Toyota Etios amadurece na linha 2015, mas falta “A” evolução definitiva. Preços sobem até R$ 2.040
Quando a Toyota lançou o simpático e sem emoção Etios, o modelo foi criticado pela falta de refinamento e de equipamentos, pelo excesso de simplicidade interna, com destaque negativo para o seu painel - ofuscado pelos astros, que apareciam mais do que o carro no comercial. Por outro lado, sua qualidade mecânica, desempenho e consumo sempre foram enaltecidos. Para corrigir os deslizes, a marca japonesa passou a investir mais no seu modelo, tanto o hatch, quanto o sedã, acrescentando novos itens e melhorando um pouco o painel na linha 2014. Depois disso, tentou “aventurar” o Etios com a versão Cross e “diferenciar” o modelo com a versão Platinum.
Agora, para a linha 2015, com algumas novidades, o Toyota Etios amadureceu ainda mais, faltando apenas “A” evolução que posso chamar de definitiva! Mas o que seria isso? Veja no final do post. Uma pena que os preços subiram, podendo chegar a uma elevação de até R$ 2.040.
A partir de hoje (19), o Toyota Etios 2015 chega às concessionárias da marca em todo Brasil nas versões X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3 16V (versão X) e 1.5 16V (demais versões), equipado com transmissão manual de cinco velocidades.
Toyota Etios Platinum 2015
Toda a gama Etios no Brasil vem equipada, de série, com airbag duplo frontal, freios com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.
Para a linha 2015, as mudanças foram:
Etios X 1.3 e Etios Sedã 1.5
Novo indicador do nível de combustível (melhor do que o antigo), que inclui também relógio digital, volante com o mesmo design do caro Corolla 2015 e do Camry, acabamento em tecido nas portas, maçanetas com detalhes cromados, preparação para instalação de som na traseira, assento do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro de portas abertas e faróis acesos e função “auto down” para o vidro elétrico do motorista.
Toyota Etios Sedã Platinum 2015
Etios XS 1.5
A versão XS soma aos itens do X, também em ambas as carrocerias, sistema de áudio com nova interface e conexão Bluetooth, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos em tecido e material sintético.
Etios XLS e Cross 1.5
Como novidade adicional para as versões XLS (Sedã e hatch) e Cross (hatch), está o acabamento do volante revestido em couro, bancos em padrão Comfort Drive e a adoção dos repetidores de seta nos retrovisores externos, além de faróis de neblina.
Versão Platinum tem GPS no painel. Marcador de combustível mudou para todas as versões
Platinum 1.5
Lançada em junho, a versão topo de linha do modelo, Platinum, tem agora a opção de central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth.
Preços sobem
Se os novos equipamentos tornaram um Etios mais maduro como produto, pois o modelo passar a contar com itens que a maioria dos concorrentes já tinha, o preço tornou a linha do Toyota menos atrativa.
A piora da relação custo/benefício acontece porque hatch e sedã ficaram mais caros em todas as versões, com aumentos que podem chegar a R$ 2.040 (Platinum). Uma pena.
Partir de R$ 38.380 para o Etios X 1.3 é um pouco demais. Mas caro mesmo são as versões topo de linha Platium (hatch e sedã), e a “aventureira” Cross” (hatch). Beirar ou cruzar a casa dos R$ 50.000 nos permite buscar um carro de uma categoria superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário