HIPÓTESES DE ESCRITA
PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO
v Associar palavras e objetos;
v Memorizar palavras globalmente;
v Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
v Distinguir letras e números;
v Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
v Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
v Relacionar discurso oral e texto escrito;
v Distinguir imagem de escrita;
v Observar a orientação espacial dos textos;
v Produzir textos pré-silabicamente;
v Ouvir e compreender histórias;
v Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.
PARA O ALUNO SILÁBICO
V Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
V Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
V Contar o número de letra das palavras;
V Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
V Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
V Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
V Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
V Produzir textos silabicamente;
V Ouvir e compreender histórias;
V Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).
PARA O ALUNO ALFABÉTICO
v Compor palavras com sílabas;
v Decompor palavras em suas sílabas;
v Produzir textos alfabeticamente;
v Ler textos de seu nível;
v Completar palavras com as sílabas que faltam;
v Observar a segmentação entre as palavras no texto;
v Observar os sinais de pontuação;
v Ouvir e compreender histórias;
v Completar textos com palavras;
v Construir frases com palavras dadas.
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