Quem nunca chegou ao fim do dia com a sensação de que só precisava deitar e descansar com as pernas para cima? Afinal de contas, elas sofrem com o vai e vem do dia a dia. O que nem todo mundo sabe é diferenciar essa fadiga normal do cansaço constante. Principalmente se acompanhado de outros sinais, ele pode indicar problemas sérios e causar complicações.
Independente da origem do problema, é necessário estar sempre atento e procurar um médico assim que surgirem os sintomas. A falta de tratamento e a persistência dos sinais pode prejudicar a sua qualidade de vida.Cansaço constante nas pernas e falta de ar pode indicar problemas cardíacos. Foto: iStock, Getty Images
Possíveis causas do cansaço constante nas pernas
A sensação de cansaço constante nas pernas pode ser o resultado de um ou mais fatores variados. As principais causas que desencadeiam o problema são devido a complicações nas artérias e veias, mas também pode indicar doenças cardíacas.
Cerca de 80% dos casos de pernas cansadas surgem devido ao mau funcionamento do sistema venoso, que pode acabar causando as indesejáveis varizes. As mulheres são as mais afetadas, principalmente em fases de alterações hormonais, como a gravidez e a menopausa.
Isso é motivado por dificuldades de drenagem sanguínea relacionadas ao estado das veias e à insuficiência das válvulas presentes no seu interior, afetando especialmente os membros inferiores. Além da sensação de cansaço, pode ocorrer a presença de dor, inchaço nos pés, cãibras e comichão.
A falta de tratamento pode resultar em complicações sérias, como as flebotromboses, que representam o entupimento das veias com sangue coagulado, além de úlceras varicosas, que causam um aumento de pressão exercida pelo sangue sobre a pele.
Já se o paciente apresenta muita dor, além do cansaço constante, é provável que o problema seja nas artérias e não nas veias. A deficiência na circulação arterial provoca a falta de oxigênio e nutrientes no sangue para irrigar os tecidos.
Nesse caso, a sensação de cãibra nas pernas, principalmente durante exercícios físicos, é bastante comum. Quando o cansaço constante vem acompanhado de falta de ar, pode ser sinal de doença cardíaca.
Devido à dificuldade do coração em bombear o sangue para todos os órgãos, outros sintomas que podem surgir são inchaço nas pernas, indisposição, dificuldade de dormir devido a problemas respiratórios, perda de apetite e memória fraca.
Como tratar e prevenir os problemas
Problemas nas artérias e veias podem ser prevenidos e até mesmo controlados com mudanças nos hábitos do dia a dia. Parar de fumar, controlar o colesterol e triglicerídes, praticar exercícios aeróbicos ou caminhadas regularmente, controlar a pressão arterial, diabetes e doenças associadas são alguns dos cuidados.
Em caso de varizes, a cirurgia costuma ser o procedimento mais indicado para tratar o problema. Se necessário, o paciente também pode utilizar medicamentos para aliviar a dor e o cansaço constante.
Quando os sinais indicam doença cardíaca, é importante procurar um médico o quanto antes, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o melhor tratamento para evitar complicações.
http://doutissima.com.br/2016/04/18/cansaco-constante-nas-pernas-pode-ser-sinal-de-doencas-graves-14827611/
Nenhum comentário:
Postar um comentário