa qualquer que ofereça risco de acidentes.
Os calçados são os menos importante para a prática do ciclismo, mas existem tênis especiais, ou sapatilhas específicas, que ajudam numa pedalada mais confortável.
http://roupaparahomem.blogspot.com.br/2014/03/roupa-para-pedalar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário