sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ford mostra "Novo Focus Sedan 2014" em São Paulo.

Novo motor 2.0 Duratec, fabricado no México, é o primeiro a introduzir tecnologia de injeção direta de combustível num veículo flex.
A Ford está preparando o terreno para a estreia do novo Focus Sedan. A montadora fez na tarde de ontem (28) uma pré-apresentação da terceira geração do sedã no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Batizado de Focus Pop-Up Gallery, o evento ficará aberto ao público entre hoje e 1º de setembro.
Totalmente remodelado, o carro chegará às lojas no fim de setembro. O modelo será produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, e vem para esquentar ainda mais o segmento de sedãs médios, reforçado recentemente com o lançamento do Citroën C4 Lounge. Ele vai enfrentar ainda os líderes Honda Civic e Toyota Corolla, além do novo Sentra, previsto para desembarcar no Brasil em outubro.
Desempenho e consumo

A marca ainda não fala em preços, mas certamente podemos esperar por valores maiores aos praticados atualmente (a partir de R$ 52.450, de acordo com a tabela da Ford). O Focus está muito mais sofisticado e investe em tecnologia.
Uma das novidades é o motor 2.0 Duractec, fabricado no México, que introduz, pela primeira vez, a injeção direta de etanol e gasolina num veículo flex. Segundo a montadora, é o primeiro modelo no Brasil a trazer essa tecnologia, batizada de direct flex. Outra atualização do propulsor é que, a partir de agora, não há mais necessidade de tanquinho para partida a frio. De acordo com executivos da marca, existe a intenção de levar esse motor para outros modelos.
Na nova configuração 2.0, o Focus Sedan chega com 20% mais potência, alta durabilidade e maior economia. Hoje, ele despeja de 175 a 178 cv a 6500 rpm. Antes, a potência máxima era de 143 a 148 cv. O novo torque é de 22,54 kgfm e, agora, ele tem validade para mais de 240 mil km. Na cidade, o consumo é de 6,6 km/l e 9,6 km/l com etanol e gasolina, respectivamente. Já na estrada, o panorama muda para 8,6 km/l e 12,6 km/l.
“O lançamento desse motor vai ao encontro da visão de mercado que a Ford tem, mas caiu como uma luva em relação ao Inovar-Auto, porque cumpriu com as metas de redução do consumo”, disse Rogério Golfarb, vice-presidente de assuntos coorporativos da marca, referindo-se à possibilidade do motor ter sido desenvolvido com base no Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores).
O sedã contará ainda com o motor Sigma 1.6, o mesmo utilizado pelo New Fiesta, com comandos de válvulas variáveis. O câmbio poderá ser manual ou o automatizado Powershift de dupla embreagem. A site Autoesporte apurou também que os mesmo propulsores estarão presentes no Focus Hatch, previsto para chegar ao Brasil ainda este ano para brigar com o novo Golf.
Acabamento

As opções de acabamento também serão semelhantes ao irmão menor, empregando as nomenclaturas S, SE e Titanium.
O Focus Sedan será equipado ainda com central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas sensível ao toque e comandos de voz para celular, navegação, som e climatização, sistema de estacionamento automático, seis airbags, controle de estabilidade e tração, freios ABS com EBD e faróis bi-xenon.
Texto e fotos: Aline Magalhães / Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário