terça-feira, 15 de julho de 2014

Dominó de letras.


O jogo apresentado a seguir foi realizado para apresentação na matéria de Avaliação e Produção de Material Didático na faculdade no qual faço parte.Através da proposta feita por nossa professora da matéria citada acima,criamos esse jogo com o objetivo de estimular o aluno a construir palavras de forma lúdica.Com isso tivemos como publico alvo turmas de 3º ou/e 4º ano para realização dessa atividade,e partimos da ideia de um jogo já existente e que tanto conhecemos: DOMINÓ.

Dominó de letras
*Objetivos gerais:Ampliar o repertório do aluno e trabalhar a leitura e a escrita de forma contextualizada.

*Objetivos específicos: Estimular o aluno a construir palavras de forma lúdica e prazerosa

*Segurança:O jogo citado não apresenta nenhum risco aos alunos,e não contém peças pequenas.

Complexidade:Média

Materiais necessários:

*EVA Colorido
*Cola quente
*tesoura
*Caneta permanente
*Régua
*Dado

MODO DE JOGAR:

-No primeiro momento divide-se a sala em grupo de até seis crianças.Embaralha-se as peças,em seguida distribuir as peças uma após outra.

-Decide-se quem será o primeiro de acordo com o sentido horário iniciando o jogo.
O primeiro jogador coloca uma peça sobre a mesa no qual o segundo deve unir outra peça de forma que juntas formem uma palavra.Quando não houver peça que combine passa a vez até que possa jogar novamente.
Quem acabar o numero de peças é o vencedor,sendo assim o mesmo deverá ler as palavras formadas no jogo.

Com esse jogo,estaremos desenvolvendo aspectos que vão além dos objetivos proposto para o mesmo,ou seja,a partir do momento que trabalhamos com o dominó de letras,estamos promovendo ao aluno a socialização,o trabalho em equipe,dinamismo,além da competição sadia(o aluno é capaz de competir para ganhar,mas caso isso não aconteça,é capaz de aceitar a perda e parabenizar o colega vencedor,tirando assim a ideia de que para ser bom é preciso sempre ganhar).

http://brunapatriciasls.blogspot.com.br/2010/11/domino-de-letras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário