domingo, 26 de junho de 2016

Atividades para o Projeto: Os Cinco Sentidos na Educação Infantil!

Atividades para o Projeto:
Os Cinco Sentidos na Educação Infantil!

Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo. Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato. (Brasil Escola)


Painel separando cada sentido: visão, olfato, paladar, audição e tato
Não encontrei referência do autor


Não encontrei referência do autor



Não encontrei referência do autor


Brincando com os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato
Achei no fynnexp


Orelha, olhos, nariz, língua e mãos gigantes para explicar a turma a função de cada um!
Achei no ascensionoakpark


Cartaz separando cada sentido - recortes em revistas ou jornais
TATO - VISÃO - AUDIÇÃO - OLFATO E PALADAR
Achei no pregnancy


Livrinho dos sentidos - Adorei esta ideias!
Abaixo está disponível moldes para você imprimir e fazer livrinho com a turma
Achei no shminhe


Escrevendo cada um dos Cinco Sentidos 
Achei no myclassroomideas


Quantas bocas temos na sala? Quantos olhos? Quantas mãos? 
Pedir que as crianças desenhem...

Achei no http emrotariano


TATO - O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. 
Painel com diferentes texturas: Macarrão, canudinho, botões, algodão colorido, feijões, penas, lixa, etc. 
Fichas com texturas
Não encontrei referência do autor


Não encontrei referência do autor


Texturas em tampas de lenço umedecido:
Não encontrei referência do autor


Caminhar sobre diferentes texturas:
Não encontrei referência do autor


Tapete tátil
Achei no tribunabm


Texturas nas mãozinhas:
Achei no funfamilycrafts


Livro de texturas - Siga o passo a passo e faça seu:
Recorte fichas de papel colorido:
Fure com um furador:
Em cada página cole um objeto com textura diferente: Clipes, macarrão, lixa, lã, esponja, botão, etc.


Passe uma fita formando um livrinho:
Vendar os olhos e deixar que as crianças toquem para descobrir o que é...


PALADAR:
Que tal fazer uma salada com a turma?
Achei no blogmyfave


Onde podemos sentir o sabor dos alimentos?
O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami. (Brasil escola)


Fazer uma língua gigante para mostrar os sabores:


As crianças poderão escrever os nomes para cada sabor: Doce - salgado - azedo - amargo




Não encontrei referência do autor


Experimentar os sabores com os olhos vendados: Café, chocolate, laranja, limão
Não encontrei referência do autor


VISÃO - Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. 


Brincar em frente ao espelho - brincar de cobra-cega - com os olhos vendados descobrir o que tem dentro do pacote:
Achei no momsxyz


Colocar cada quadrado na fenda com a cor igual :


AUDIÇÃO - O nosso ouvido é o órgão responsável pelo sentido da audição. Ele se divide em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. Cada parte é responsável por transmitir as vibrações do som, até chegarem ao nosso sistema nervoso e serem reconhecidas pelo nosso cérebro.


Brincar com os sons!
Fazer chocalho com copinho descartável:





Achei no napracinha


Brincar de telefone sem fio


OLFATO - O olfato é um dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. O principal órgão do sistema olfativo é o nariz.



Selecionar com as crianças embalagens com diferentes cheirinhos:


Que cheirinho é este? Colocar produtos com cheiros diferentes... um em cada lencinho e as crianças deverão descobrir: que cheiro é este?


Atividades prontas para imprimir:












http://professorajuce.blogspot.com.br/search?updated-max=2016-05-24T21:14:00-03:00&max-results=14&start=2&by-date=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário