sábado, 20 de setembro de 2014

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

Caixinhas Ilustradas

Podem ser propostas situações de pesquisa de figuras em revistas ou em outros materiais impressos. Recorte uma figura pequena e cole na parte de cima de uma caixa de fósforos. Dentro da caixa, coloque fichas com as letras que formam o nome da figura. Os alunos deverão procurar formar outras palavras, utilizando as letras de que dispõe cada caixinha.

ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS

Atividades realizadas na oficina de nomes próprios do dia 11/05/11. 
As atividades propostas estão com os personagens da Turma da Mônica, mas as atividades devem ser realizadas com os nomes dos alunos.


Grupo: Adriana Nicodemo, Isabel Cristina, Maria Inês, Elisangela Carvalho, Iraci.


Nome do Jogo: Descubra quem sou?


Objetivos:
- Através das características do personagem identificarem os nomes próprios dos mesmos.
- Ler mesmo sem saber ler convencionalmente.


Conteúdo: Nome próprio


Materiais Necessários:
Cartas com as características dos personagens;
Cartas com os nomes.


Desenvolvimento:
Em duplas, um aluno “lê” as características do personagem e o outro deve adivinhar quem é, em seguida ele deve localizar a escrita do nome deste personagem.
Quando não existe aluno alfabético o professor pode ser o leitor.

Grupo: Andreia, Maria Lúcia, Nazarena, Marcia, Ana Araujo e Marta.


Nome do Jogo: Memória de Nomes

Objetivo:
- Identificar o próprio nome e dos colegas. 


Conteúdo: Leitura dos nomes próprios e imagens.


Materiais Necessários:
Tampas de copos de requeijão, color set, nomes impressos, fotos, tesoura e cola.
Desenvolvimento:
Formas pequenos grupos e colocar as peças sobre a mesa, com os nomes e figuras viradas para baixo. Decidir quem inicia o jogo.
Em seguida embaralhe as peças. Cada participante (um de cada vez), irá escolher 2 tampinhas e vira-las, verificando se o nome corresponde a imagem. Se não corresponder, a criança deverá devolver a mesa no mesmo local, virando-as para baixo e passando a vez para o próximo.
Caso a imagem corresponda ao nome, o aluno guarda para ele e joga mais uma vez.
Vence o jogo quem conseguir o maior número de tampinhas.




Grupo: Carolina, Ione, Ana Neri, Claudia Alvarenga, Flavia, Rosane, Sandra,Telma Simas.


Nome do Jogo: Dominó de Nomes


Objetivos:
- Identificar nome dos personagens pelas figuras.
- Identificar as iniciais dos nomes, quantidades de letras.
- Fazer comparações.


Conteúdo: Nomes próprios


Materiais Necessários:
Papel color set, tesoura, cola, gibi e caneta hidrográfica.


Desenvolvimento:
Jogadores: de 3 a 6 alunos.
Os alunos deverão colocar as peças numa sequência, encaixando os nomes com as figuras. O professor deve fazer intervenções aos alunos, questionando iniciais, quantidades, nomes de letras e as letras finais.
Os alunos ficarão com quantidades iguais de peças e jogarão numa sequência, onde joga um de cada vez, vendo se as peças que possui se encaixam com as que estão na mesa. Quem ficar sem nenhuma peça ganha a jogada.



Grupo: Sandra, Sheila, Deise, Edméa, Fernanda e Meiraci.

Nome do Jogo: Caixinha com Nomes



Objetivos:
- Reconhecer a personagem do gibi.
- Identificar as letras e a sequência das letras dos nomes. 


Conteúdo: Nome dos Personagens


Materiais Necessários:
Color set, cola, tesoura, recorte de personagens de gibis, caixinhas de fósforo, letras móveis.



Desenvolvimento:
Em grupo, as crianças irão montar o nome dos personagens de acordo com o desenho que está na caixinha.



Grupo: Adriana Marques, Itana, Edna, Patrícia, Dionéia e Elisabete.


Nome do Jogo: Monta Nomes


Objetivo:
- Identificar o próprio nome e o dos colegas.
- Desenvolver o racíocinio lógico e oralidade.
- Estimular a socialização e interação.



Conteúdo: Nomes próprios


Materiais Necessários:
Fotos, figuras, recortes de letras, cola, tesoura e color set.


Desenvolvimento:
Organizar pequenos grupos, distribuir as cartelas e as letras que serão utilizadas que devem ser embaralhadas, para que eles procurem de acordo com os nomes que estiverem na cartela. Tendo antes apresentado as cartelas e como deve ser feito.
Vence o jogo o grupo que terminar de montar primeiro.




Grupo: Adriana, Analucia, Anita, Claudia Paes, Roselaine e Sueli.


Nome do Jogo: Bingo de Nomes Próprios

Objetivos:
- Reconhecer a escrita do seu nome próprio e de colegas;
- Estimular a socialização em grupo.


Conteúdo: Nome Próprio


Materiais Necessários:
Papel cartão, tesoura, pincel atômico, fotos dos alunos, cola e sacolinha.


Desenvolvimento:
1º momento: O professor solicitará aos alunos que ajudem a elaborar um lista com os nomes dos mesmos e trabalhará a leitura coletiva dos nomes proporcionando momentos de descobertas através dos nomes.
2º momento: Propor construção de cartela com nomes dos alunos, sugerindo grupos de 6 alunos.
3º momento: Promover momento de socialização através da exploração das cartelas confeccionadas pelos alunos sugerindo jogo com nomes, em que o professor mostrará fotos dos alunos e pedirá para os mesmos identificarem na cartela o nome das fotos apresentadas. O grupo que preencher primeiro a cartela ganhará a competição.


FONTE:http://oficinaped.blogspot.com.br

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