domingo, 2 de novembro de 2014

Informações - Puberdade e Adolescência

Informações - Puberdade e Adolescência

As alterações físicas e psicológicas que ocorrem na adolescência têm o nome de puberdade. A puberdade não é sinónimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (desenvolvimento dos seios, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos púbicos), até ao completo desenvolvimento físico e paragem de crescimento.

A idade de início da puberdade depende de cada pessoa, ocorrendo no sexo feminino mais frequentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade.
O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversas partes do organismo, porém as manifestações mais visíveis relacionam-se com o aumento da altura e peso e com a maturação sexual (transformação dos órgãos sexuais infantis em adultos).

Menstruação é quando o óvulo não é fecundado e é expelido pelo corpo da mulher (através da vagina).

Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exactidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade.

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas.


Homónimos e comportamento

Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo.

Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam por influenciar directamente o comportamento dos adolescentes.

Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento.

Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.

Socialização

Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

~
Informações:

As alterações gerais em meninos e meninas incluem aumentos repentinos na altura e no peso, o desenvolvimento de características sexuais secundárias (a aparência de uma mulher ou de um homem adulto) e interesse sexual aumentado (impulso sexual). Nas meninas, os ovários começam a aumentar a produção de estrógeno e de outros hormônios “femininos”.

Nos meninos, os testículos aumentam a produção de testosterona. As glândulas sudoríparas tornam-se mais activas e o suor produzido tem um conteúdo levemente diferente de quando uma criança era pequena (começa a aparecer mais de um odor). As glândulas de óleo tornam-se mais activas e pode aparecer acne.

Nesse momento, a importância da higiene pessoal torna-se aparente e é importante para os meninos e meninas que estão tornando-se maduros prestarem atenção a banhos regulares e a outros aspectos de higiene. O adolescente pode descobrir que um desodorizante ou antiperspirante em baixo do braço faz o necessário.



Geralmente, as diferentes fases do ciclo menstrual não são desconfortáveis e a maioria das meninas não apresenta qualquer problema. •Cólicas, quando presentes, geralmente são leves. Cólicas menstruais graves devem ser avaliadas por um médico.

Pode haver, no entanto, outras alterações cíclicas hormonais e físicas, como por exemplo, logo antes ou durante um período menstrual, a menina pode sentir-se “mal-humorada” ou emotiva e inchada.

A TPM (síndrome pré-menstrual) pode começar a aparecer, especialmente conforme as meninas ficam mais velhas.

Nas meninas, a maturação geralmente está concluída aos 17 anos. Consequentemente, qualquer aumento na altura após essa idade é incomum. Embora a maturidade física completa tenha sido alcançada, a maturidade emocional e educacional permanecem processos em andamento.

É importante lembrar, que a fertilidade (geralmente presente aos 12 anos de idade) precede a maturidade emocional e a gestação pode ocorrer, e geralmente ocorre, antes que a adolescente esteja preparada para a maternidade.
Os 5 estágios no desenvolvimento puberal dos meninos

O primeiro estágio é conhecido como período puberal e é caracterizado por pêlos púbicos penugentos, semelhantes aos encontrados no abdómen.

No segundo estágio da puberdade, observa-se um aumento do escroto e dos testículos. O aumento do escroto é acompanhado por avermelhamento e pregueamento da pele. Os primeiros pelos púbicos esparsos tornam-se aparentes.

O aumento do pénis começa durante o terceiro estágio do desenvolvimento puberal.

A maior parte desse desenvolvimento ocorre no comprimento do pénis, embora possa haver pequenas alterações no diâmetro do corpo do pénis.

Mais aumento e desenvolvimento do escroto e testículos ocorrem e o pêlo púbico torna-se espesso.

Outras alterações que envolvem o pêlo púbico incluem encrespamento e engrossamento da textura.

Essas alterações continuam durante o quarto estágio, acompanhadas por um aumento das glândulas penianas e por espessamento do pêlo na área púbica.

O quinto estágio é a conclusão da maturação sexual. O pénis, escroto e testículos estão totalmente maduros e no tamanho adulto. O pelo púbico preenche a área púbica e se estende para a superfície das coxas e até o abdómen. Aumento nos pelos do corpo, alterações na voz e outras alterações físicas são chamadas características sexuais secundárias da puberdade e são consequências de alterações nos níveis hormonais no corpo masculino.


Ao contrário dos ovários, os testículos fabricam constantemente a sua contribuição reprodutiva, o esperma.

O processo de produção do esperma é denominado de espermatogênese. 

Embora um volume de esperma possa ser armazenado numa estrutura que se estende para fora dos testículos, chamada epidídimo, esse esperma deve ser liberado, de tempos em tempos, como parte do processo fisiológico normal, para dar lugar a esperma recém-fabricado.

Isso pode ocorrer automaticamente durante o sono, conhecido como uma emissão nocturna ou “sonho molhado”, ou após a masturbação (a masturbação é o acto da estimulação dos órgãos genitais, manualmente ou por meio de objectos, com o objectivo de obter prazer sexual, seguido ou não de orgasmo, sendo uma pratica sexual não penetrativa) ou relação sexual.

As emissões nocturnas podem ser uma preocupação comum para homens jovens que entram na puberdade, mas eles devem ser assegurados de que isso é uma parte normal da maturação.

Voz de bagaço

Pois acredita que é verdade… também nos transformamos!

Para atingir a adolescência, o nosso corpo sofre algumas alterações físicas apreciáveis.

Os órgãos sexuais desenvolvem-se, aparecem os pêlos púbicos e axilares, barba, bigode (como não rapamos os pêlos, temos um odor mais forte que as raparigas), a voz muda e fica mais grossa lá para os 15 anos.

Isso tem uma explicação: o testosterona, hormona responsável pelas alterações masculinas, começa a actuar directamente na laringe. 

Esta fica mais volumosa e forma-se a conhecida ‘Maçã de Adão’.

Mais outra: sabias que engordamos entre os 11 e os 14 anos?

Tal como as raparigas, acumulamos gordura no peito e nas coxas.

Até aparecem uns caroços na região do peito que nos deixa muito sensíveis!

A entrada na idade adulta é marcada com a primeira ejaculação, o que acontece por volta dos 13/14 anos.

Quando atingimos os 14 anos ficamos com mais força (cerca do dobro de quando tínhamos 10)

E no fim da adolescência estamos ainda mais fortes.
Do que somos feitos?

O órgão sexual dos rapazes também se divide em duas partes: a externa e a interna. Os órgãos externos:
Escroto, que é uma bolsa de pele rugosa, muito sensível e que, a partir da puberdade, fica coberta de pêlos. A sua função é proteger os testículos.
Pénis, que tem uma forma cilíndrica e tamanho variável. Na sua extremidade existe uma zona muito volumosa que se chama glande.
Prepúcio, que é uma pele fina e elástica que cobre a glande.

Travão, que é uma ligação que une o prepúcio à glande. Se esta ligação for muito curta, pode igualmente dificultar a erecção.
Os órgãos genitais internos:

Testículos, que são glândulas sexuais masculinas. Produzem os espermatozóides e a testosterona. O testículo esquerdo é um pouco maior do que o direito.

Próstata, que é uma estrutura única situada perto das vesículas seminais e por baixo da bexiga.

Vesículas seminais, que são pequenos sacos que contêm os espermatozóides maduros.
Sexo, para quando?

Certamente já te interrogaste se tens idade suficiente para ter relações sexuais.

Não te mates a pensar nisso, porque não há uma idade definida. Muitos médicos pensam que sexo no caso de uma rapariga muito nova não é aconselhável.

Mas a opinião generalizada é de que uma rapariga deve começar a sua vida sexual quando se sentir em condições para o fazer e isso varia de pessoa para pessoa.


Tu, como homem, tens uma responsabilidade acrescida neste caso. 

Queres experimentar… estás em pulgas para perder a virgindade, mas não penses só em ti!

Pensa bem se achas que a tua parceira está também preparada para dar este grande passo. Não ligues ao que dizem os teus amigos, pensa por ti mesmo.


A maturidade tem grande peso, na medida em que deves ter bem presente os teu valores e sentimentos em relação à tua namorada.

Depois, a certeza de que é isso mesmo que queres fazer e a tua namorada é uma pessoa em quem tu confias.

Agora, nunca caias no erro de ter relações para te sentires mais adulto ou para te vingares dos teus pais.

http://8asexadolescencia.wordpress.com/about/

Nenhum comentário:

Postar um comentário