Fenômeno pode acontecer entre quinta e sexta nos pontos altos da região mais fria do país.
Exatamente um ano após a maior nevasca em abrangência já registrada em Santa Catarina — 126 dos 295 municípios, ou 43% do total —, o fenômeno pode voltar a acontecer.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram), órgão ligado à Epagri e responsável pela previsão oficial do tempo no Estado, confirmou nesta terça-feira que existe a possibilidade de nevar entre quinta e sexta. A chance, porém, é pequena e, se acontecer, a neve cairá com pouca intensidade e bem isolada, apenas nos pontos mais altos da Serra.
O meteorologista Erikson de Oliveira estima em 30% a chance de nevar. Ele explica que a massa de ar frio que entrará no Estado estará acompanhada de umidade, já que entre esta quarta e quinta o tempo ficará instável e com possibilidade de chover nos dois dias.
Essa condição permitirá a ocorrência de neve entre o fim da quinta e o início da sexta em pontos altos como o Morro da Igreja, entre Bom Jardim da Serra e Urubici, e o Morro das Antenas, em Urupema. Se realmente nevar, não se descarta, porém, registros nas áreas urbanas de São Joaquim e Urupema.
Erikson diz também que pode acontecer a chuva congelada, que é um fenômeno intermediário entre a chuva e a neve. Ele explica que, neste caso, a neve que está acontecendo na base da nuvem, a cerca de um quilômetro de altura, derrete ao se aproximar do solo, mas pouco antes de tocar o chão, encontra outra camada abaixo de 0ºC e acaba congelando.
O meteorologista do Ciram adianta ainda que nem bem a massa de ar frio vai embora, outra entrará no Estado em seguida, derrubando as temperaturas. O amanhecer de sexta-feira deve ser gelado, com os termômetros na casa dos -5ºC em Urupema e formação de geada por toda a Serra.
O tempo ficará aberto e o sol vai brilhar durante todo o dia. Essa condição, segundo Erikson de Oliveira, deve permanecer em Santa Catarina pelo menos até a próxima terça-feira.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário