domingo, 7 de dezembro de 2014

Consumo de amora pelos pais pode prevenir câncer de mama nas filhas





Pesquisa é realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da USP
Foto: Divulgação / RBS TV


O consumo de extrato de amora pelos pais e pelas mães diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de mama nas futuras filhas, indica uma pesquisa ainda em andamento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da USP. Por ser rica nos compostos antocianinas e elagitaninos, os chamados polifenóis, a amora, segundo a literatura, possui um potencial anti-inflamatório, anticarcinogênico e antiproliferativo.

— Foi daí que veio a ideia de verificar se há um efeito protetor na programação fetal, ou seja, se as filhas dos pais que consumiram amora teriam algum benefício — explica a pesquisadora, a nutricionista Vanessa Cardoso Pires.



A pesquisa, apesar de ainda estar em andamento, ganhou destaque a partir da premiação do concurso Euraxess Science Slam, no qual pesquisadores têm a oportunidade de apresentar seus projetos aos seus pares e ao público em geral de forma diferente do habitual.

Couve-flor, repolho, brócolis, rabanete e mostarda contém indutores de enzimas que protegem contra o câncer de mama, pois inibem a mutação do DNA. Esses alimentos são ricos em isotiocianatos e indóis que são liberados quando cozidos.




HORA DE SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário