domingo, 12 de abril de 2015

A Língua Portuguesa no mundo


Português é a língua1 oficial de oito países. A comunidade lusófona abrange entre 190 e 230 milhões de pessoas, divididas em países de quatro continentes. Veja imagem ilustrativa: 

Legenda da figura:
1-Brasil
2-Portugal
3-Cabo Verde
4-Guiné Bissau
5-Angola
6-Timor Leste
7-Moçambique
8-São Tomé e Príncipe

Nestes países, a Língua Portuguesa é reconhecida como patrimônio nacional e utilizada como instrumento de comunicação interna e no relacionamento entre todas as comunidades lusofalantes2.

LÍNGUAS MAIS FALADAS DO MUNDO

1. Chinês (Mandarim)
2. Hindi 
3. Inglês 
4. Espanhol 
5. Bengali 
6. Árabe
7. Português
8. Russo
9. Japonês
10. Alemão

Por ser a língua oficial de oito países em quatro continentes e não exclusivo de um território , o Português apresenta uma grande diversidade compatível com as regiões e os grupos que o utilizam. Mas, também por isso, é uma das principais línguas internacionais do mundo.

Como vimos no quadro acima, o Português é a sétima língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, depois do inglês e do espanhol.

O Português é, também, uma das línguas oficiais da União Europeia (ex-CEE) desde 1986, quando Portugal foi admitido na UE. Em razão dos acordos do Mercosul (Mercado Comum do Sul), do qual o Brasil faz parte, o Português é ensinado como língua estrangeira nos demais países participantes.

1. Língua: Instrumento de comunicação de uma comunidade específica, ou seja, o código que essa comunidade utiliza para representar a sua realidade e se comunicar.
2. Lusofalantes: Falantes do Português. Os portugueses são chamados também de lusitanos. Na origem de Portugal, o povo lusitano foi uma base importante para a formação do país. Daí os adjetivos lusitano e luso; daí, também, o nome Os Lusíadas para o livro que exalta as glórias desse povo, de autoria do escritor maior da Língua Portuguesa: Luís de Camões.

http://blogdojorgealmeida.blogspot.com.br/2009/09/lingua-portuguesa-no-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário