sábado, 27 de maio de 2017

HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS -- CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA

HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS --
CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA

15 MESES A 3 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- demonstram aumento constante de vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam palavras para expressar suas necessidades;
- gostar de bater palmas, imitar gestos e sons;
- gostam de dramatizar livremente;
- gostam de ouvir os adultos repetir as sílabas que pronunciam;
- encontram grande satisfação em ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;
- interessam-se pouco pelo conteúdo das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;
- gostam de ouvir histórias curtas e rimadas;
- gostam de observar gravuras e ouvir música;
- possuem uma atenção dispersiva e alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;
- mudam de assunto rapidamente.



TIPOS DE HISTÓRIA:
- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta: são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo entre a criança e o mundo que a cerca).

- Histórias de bichinhos, brinquedos e outros objetos humanizados;

- Histórias utilizando muitas imagens;

- Histórias utilizando as mãos ou os dedos;

- Histórias dramatizadas com sons e gestos;

- Histórias improvisadas.


3 e 4 ANOS


* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos;

- conquistam a própria linguagem;
- fixam-se como ouvintes. Apresentam maior capacidade de concentração;
- gostam de brincar com jogos, adivinhas...
- possuem maior compreensão da sequência lógica.

TIPOS DE HISTÓRIAS:

- Histórias da vida real: crianças, família e comunidade;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias de exemplos;

- Histórias de objetos e animais humanizados;

- Histórias improvisadas;

- Histórias rítmicas e rimadas.


4 E 5 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de sentimentos;

- possuem uma capacidade de expressão mais desenvolvida;

- possuem maior capacidade de concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como repetir sua sequência.

TIPOS DE HISTÓRIA:

- Histórias da vida real: familiar e comunitária;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias de brinquedos, outros objetos e animais humanizados;

- Contos etiológicos;

- Contos de fadas


5 E 6 ANOS

* Nesta faixa etária, as crianças:

- encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos.

- encontram-se no início do processo de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e apreciam a companhia de outras crianças;

- possuem maior capacidade de concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas falando e interessam-se por histórias mais longas.

TIPOS DE HISTÓRIAS:

- Histórias da vida real: família, comunidade;

- Histórias acumulativas e de repetição;

- Histórias com muita ação;

- Histórias de animais;


- Contos de fadas com enredo simples;

- Contos de humor;
- Histórias de exemplo.


** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi


sugestões de livros:









LIVRO RECEITA DA PAZ
 
http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2011/03/classificacao-de-historias-por-faixa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário