sábado, 11 de abril de 2015

Sequência Didática A Bailarina

Você conhece meninas que gostam de dançar, que querem ser bailarinas? Vamos agora conhecer o poema A BAILARINA, de Cecília Meireles.

A BAILARINA

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 24. A bailarina

Atividades Sugeridas de Leitura e interpretação
1) Leitura do texto em forma de jogral.
2) Em grupo, dramatizar as ações da bailarina.
3) Imagine a bailarina do texto e desenha-a.
4) O que é preciso para alguém ser bailarina?

Reflexão sobre a língua

1) Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

As palavras destacadas “menina,pequenina e bailarina” são rimas. Rimas são palavras que terminam com o mesmo som.

2) Agora pinte da mesma cor as palavras que rimam: 
ré cá menina sorri fá crianças véu lá

3) Construa um acróstico com a palavra “Bailarina”:
B –
A –
I –
L –
A –
R –
I –
N –
A –

4) Preencha a cruzadinha respondendo às perguntas:
(a) Qual a personagem principal do texto?
(b) O que a menina põe no cabelo?
(c) De onde caiu o véu?
(d) O que a menina também quer fazer?
(e) Qual o tamanho da menina?
(f) O que ela inclina para cá e para lá?



5) Confira as palavras da cruzada com o quadro abaixo:


6) Pesquise, recorte e cole outras palavras com a letra b.

7) Todas as crianças têm sonhos como a menina do texto que quer ser bailarina. Qual é o seu sonho? Fale dele em forma de desenho ou texto escrito.

http://atividadesparaprofessores.com.br/sequencia-didatica-a-bailarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário