Pesquisa revela que quem vive mais dorme e acorda sempre no mesmo horário e cochila todos os dias no meio da tarde
Foto: Stock Photos / Divulgação
Greyce Vargas/Especial
Dormir bem é essencial em qualquer idade, mas quanto mais o tempo passa, mais qualidade o sono deve ter para que o processo de envelhecimento seja saudável. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo aponta que pessoas com mais de 85 anos apresentam um padrão mais regular do sono.
– Dormir bem significa envelhecer bem. Os idosos com maior e melhor tempo de vida, dorme e acordam sempre no mesmo horário e fazem um cochilo no meio do dia – explica o médico Diego Mazzotti, um dos responsáveis pelo estudo.
O sono é fundamental para a saúde do organismo. O resultado de comer bem e se exercitar pode ser consideravelmente afetado se as noites de sono não vão bem. Outro alerta: dormir mais do que dez horas por dia pode ser um sinal da manifestação de doenças sérias, como o Alzheimer.
Dormir mantém a mente ativa e controla o metabolismo. Quem dorme mal - menos de cinco horas e mais de dez - faz com que a cabeça não funcione mais da mesma forma e faz o corpo diminuir o ritmo, o que está diretamente relacionado ao aumento de peso. Doenças cardiovasculares também podem chegar para quem dorme mal.
– O sono é protetor do nosso organismo. Procurar um médico especialista em sono não é tão comum ainda, mas importante quando os distúrbios do sono aparecem na terceira idade. Ainda assim, acredito que os tratamentos farmacológicos devem ser a última opção – aponta Mazzotti.
Fazer uma higiene do sono é a dica do especialista.
– Ir para a cama apenas quando o sono chegar, evitar televisão e aparelhos eletrônicos que iluminam o ambiente, fazer refeições lever devem ser parte do hábito de quem quer dormir bem.
Hoje, a apnéia do sono é um problema que atinge quase 80% da população com mais de 60 anos. Os sintomas são pausas respiratórias e acordar várias vezes durante o sono e as consequências vão de hipertensão até o declínio cognitivo, que pode levar ao Alzheimer.
– Ainda estamos pesquisando o que vem primeiro: as doenças ou os problemas com o sono.
O especialista explica quais são os sinais de quem está dormindo mal:
1. Cansaço durante o dia
2. Sonolência excessiva
3. Dificuldade para começar a dormir
4. Sono fragmentado
5. Acordar muito cedo e não conseguir mais dormir
6. Falta de atenção
DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário