domingo, 2 de novembro de 2014

Métodos Anticoncepcionais - Temperatura



O que é o método da temperatura?

É a identificação do período fértil da mulher através da medição da temperatura corporal, ou seja, a temperatura do corpo.

Cabe ao/à profissional de saúde informar e orientar sobre os critérios médicos de elegibilidade, que irá dizer se a pessoa pode ou não usar este método anticoncepcional, caso tenha sido escolhido.


Como se usa o método da temperatura?

A mulher deve medir a sua temperatura todos os dias pela manhã, antes de se levantar, e sempre do mesmo jeito (oral, vaginal ou retal) e preferencialmente no mesmo horário, anotando sua temperatura em uma folha quadriculada, preferencialmente milimetrada. Nesse período a mulher não pode ter relações sexuais com penetração sem camisinha. Ao entrar no período fértil, a temperatura da mulher aumenta um pouco, desse modo, ao perceber essa alteração a mulher deve continuar evitando as relações por três dias a contar do dia que a temperatura aumentou. Desse dia em diante pode ter relações até a próxima menstruação.



Qual a eficácia do método da temperatura?

Sua eficácia apresenta taxa de falha de 01 a 20%, ou seja, de cada 100 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam o método da temperatura durante o período de um ano, de 01 (uma) a 20 (vinte) mulheres, podem vir há engravidar.


Quais são os efeitos colaterais?

Por se tratar de um método comportamental, não existem efeitos colaterais.





http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário