Toyota, Jeep e Suzuki realizam recalls que somam mais de 31,2 mil unidades no Brasil, motivados por problemas nos airbags, nos dois primeiros casos, e nas suspensões, no último.
TOYOTA RECONVOCA
O maior chamado é da Toyota, de 28.148 unidades do Corolla no Brasil. Atinge modelos fabricados entre maio de 2002 e agosto de 2003, nas versões XEi e SEG, cujos airbagsdo passageiro, em caso de colisão frontal, podem ser acionados de forma inadequada. Há risco de danos materiais e lesão física ao ocupante, além de possibilidade remota de incêndio e "lesões graves, até mesmo fatais" aos passageiros do veículo.
O problema é o que levou ao chamado de 28 mil carros em 2013. Segundo o Serviço de Atendimento ao Cliente da marca, na ocasião os veículos foram inspecionados e o airbagfoi trocado apenas quando apresentava defeito. Após analisar mais a falha, a japonesa optou por preventivamente substituir o equipamento em todos os carros produzidos no período. Quem já realizou a substituição no ano passado não precisa comparecer novamente.
Proprietários incluídos no chamado devem procurar as concessionárias para desativação do airbag defeituoso - até lá, não devem transportar passageiros no banco do carona. A segunda fase inicia 3 de novembro, com substituição e reativação do airbag.
AIRBAG DA CHEROKEE
Na terça-feira, 17 de junho, a Jeep também anunciou um chamado por causa de airbags do Cherokee, ano/modelo 2002 a 2004, fabricados entre novembro de 2001 e maio de 2003. No total, 221 unidades terão um componente instalado no circuito do módulo de controle do sistema, que hoje apresenta defeito que pode "fazer com que um airbag frontal, cortina e/ou um pré-tensionador de cinto de segurança seja acionado inadvertidamente, inclusive durante a condução do veículo". Há risco de lesões aos ocupantes, de perda de dirigibilidade e, consequentemente, de colisão.
SUSPENSÃO DO JIMNY
A Suzuki chama, a partir do dia 30 deste mês, um total de 2.833 unidades do SUV Jinny no Brasil, fabricadas entre dezembro de 2012 e maio de 2014, segundo o Ministério da Justiça.
O parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão dos eixos dianteiro e traseiro será substituído. Componente pode afrouxar e gerar vibração no volante. Se soltar, diminui capacidade de manobra do veículo, segundo a marca ao órgão, o que gera risco de acidente e justifica a campanha.
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