sábado, 6 de dezembro de 2014

Experiência da chuva ácida caseira


Quem ainda não ouviu falar de chuva ácida, certamente vai ouvir. O assunto é muito comum em aulas de química e geografia e de extrema importância para a vida de quem mora em grandes cidades ou áreas industriais. Agora, é muito difícil de realmente ver a chuva ácida. Ou melhor, era! Descobrimos um experimento bem fácil de fazer e muito didático para conhecer os efeito desse fenômeno. É a chuva ácida caseira. Veja o vídeo:


O que acontece:

Ao prender um botão de rosa dentro do pote de vidro e queimar o enxofre, ocorre uma reação química que muda o índice de pH e deixa o ambiente ácido. Ao queimar, o enxofre reage com o gás oxigênio do ar e forma um gás chamado dióxido de enxofre (SO2). Esse gás reage com a água e o oxigênio do ar e pode formar ácido sulfuroso (H2SO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). É por isso que a rosa perde a cor e o papel indicador mostrou que o ambiente estava ácido. O experimento serve como uma pequena demonstração caseira do que acontece na vida real.

O que chamamos de chuva ácida é a chuva que tem excesso de ácido. Isso acontece quando existe muito gás carbônico na chuva ou outros gases poluentes como o dióxido de enxofre. São gases que surgem quando a gente queima derivados de petróleo, como o óleo diesel. E é por isso que há mais chuva ácida onde existe muito carro ou muita indústria – geralmente, nas grandes cidades.

http://www.manualdomundo.com.br/2014/04/como-fazer-chuva-acida-na-feira-de-ciencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário