terça-feira, 18 de novembro de 2014

Acne: Também conhecida como espinha, é uma inflamação dos folículos polisebáceos que possui diferentes formas de tratamentos.

Resumo sobre acne


A acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele que atinge ambos os sexos. Ela é gerada por uma inflamação dos folículos pilosebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Sua incidência é maior durante a adolescência, podendo atingir 80-90% dos adolescentes, persistindo em alguns casos na fase adulta. Devido a fatores hormonais e genético ainda não esclarecidos, as formas mais graves da acne atingem pessoas do sexo masculino.

Sua fisiopatologia é complexa e envolve diversos fatores, como predisposição genética, fatores hormonais (sabidamente, hormônios sexuais influenciam na ocorrência de acne), fatores ambientais, estado emocional, fatores associados à pele como hipercornificação ductal, dentre outros. Basicamente as acnes se desenvolvem após uma secreção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, o que proporciona um ambiente ideal para desenvolvimento de microorganismos. 

As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. As espinhas podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abscessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade, como a zona T do rosto, nariz, peito e costas. Embora as acnes não sejam graves, elas podem resultar em problemas psicológicas para os seus portadores, que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima.

Os tratamentos para a doença são variados e, normalmente, os médicos dermatologistas adotam múltiplas abordagens. Basicamente deve-se manter a pele higienizada e, atualmente, há uma variedade enorme de produtos no mercado com tal fim, como sabonetes, géis e adstringentes. 

Agentes esfoliantes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico também são usados. Além desses produtos, antibióticos tópicos e orais, como tetraciclina, eritromicina, dentro outros, têm eficácia contra a bactéria causadora das acnes.

Entrevista sobre acne com a dermatologista Dra. Fernanda Aguirre (CRM 5652/MT)

Criasasaude - Dra. Fernanda, há alguma explicação médica para os homens terem mais acne que as mulheres? Este fato é verdadeiro? 
Dra. Fernanda - A incidência de acne em graus mais avançados é maior na população masculina. Este fato se deve a fatores ainda desconhecidos, mas acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos.

Chocolates e comidas gordurosas realmente aumentam as chances de desenvolvimento de acne? 
O único alimento que comprovadamente piora a acne é o leite e seus derivados. Outros como o chocolate e excesso de fritura não apresentam comprovação cientifica, apesar de serem muito frequentemente relacionados a uma piora pelos pacientes.

Qual o tratamento mais recente para a acne? 
A associação de antibióticos e retinoides (oral ou tópico) sao considerados a melhor opção terapêutica no tratamento dos diversos graus de acne. Peelings, lasers e outras tecnologias são excelentes coadjuvantes no tratamento da acne ativa e de sua sequela mais temida, a cicatriz de acne.

Medicamentos de uso oral para tratar a acne (como a isotretinoína, antibióticos, etc) podem ser usados por qualquer um? Há algum cuidado especial ao usá-los? 
São medicamentos comprados somente com receita médica e apresentam contraindicação, necessitando de um exame prévio e detalhado, incluindo exame de sangue. Os principais cuidados são em relação a evitar bebida alcoólica e a proibição da gravidez, no caso da isotretinoina, durante o tratamento.

Para finalizar, quais dicas você dá para que se possa evitar e prevenir a acne? 
Iniciar o tratamento precocemente diminui drasticamente a chance de cicatriz. Mantenha a pele limpa com um bom sabonete e utilize com regularidade os produtos indicados para o seu tipo de pele. Tratamento de pele exige disciplina e paciência, mas uma pele bonita e bem tratada compensa qualquer esforço.

Entrevista realizada por Matheus de Sá (farmacêutico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário