terça-feira, 21 de julho de 2015

A Criança e o Meio

Existem diferentes bairros em uma cidade, onde diferentes atividades são desenvolvidas. Para trabalhar essas atividades, o educador poderá sugerir que todos façam um passeio pelos arredores da escola.

O passeio será dividido em etapas para facilitar o estudo e a aprendizagem ser realmente significativa.

1º Etapa:
A primeira etapa será de observação.
Os alunos com papel e lápis, irão anotar:
- nomes das ruas que percorreram no passeio;
- tipos de casas comerciais encontradas no trajeto;
- locais de lazer - existem ou não? 

2º Etapa: 
Após o passeio, retornando à sala de aula, os alunos deverão registrar no caderno as observações feitas. 
- Pesquisar o porquê do nome da rua de sua escola (nome de pessoa, quem foi etc.)

3º Etapa:
- Utilizar o desenho como forma de representar os trechos observados do passeio.
- Construir uma maquete dos arredores de sua escola.

4º Etapa:
Os alunos poderão visitar a biblioteca do bairro, para obter informações sobre sua história. Caso não seja possível esse procedimento, entrevistar pessoas antigas no bairro é outro bom instrumento a ser utilizado como fonte de informação.

5º Etapa:
Pesquisar fotos antigas do bairro, fazendo uma comparação com as fotos atuais, e colocá-las em um mural.

http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=55

Nenhum comentário:

Postar um comentário