sábado, 22 de abril de 2017

PROJETO MONTEIRO LOBATO – EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO MONTEIRO LOBATO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Introdução:

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da
história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de
crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi
também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e
realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer
desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do
interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez
um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional
é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o
apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais
personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu
verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e
atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma
descontraída, como a questão do petróleo.

Justificativa:

Conhecer a obra de
Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de
nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas
escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande
prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato
significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras
significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio
do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras, encontramos para
apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a
paixão pela leitura.

Problemática:

Nossos alunos gostam muito de histórias e desenhos. Por isso
resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas:
historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que
pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas
historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.



Objetivos:

– Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
– Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
– Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e
sente vontade; 
– Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos
colegas;
– Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.


Desenvolvimento:

1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
– Biografia;
– Quebra-cabeça;
– Músicas.



2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
– Músicas;
– Filmes;
– Cartazes;
– Dobraduras;
– Confecção de bonecos;
– Culinária;

3.Confecção de livro:
– Produção coletiva;


Culminância:

As
professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia
do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e
Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as
crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão
recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva
da tia Nastácia.


Conteúdos
integrados:

Matemática: Seqüência numérica e quantificação;

Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;

Natureza e sociedade: Alimentos e animais;

Avaliação:

Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento
das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do
portifólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário