terça-feira, 28 de junho de 2016

HIPÓTESES DE ESCRITA

HIPÓTESES DE ESCRITA

PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
v     Associar palavras e objetos;
v     Memorizar palavras globalmente;
v     Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
v     Distinguir letras e números;
v     Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
v     Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
v     Relacionar discurso oral e texto escrito;
v     Distinguir imagem de escrita;
v     Observar a orientação espacial dos textos;
v     Produzir textos pré-silabicamente;
v     Ouvir e compreender histórias;
v     Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


PARA O ALUNO SILÁBICO
V     Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
V     Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
V     Contar o número de letra das palavras;
V     Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
V     Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
V     Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e  maiúscula;
V     Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
V     Produzir textos silabicamente;
V     Ouvir e compreender histórias;
V     Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).



PARA O ALUNO ALFABÉTICO
v     Compor palavras com sílabas;
v     Decompor palavras em suas sílabas;
v     Produzir textos alfabeticamente;
v     Ler textos de seu nível;
v     Completar palavras com as sílabas que faltam;
v     Observar a segmentação entre as palavras no texto;
v     Observar os sinais de pontuação;
v     Ouvir e compreender histórias;
v     Completar textos com palavras;
v     Construir frases com palavras dadas.

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