SUGESTÕES PARA RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA SOCIAL E AFETIVA
Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
É assíduo e pontual.
Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Aceita esperar sua vez.
Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Tem preferência por atividades individuais.
Tem bom relacionamento com todos que convive.
Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Expressa seus sentimentos com clareza
Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Demonstra assiduidade e pontualidade.
Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Participa das atividades em grupo.
Coopera com o grupo.
Lidera as atividades em grupo.
Partilha e empresta material de bom grado.
Obedece as regras do grupo e da escola.
Reconhece seus direitos e deveres.
Escuta e tem atenção quando outros falam.
Respeita a opinião dos outros
Cuida do material e do patrimônio escolar.
Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
É dedicado e caprichoso.
É atencioso e disciplinado.
É observador e curioso.
Demonstra confiança e companheirismo.
Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Guarda mágoas.
Supera conflitos.
Concentra-se nas tarefas propostas.
É solidário com o colega.
É resistente.
É arredio.
É inquieto.
É egoísta.
Demonstra agressividade.
É ansioso.
É inseguro.
Demonstra timidez.
É carinhoso com colegas e professora.
Demonstra-se alegre.
Apresenta tristeza em determinados momentos.
Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
Supera dificuldades sem ajuda.
Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Enfrenta desafios com autonomia.
Respeita a participação alheia.
Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Demonstra decisão e autonomia.
Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Questiona a professora.
Inicia as atividades logo que são propostas.
Assume responsabilidade pelos seus atos.
Aceita opiniões divergentes da sua.
Pede ajuda quando precisa.
É curioso em relação a novos conhecimentos.
É desinibido para expressar suas opiniões.
Espera sua vez de falar.
Revela confiança em si próprio.
Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).
ARTES VISUAIS:
Ouve e aprecia produções musicais.
Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Participa com interesse de atividades orais.
Tem vocabulário diversificado, rico.
Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ainda não participa de atividades orais.
Transmite recados.
Dialoga com colegas e professor.
Faz reconto de histórias.
Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Expressa-se com clareza.
Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ainda não pronuncia alguns sons.
Recita poemas.
Utiliza expressões de cortesia.
Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Participa com prazer das rodas de conversa.
Argumenta suas idéias.
Elabora e responde perguntas.
Sabe dizer seu nome completo.
Incorpora e recorda palavras facilmente.
Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Argumenta e defende suas idéias.
Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Sabe dar recados.
Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Descreve gravuras.
Interpreta histórias.
Reproduz oralmente um fato ocorrido.
Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA:
Distingue palavras de desenhos.
Reconhece e escreve seu nome.
Reconhece nomes dos colegas.
Escreve nomes dos colegas.
Identifica e escreve letras do alfabeto.
Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Elabora desenho dentro de um contexto.
Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Completa frases de acordo com o texto.
Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA:
Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO:
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ordena números na seqüência ascendente.
Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Lê números conhecidos de modo convencional.
Usa números para registrar quantidades.
Sabe ordenar quantidades e números.
Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Identifica posição e se situa no espaço.
Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Resolve situações problemáticas simples.
Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Identifica e nomeia conceitos e cores.
Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Resolve situações problemáticas.
É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Imagina soluções para os problemas apresentados.
Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Tem consciência da preservação do meio ambiente
Age com educação ambiental
Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Identifica sua história de vida e dos seus familiares
OBSERVAÇÕES:
A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Requer constante supervisão da professora.
Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário