sábado, 15 de novembro de 2014

ALHO: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS


Alho – Allium sativumO alho (Allium sativum) é uma planta medicinal também conhecida como garlic (inglês). Pertence a família das Liliáceas.


Benefícios do alho

Alguns médicos já o usaram para tratar cólera, febre tifóide e infecções de tifo. O alho ajuda a proteger o organismo de muitos tipos de doenças infecciosas e da ação de vírus e bactérias, como é o caso da Salmonella. Pessoas que consomem alho em doses adequadas diariamente são muito menos passíveis de serem vítimas de resfriados comuns do que aqueles que não consomem. O alho é usado no tratamento de muitos problemas do sistema circulatório, pois ajuda prevenir a agregação de plaqueta sanguínea.

Na medicina popular, é usado em forma de enema para disenteria. O óleo de alho diluído é utilizado em infecções no ouvido. Em forma de lavagem para feridas gangrenosas e picadas de cobra. A lavagem no pé combate o fungo pé-de-atleta. Na culinária, o bulbo do alho é usado para temperar carnes, sopas, saladas, pães e vários outros tipos de preparos.
Contraindicações e efeitos colaterais do alho

O uso excessivo de alho pode provocar irritabilidade emocional e irritar um pouco o estômago e os rins. O óleo ao ser aplicado diretamente na pele deve ser sempre diluído em óleo vegetal, pois caso seja aplicado puro, com o passar dos minutos, pode queimá-la. Doses grandes durante a gravidez e a fase de amamentação devem ser evitadas. Alguns profissionais de saúde alertaram que o alto teor de enxofre no alho pode causar dermatite e colite, além de destruir a flora natural do intestino.

História e curiosidades

O nome popular em inglês da planta, garlic, deriva do termo anglo-saxão garleac, onde leacsignificava “erva-de-panela” e gar significa “forma de lança”. Os escravos que construíram a piramide de Quéops no Egito eram alimentados com alho para conseguirem obter força adicional. Foi usado também para proteger as pessoas da peste bulbônica (Peste Negra) durante a Idade Média. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a escassez de antibióticos, o alho foi usado como substituto barato. O Allium sativum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alho-beneficios-allium-sativum.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário