domingo, 18 de maio de 2014

Veja alimentos que podem combater o estresse.

Cereais, castanhas, abacate e cacau podem ser consumidos para reduzir o nervosismo e a preocupação
Foto: Divulgação

Alguns alimentos podem ser importantes aliados no combate ao estresse. Segundo a nutricionista Karin Paciulo, entre os heróis de uma alimentação antiestresse estão os cereais integrais, as castanhas, o abacate e o cacau. 
No caso dos cereais integrais – pães, arroz, aveia e quinoa –, o segredo está na grande fonte de fibras e vitaminas do complexo B, que fornecem a energia necessária ao organismo, fazendo com que a glicose, derivada dos carboidratos, seja absorvida mais lentamente e mantendo a atividade cerebral por mais tempo. 
— As vitaminas do complexo B ajudam a diminuir o estresse mental por excesso de trabalho ou estudo, e, como as pessoas em estado de estresse podem ter alterações intestinais, as fibras também podem ajudar — explica Karin.
Já as castanhas oleaginosas, fonte de minerais, aminoácidos e gorduras de boa qualidade, além de dar energia, fornecem os nutrientes necessários para produção adequada de serotonina e dopamina, melhorando a sensação de bem-estar e relaxamento.
Grande fonte de gordura poliinsaturada e vitamina E, além de funcionar como antioxidante para os radicas livres produzidos em situações de estresse, o abacate contém uma substância chamada beta sitosterol, que contribui para modular o cortisol produzido em situações de estresse. Ou seja, ótima opção para recarregar as energias.
Outra boa dica é não pular refeições. Comer a cada 3 horas também contribui para a modulação do cortisol, hormônio pró-inflamatório liberado nessas situações. Incluir chás de ervas calmantes, que aliviam a ansiedade e irritabilidade, também é uma boa pedida. Camomila, melissa e passiflora são ótimas plantas. Consuma frutas variadas, fontes de vitamina C, betacaroteno e flavonoides. Esses antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres do estresse.
O cacau também pode ser um aliado. O magnésio, a teobromina e o triptofano, presentes nesse alimento, melhoram a produção de serotonina no cérebro, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor. Além disso, as substâncias antioxidantes do cacau combatem os radicais livres. Mas atenção: os melhores chocolates para ser ingeridos nessas situações são os de maior nível de cacau. Opte por um com 50% ou mais de cacau em sua formulação.
E para melhorar a qualidade do seu sono, pratique exercícios. Durante a atividade física, o cérebro produz endorfina (um relaxante natural para o corpo) e serotonina. Ambos melhoram a sensação de bem estar e relaxamento.

VIDA DO CLICRBS

Um comentário: