O que é o LAM?
É um método natural usado nos primeiros seis meses após o parto, por mulheres que estão no período de lactação (amamentação) exclusiva e em amenorreia, ou seja, não começaram a menstruar depois do parto.
Como o LAM funciona?
Quando a mulher está amamentando é estimulada a liberação de hormônios que impedem a ovulação. Este efeito é suficiente para evitar a gravidez durante os seis primeiros meses pós-parto, desde que a mulher esteja amamentando sem dar outros alimentos ao bebê e não tenha tido ainda menstruação depois do parto.
Como se usa o LAM?
Para poder usar o LAM, a mulher deve cumprir três condições básicas:
Amamentação exclusiva, ou seja, sem dar nenhum outro alimento. Idealmente sem horário fixo, nas dando de mamar cada vez que o bebê e pelo menos 10 mamadas a cada 24 horas, incluindo pelo menos uma mamada de noite. SE o tempo estiver muito quente poderia dar água, desde que não substitua uma mamada.
Estar em amenorreia, ou seja, não ter tido menstruação depois que para o sangramento após o parto que pode durar duas a quatro semanas.
O bebê ter até seis meses de idade.
Qual a eficácia do LAM?
Quando se cumprem as três condições básicas descritas acima, a eficácia do LAM apresenta taxa de falha de 0,2 a 2%, ou seja, de cada 100 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam o LAM durante os seis meses, até 02 (duas) mulheres podem vir a engravidar.
Quais são os efeitos colaterais?
Por se tratar de um método natural, o LAM não apresenta efeitos colaterais.
http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/metodos-anticoncepcionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário