Eleição na mata
Ensine seus alunos a construírem gráficos de forma prática:
1. Leia o texto abaixo para os seus alunos e inicie uma conversa sobre ele com a turma.
A eleição na mata
Era uma vez uma floresta! Não uma floresta qualquer, mas uma grande floresta, com árvores altíssimas e tantos tipos de plantas que nem os cientistas muito estudiosos conheciam. Havia um rio cheio de pedras que formavam cachoeiras enormes de onde o pôr do sol parecia um quadro pintado por um pintor daqueles bem famosos, de nome bem complicado. O sol descia devagarzinho entre as montanhas que ficavam lá, para o lado de lá do rio, enquanto os bichos pareciam fazer silêncio para observar. Ah!... os bichos... nessa floresta, viviam muitos bichos em paz!
Um dia, eles resolveram fazer uma eleição para eleger o rei da mata. Os pássaros voaram para todos os lados para espalhar a novidade. Os jacarés se arrastavam desajeitados para a beira do rio querendo conhecer os candidatos. Os leões, os hipopótamos e os rinocerontes fizeram vários comícios para convencer os bichos a votarem neles. A macacada agitada de galho em galho, às vezes batia palmas para um ou outro candidato. Os coelhos pulavam de lá para cá e de cá para lá, muito alegres, porque foram escolhidos para serem os fiscais.
No dia da eleição, os sapos, os patos e as araras fizeram a propaganda. As girafas olhavam tudo lá de cima e balançavam a cabeça aprovando. Os elefantes foram escolhidos para anunciar o resultado. Sabe quem venceu a eleição?
Você e seus colegas é que vão dizer!
(Cada um deve votar em um animal. Depois é só contar os votos e saber quem é o rei da mata!)
2. Faça cédulas de votação em que cada aluno deverá votar no animal que ele acha que deve ganhar a eleição da mata. (modelos de cédulas no pôster)
3. Coloque os votos em uma caixa.
4. A professora vai contar os votos com os alunos e, em uma tabela, feita em uma folha de papel pardo, anota os resultados.
5. Em outra folha de papel pardo, a professora escreve os nomes dos animais e os números, ao lado. Depois, corta quadradinhos com três cores diferentes e acima do nome do animal votado por cada uma das crianças, vai colando-os conforme a votação.
6. Por último, a professora faz perguntas aos alunos para saber se entenderam a tabela e o gráfico:
> Quantas crianças votaram no leão?
> Quantas crianças votaram no rinoceronte?
> Quantas crianças votaram no hipopótamo?
> Quantas crianças votaram no total?
> Quem foi o animal menos votado?
> Quem foi o animal mais votado e que ganhou a eleição?
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com.br/2014/08/matematica-tema-eleicao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário